quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Giro pela Notícia

Submarinos: carta contraria Jobim

Diferentemente do que disse ministro, alemães aceitam transferir tecnologia

Ao justificar a compra de quatro submarinos Skorpène, da DCNS, estatal da França, e um casco maior - ao qual seria instalado um propulsor nuclear, que ainda está em desenvolvimento no Brasil - o ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito que não fechou acordo com uma empresa concorrente, da Alemanha, porque não haveria transferência de tecnologia. A alemã HDW construiu no Arsenal da Marinha, no Rio de Janeiro, os cinco submarinos convencionais que o Brasil vem usando. Segundo Jobim, "depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha tem limitações, por tratados internacionais, de transferir a tecnologia que precisamos". No entanto, em proposta enviada ao Comando da Marinha e a Jobim - e que tem preço mais baixo do que a feita pela França - a firma alemã deixa claro que não há restrição alguma. O documento, protocolado no último dia 6, obtido pelo GLOBO, diz: "Antes de tudo, temos o prazer de informá-lo que o governo da República Federal da Alemanha aprovou o pedido feito pela HDW para transferir à Marinha brasileira a tecnologia do projeto do submarino, para o desenvolvimento de seu próprio grande submarino, que poderá receber a propulsão nuclear, atualmente sendo desenvolvido pela Marinha brasileira". O documento deixa mais claro que a opção francesa preferida pelo governo brasileiro - Jobim afirma que o contrato será assinado dia 7 de setembro -- é bem mais cara do que a outra oferta.
Leia mais...

Sobre o assunto, leia ainda:
Marinha Responde à "Suspeita Nuclear"

Suspeita nuclear - O Ataque continua

Marinha Responde com o documento - Construção de Submarinos - Leitura recomendada

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Enquanto isso, o presidente Hugo Chávez aperfeiçoa sua força militar. Confira o desfile de seus “Los Próceres” com novas unidades anti-aéreas compradas da Rússia. Os soldados estão equipados com algumas das armas mais "eficiente e eficaz do mundo para a defesa aérea: o CRONYMS. Os mísseis são disparadas a uma velocidade de 2520 km /h, tem capacidade para abater alvos voando a 1.440 km / h. Chávez destacou a leveza do equipamento (que pesa 19 kg) e a capacidade dessas unidades em uma colina ou costa. Ele também enfatizou que são armas inteligentes "daquelas de disparar e esquecer". Confira o vídeo...



Impasse sobre emendas obriga Temer a cancelar reunião
DENISE MADUEÑO - Agencia Estado

Com a base rebelada com o governo por causa da falta de liberação do dinheiro do Orçamento da União para a obras nos municípios, por meio de emendas parlamentares, a previsão é que permaneça a paralisia no plenário da Câmara. Sem solução, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), cancelou a reunião de líderes marcada para a tarde de hoje que faria uma avaliação da disposição das bancadas e as possíveis votações do dia. "Se não houver solução, não votamos nada", afirmou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Leia mais...

Governo central volta ao superávit em julho, mas abaixo de 2008
REUTERS

O governo central voltou a registrar superávit primário em julho, depois de dois meses de salto negativo, mas o desempenho fiscal continua bem abaixo do visto no ano passado, segundo dados do Tesouro Nacional divulgados nesta quarta-feira. O superávit primário do governo central, composto por Tesouro, Previdência e Banco Central, foi de 1,439 bilhão de reais no mês passado, frente a um déficit de 615,8 milhões de reais em junho. Na comparação com julho de 2008, quando o superávit primário totalizou 7,202 bilhões de reais, houve forte queda. A cifra acumulada no ano também mostra queda significativa do saldo positivo. De janeiro a julho, o superávit foi de 20,084 bilhões de reais, o equivalente a 1,17 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 68,580 bilhões de reais, ou 4,16 por cento do PIB, em igual período de 2008. Mesmo assim, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, demonstrou otimismo para os próximos meses.
Leia mais...

Parentes de vítimas do voo 447 pedem abertura de investigação criminal
Vitor Abdala , JB Online

A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo Air France 447 entraram nesta semana, na Procuradoria-Geral da República, com pedido de abertura de inquérito criminal contra os possíveis responsáveis pelo acidente. O avião da companhia aérea francesa caiu no Oceano Atlântico, na noite de 31 de maio deste ano, depois de sair do Rio de Janeiro com destino a Paris. Segundo o diretor da associação, Nelson Faria Marinho, hoje todas as investigações estão sendo feitas pelas autoridades francesas. “A investigação ficou a cargo do DEA, que é um órgão francês, e ninguém está acompanhando aqui [no Brasil]. Então, estamos pedindo às autoridades brasileiras que acompanhem essas investigações e criminalizem [os responsáveis], porque houve um crime”, disse.
Leia mais...

RNP fortalece geopolítica brasileira

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, disse, hoje (26), que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) tem uma forte presença na geopolítica brasileira, principalmente quando se trata da integração com a América Latina. Além disso, destacou que a instituição tem uma missão importante no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) interligando os municípios brasileiros. “Uma vez que colocará sua infraestrutura de rede em favor do desenvolvimento local”, acrescentou. Antonio Elias ressaltou o trabalho da RNP na melhoria da qualidade na transmissão de dados da região Amazônia. Ele destacou que a Rede de Pesquisa é um dos destaques do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007/2010). O secretário falou na abertura do Programa Conhecimento para Todos, do MCT, que hoje teve como convidado o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões da Silva.
Leia mais...

Integração Nacional divulga resultado final de concurso público

O Ministério da Integração Nacional divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26/08), na Seção 3, página 60, a homologação do resultado final do concurso público realizado em junho deste ano, que oferecia 293 vagas, sendo 166 para assistente (nível médio) e 127 para analista técnico-administrativo (nível superior).
Na publicação também consta o resultado da perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência. As respostas aos recursos interpostos contra o resultado provisório na perícia médica estarão à disposição dos candidatos a partir do dia 27 de agosto, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pela seleção.
A remuneração para os aprovados varia de R$ 1.947,07 a R$ 2.525,19 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A lista final com os nomes está disponível no endereço eletrônico http://www.mi.gov.br/pdf/concursos/homologacao_mi_2009.pdf

Conta de luz sobe 11% no DF

Reajuste médio de 11,53% atinge 805 mil consumidores brasilienses

Os 805 mil consumidores de energia do Distrito Federal vão desembolsar mais a partir de hoje. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Companhia Energética de Brasília (CEB) a reajustar as tarifas. O aumento médio será de 11,53%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 11,11%, enquanto as indústrias pagarão, em média, 12,41% a mais. É o primeiro reajuste dos últimos três anos, já que anteriormente a CEB foi obrigada a reduzir as tarifas. Segundo a CEB, o aumento foi uma consequência da elevação dos gastos da CEB com a compra de energia. Parte desse aumento deve- se ao fato de o dólar ter permanecido em alta entre setembro do ano passado (quando eclodiu a crise financeira) e março deste ano, pressionando, assim, o preço da energia da usina binacional de Itaipu.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário