segunda-feira, 9 de março de 2009

Senado Federal

Sarney diz que a sociedade tem que zelar permanentemente pela manutenção do Estado de Direito

Em entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao comentar as denúncias de escutas clandestinas que teriam sido feitas pelo delegado Protógenes Queiroz, publicadas pela revista Veja, alertou para a necessidade de toda a sociedade brasileira permanecer em constante vigília para que tais abusos - quando ocorrerem - sejam prontamente coibidos.
- Essa é uma preocupação constante [a realização de escutas clandestinas]. Eu já tive a oportunidade de fazer um discurso a esse respeito aqui. Neste momento, gostaria de lembrar uma frase antiga que diz que "o preço da liberdade é a eterna vigilância". O preço do Estado de Direito é realmente o permanente controle da sociedade e de todos nós para que ele possa existir. Não devemos de qualquer maneira dormir; temos de vigiar cada dia, porque isso é garantia do cidadão, é garantia da liberdade - disse.
Sarney também reiterou que considerou gravíssima a denúncia publicada pela revista Veja de que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) estaria sendo vítima de espionagem. Ele informou que já encaminhou ofícios à Polícia Federal e ao procurador-geral da República cobrando uma investigação sobre o caso.
- No caso da Polícia Federal, mandei, através do Ministério da Justiça, um pedido para que iniciasse uma investigação nesse sentido. Enviei ao procurador-geral da República outro ofício pedindo sua colaboração e, para mostrar absoluta transparência nessa investigação, que colocasse um membro do Ministério Público para acompanhar as investigações - informou o senador.
Laércio Franzon / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário