quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Confira a análise de Argemiro Ferreira sobre Ted Kennedy

(Ted Kennedy é o único dos nove filhos e filhas que não aparece acima rodeando o pai Joseph P. Kennedy e a mãe Rose Fitzgerald. Não tinha nascido quando foi feita esta foto do álbum da família)

Aos 77 anos ele era o último dos quatro filhos homens de Joseph P. Kennedy, milionário de passado nebuloso e negócios duvidosos que sonhou em tornar-se presidente. De olho na Casa Branca, o patriarca (na foto abaixo, com os quatro) ajudou a financiar as campanhas do presidente Franklin Roosevelt, que o recompensou com o cargo de embaixador em Londres. Mas Joseph P. cometeu graves erros de avaliação.
Apesar de estar num posto privilegiado para acompanhar o desdobramento dos acontecimentos na Europa e a evolução da ameaça nazifascista, ousou namorar o isolacionismo e ignorar os instintos políticos de Roosevelt em relação ao futuro próximo. Deixou-se levar pela mesmo derrotismo do primeiro ministro Neville Chamberlain, que assinou o pacto de Munique com Adolf Hitler.
Joseph P. continuou embaixador até o final de 1940, quando já começara o bombardeio alemão da Inglaterra. Teve de deixar o cargo e desistir da carreira política depois de declarar a dois jornais, em dezembro, que “a democracia na Inglaterra terminou – talvez a dos EUA também”. Sua aposta política transferiu-se então para o filho Joseph Jr., que se tornou piloto da Marinha em 1942 mas foi morto em 1944 numa missão.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário