quinta-feira, 12 de março de 2009

Terrorismo no Maranhão

Sarney diz que sua casa foi ameaçada de explosão

O presidente do Senado, José Sarney, defendeu-se, na manhã desta quinta-feira (12), da acusação de ter-se utilizado de policiais da Casa para proteger sua residência em São Luís. Ele disse que a polícia do Senado, que não é uma polícia armada, existe para dar segurança aos senadores.
Sarney disse também que se valeu dessa polícia porque sua residência vinha sendo ameaçada de explosão, conforme notícias de jornais e discursos pronunciados na Câmara dos Deputados. Dentro do que lhe faculta a lei, o presidente disse ter apenas pedido aos policiais do Senado que fizessem um rastreamento em sua casa.
- Os seguranças não fizeram nada além de cumprir com seu dever - acrescentou.
Agência Senado

Meu comentário:

Quando querem pegar no pé não tem jeito mesmo... A Agência Estado estranhou que seguranças do Senado tenham vigiado bens de Sarney no Maranhão. Mas não esclareceu o porquê da proteção às autoridades máximas dos poderes. Tráta-se de um ex-presidente da República, atual presidente do Senado Federal. É um ex-chefe de Estado e de governo. Sua segurança é obrigação do Estado brasileiro e deve se estender às propriedades que possui. Tanto o Presidente da República quanto o presidente do Senado assinam diversos contratos, estão submetidos a muita pressão de grupos econômicos e são responsáveis por orçamentos gigantescos. Por isso, devem ganhar muito bem e ter, no poder ou quando sai dele, garantia permanente de sua integridade. Se não fosse assim, o camarada poderia querer se manter depois do poder com recursos escusos. É esta lógica que justifica a proteção vitalícia do Presidente da República, por exemplo. É assim em qualquer país desenvolvido do mundo. Nos EUA não só os ex-presidentes, mas os presidentes da Câmara dos Representantes e do Senado têm proteção vitalícia e ostensiva não só pessoal, mas de suas propriedades e de suas famílias. Até juízes das comarcas possuem as mesmas prerrogativas. É uma obrigação do Estado. Mas, a imprensa parece querer mais confundir do que ensinar. Por que não falam do fator que levou Sarney a ter que mandar proteger sua casa? Por que não falam do bandido que está incrustado ilegalmente no Palácio dos Leões e incitando o banditismo e a violência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário