domingo, 1 de março de 2009

A CAMPANHA "O PETRÓLEO É NOSSO" NASCEU NA ABI

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em seu “Jornal da ABI”, nº 336 (dezembro de 2008), Volume II, Edição Especial do Centenário da entidade, entre tantos assuntos de relevância nacional, lembrou a épica campanha “O Petróleo é Nosso”, por meio do magistral artigo `A Campanha O Petróleo é Nosso Nasceu Neste Auditório”, do saudoso jornalista e professor Henrique Miranda. Confira a seguir. (Redação)



Veja um trecho que fala de Henrique Miranda:

Miranda, patriota a vida toda

"Professor e jornalista, oficial da Marinha punido com expulsão por sua participação muito jovem nos movimentos sociais dos anos 30, Henrique Miranda (Henrique Batista Aranha Miranda) dedicou sua vida à defesa do Brasil, atuando com destaque em campanhas como a do monopólio estatal do petróleo e as de defesa da Amazônia e dos recursos minerais do País.
Membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi vereador à antiga Câmara de Vereadores do Distrito Federal na Legislatura 1951-1955, diretor do periódico Emancipação, órgão de divulgação e combate dessas campanhas nacionalistas, e diretor da ABI nas gestões de Barbosa Lima Sobrinho e Fernando Segismundo. Nesta última, foi 1º Vice-Presidente da Casa. Nascido em 1918, participou ativamente da ABI, da Campanha de Defesa e Desenvolvimento da Amazônia e do Movimento de Defesa da Economia Nacional (Modecon) até o seu falecimento em 6 de abril de 2005.
Miranda estava na iminência de completar 56 anos de militância na ABI, na qual ingressou em 28 de setembro de 1949, quando era redator do periódico Emancipação, que depois dirigia. Depois de expulso da Marinha, dedicou-se ao magistério e ao jornalismo voltado para as questões nacionais e sociais. Seu registro como jornalista profissional tinha o número 3.677 do Ministério do Trabalho no antigo Distrito Federal e foi concedido em 1947".

O texto acima do artigo agora transcrito integra o acervo de documentação do Modecon e da sua Presidente, médica Dra. Maria Augusta Tibiriçá.

Confira a matéria completa no portal da AEPET – Associação de Engenheiros da Petrobras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário