terça-feira, 3 de março de 2009

Relações Brasil/França

Evento vai reunir autoridades brasileiras e guianenses na fronteira
Gabriel Penha


O deputado estadual Paulo José Ramos (PR-AP), presidente da Comissão de Defesa e Relações Exteriores da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, irá, no próximo dia 12, à cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa. O parlamentar irá participar, como representante do legislativo estadual, da primeira Reunião Trans-fronteiriça, evento que vai juntar o representante da cidade guianense e Raimundo Agnaldo Chagas da Rocha (PP), prefeito do Município de Oiapoque, a 600 km de Macapá, na fronteira com o país vizinho. De acordo com Paulo José, é mais uma oportunidade de discutir o impasse dos maus-tratos sofridos por brasileiros clandestinos em terras francesas. “São milhares de compatriotas, que vêm de diferentes Estados brasileiros para tentar dias melhores naquelas terras. Mesmo o caso sendo explorado à exaustão pela imprensa, pouca coisa mudou”, diz o parlamentar. Caso exemplar foi o de Nerize Dias, que morreu afogada no rio Oiapoque, durante uma abordagem da Gendárminie, a polícia da Guiana. Ela, que não sabia nadar, fazia parte de um grupo de brasileiros que tentava imigrar ilegalmente para a capital, Cayenne.
Ainda segundo o deputado, o problema fica mais exacerbado com a iminência da construção da ponte binacional entre os dois países, anunciada ano passado pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy.
Hoje, estima-se que pelo menos trinta mil brasileiros vivam clandestinamente na Guiana Francesa. Para o prefeito de Oiapoque, Agnaldo Chagas, além de discutir a situação, também é importante explorar o lado bom da relação com os vizinhos guianenses. “Esse intercâmbio internacional pode ser positivo para ambos os lados, principalmente econômica e socialmente”, diz o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário