terça-feira, 26 de maio de 2009

Said Barbosa Dib

Que Lula governe por pelo menos mais 20 anos?

Conta uma história antiga que Dionísio, tirano de Siracusa, ge­ralmente detestado por todos, encontrava freqüentemente em seu caminho uma mulher muito velha, que sempre exclamava quando o via:- Deus dê longa vida ao rei Dionísio!Admirado daquilo, o tirano, que, orgulhoso da própria maldade, se sabia odiado por todos, indagou-lhe, certa vez, do motivo de seus bons votos.A mulher respondeu:- Eu sou velha, muito velha. Vi o pai de V. Majestade e o avô de V. Majestade. Seu avô era um tirano de imensa maldade; seu pai era pior ainda; V. Majestade é ainda pior do que os dois anteriores. De modo que rogo aos céus darem longa vida a V. Majestade, porque tenho medo da­quele que possa vir depois.
A história da "velha de Siracusa" se aplica bem a muitas épocas. Hoje, no Brasil, depois dos 80 anos de decadência em 8 de “governo” FHC, Lula conseguiu uma superação terrível: conseguiu ser ainda pior, quando o assunto é a destruição do Estado nacional e o aniquilamento das esperanças do povo brasileiro. Manteve:

1º) a DRU - Desvinculação das Receitas da União, que rouba dinheiro que os constituintes, por questões óbvias, queriam amarrado em áreas sociais, mas que vai para os banqueiros especuladores ;

2º) o sistema absurdo de metas inflacionárias baseado em juro usurário, que destrói a poupança e o mercado internos e seca os investimentos;

3º) o "Superávit" fiscal espertalhão para manter a grana dos banqueiros;

4º) a terceritazão e a marginalização dos pedevistas e outras vítimas de FHC;

5º) o controle do BC pelos empregados da plutocracia financeira internacional;

6º) a lei apátrida de licitações de nosso petróleo às transnacionais;

7º) as privatizações/doações de vosso patrimônio (como a Vale);

8º) a taxação inconstitucional de aposentados e pensionistas;

9º) a decomposição das políticas públicas pelas instituições multilaterais e pelas ongs internacionais pilantras;

10º) o desmantelamento das nossas Forças Armadas;

11º) a política ambiental-malthusiana entreguista e desumana;

12º) o descontrole cambial e as remessas ilegais de lucros e dividendos das parasitárias transnacionais.
Como já afirmei diversas vezes neste Blog, quando se fala em “política econômica”, pressupõe-se que haja tomada soberana de decisão, estratégias, planificação, independente da cor ideológica do governo que está no poder, mas sempre sobre uma ótica nacional. O governo Lula da Silva, tanto quanto o de FHCatástrofe, não tem nada disso. Ambos foram apenas títeres, procônsules de um protetorado em que o capital financeiro de Wall Street nos transformou, principalmente a partir de 1994.
Perda de Soberania

O continuísmo monetarista assassino mostra que o nosso Brasil perdeu o que lhe restava de soberania para a tecnocracia externa. O Congresso Nacional, com as Medidas Provisórias, tornou-se apenas um carimbador maluco de tudo que a plutocracia financeira internacional ordena que o "Poder Executivo", caninamente, faça contra o Brasil. Os deputados e senadores aprovam tudo sem ao menos ter tempo para ler. O homenzinho que despacha no Palácio do Planalto e nossos representantes no Congresso são eunucos políticos, não têm como fazer as coisas. Esta é uma triste e vergonhosa verdade. Não somos mais um nação independente.

O que poderia fazer...

Lula tinha todas as chances, foi eleito com aproximadamente 80% de aprovação (1º eleição), pois devemos contar não apenas os cinqüenta e poucos por cento dados ao PT, mas todos os votos que não foram para o tucanóide enxacoco Serra. Foram 80% de repúdio ao modelo atual. Mas Lula não vem honrando as urnas, escolheu o caminho errado e não tem como governar. Por isso a população tem medo do que possa vir depois dele. Hoje, está com 84%, como já disse, muito mais pelo que não faz do que pelas superficialidades que finge fazer. Por isso o povo, já cansado e ciente de que os que ultimamente ocuparam o Palácio do Planalto nunca decidiram nada, prefere que mantenham o bonachão Lula, pois sabem que é um inútil passivo. O povo tem medo, portanto, de que venha algo ainda mais ruim. A grande preocupação é que se substitua um ruim passivo e omisso como Lula por um ruim mais ativo. É esta a causa dos altos índices de Lula: o medo do povo do que venha por aí.

Esperança
Mas Lula bem poderia reagir. Acredito em milagres. Poderia reverter a situação e surpreender a todos, pelo menos neste final de "governo". Para isso, a primeira coisa que deveria fazer é se desfazer de Henrique Meirelles, do Mantega, do Luis Dulci e do Tarso Jegue, todos patetas ou canalhas que insistem em menosprezar os interesses legítimos do povo brasileiro. Despachando Meirelles e Manteiga, resgataria o controle da política econômica e passaria a ser novamente PRESIDENTE. Dando um pé na bunda do insensível senhor Luis Dulci, seria melhor informado do que acontece e passaria a tratar melhor demandas importantes como a situação absurda em que se encontram os pedevistas. Se desfazendo de Tarso, evitaria muita situação constrangedora... Que Lula fortaleça em seu governo pessoas mais determinadas, como possivelmente é o caso de Dilma Roussef, moça competente, que já mostrou que tem vontade e determinação, como quando enfrentou os empecilhos absurdos da "máfia verde" aos investimentos em infra-estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário