sexta-feira, 9 de abril de 2010

Confirmado: Sarney assume a Presidência da República no domingo

O presidente do Senado, José Sarney, assume no domingo à noite a Presidência da República em decorrência da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai participar em Washington de uma reunião de cúpula sobre segurança nuclear.
Os primeiros na linha sucessória, o vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, não poderão assumir a presidência da República, pois isso os deixaria inelegíveis caso se candidatem nas eleições de outubro. José Alencar tem viagem marcada para Montevidéu, onde vai se encontrar com o presidente Jose Mujica, e Temer também deve viajar no período.
- Será um ato meramente protocolar, sem conseqüências administrativas - disse o presidente Sarney ao chegar esta manhã ao seu gabinete para uma reunião da Mesa do Senado. Sarney deixou a Presidência da República em março de 1990, depois de comandar a redemocratização do país e de ter assumido o cargo em decorrência da doença e morte de Tancredo Neves. Ao final de seu mandato, Sarney passou o cargo ao sucessor Fernando Collor, eleito diretamente pelo voto popular depois de 30 anos da última eleição direta.
As viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a agenda do Palácio do Planalto, devem somar um total de 27 dias até o final de julho. Mesmo ocupando pela terceira vez a presidência do Senado Federal, é a primeira vez que o senador José Sarney ocupará o Palácio do Planalto desde 1990.
Cezar Motta/ Agência Senado

Veja também:

Senado extingue autonomia orçamentária da Gráfica e do Prodasen

Um comentário:

  1. SOU UM PEDEVISTA DA BAIXADA DO RIO DE JANEIRO,SEMPRE CONFIEI EM SARNEY ADMIRO E CREIO EM SEU CARATER.SEI QUE SE POSSÍVEL ELE APOIARÁ NOSSA LUTA DE CONSERTAR O ERRO QUE FOI O PDV.CONTAMOS COM VOCÊS AGORA E SEMPRE . UM PEDEVISTA ANGUSTIADO.

    ResponderExcluir