quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES
EX-SECRETÁRIA CONFIRMA REUNIÃO E ACEITA ACAREAÇÃO COM DILMA

Ministra evita solenidades públicas e não comenta depoimento de Lina. A ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira reafirmou, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ter recebido da ministra Dilma Rousseff pedido para agilizar a investigação do Fisco sobre empresas de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Entendi como ingerência desnecessária e descabida", disse Lina. A ex-secretária repetiu a versão de que o pedido teria sido feito por Dilma num encontro no fim de 2008 - a oposicionistas, teria dito que foi em 19 de dezembro. A oposição quer uma acareação entre Lina e Dilma, e a ex-secretária disse que aceita. Lina não apresentou provas de que o encontro teria ocorrido e alfinetou o presidente Lula: "Não preciso de agenda para dizer a verdade." A ministra, que nega o pedido e o encontro, evitou aparições públicas - embora o Ministério das Cidades tenha informado que ela inaugurara obras do PAC com Lula no Rio. Na CPI da Petrobras, os governistas rejeitaram 68 requerimentos para convocar autoridades - inclusive Lina Vieira. (págs. 1, 3 a 5)

FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
LINA VÊ "INGERÊNCIA DESCABIDA" DE DILMA E REAFIRMA ENCONTRO

Ex-secretária da Receita Federal detalha reunião com ministra no Planalto, mas não apresenta provas. Em depoimento de cinco horas no Senado marcado por bate-bocas entre governistas e oposição, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira reafirmou que foi chamada para um encontro reservado com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - que nega a reunião e não comentou o depoimento. Lina classificou como "ingerência desnecessária e descabida" o pedido que diz ter recebido de Dilma para agilizar investigação do fisco sobre a família de José Sarney. A ex-secretária não levou provas nem forneceu a data exata da audiência." Não mudo a verdade no grito. Nem preciso de agenda para dizer a verdade", afirmou. Lina citou duas novas testemunhas, acrescentou detalhes à descrição do encontro no Planalto e aceitou uma acareação com Dilma, sugerida pela oposição. O Planalto não forneceu dados sobre visitas, alegando questão de segurança. Os senadores governistas tentaram intimidar a ex-secretária, acusando-a de prevaricação, mas festejaram ao ouvir que ela não se sentiu pressionada por Dilma. (págs. 1 e Brasil)
ESTADÃOZINHO DE S. PAULO
PEDIDO DE DILMA FOI ‘INCABÍVEL’, DIZ LINA

A ex -secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira reafirmou ontem, em audiência em comissão no Senado, que no final de 2008 a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) lhe pediu que “agilizasse" a fiscalização sobre Fernando Sarney, principal administrador das empresas da família Sarney. Lina disse que, embora não tenha se sentido "pressionada", considerou “incabível" o pedido. Ela não mostrou provas de que a reunião ocorreu, mas deu detalhes como o nome do motorista que a levou e o do assessor que a ajudou na pesquisa que fez sobre Fernando após o encontro. Lina se dispôs a fazer uma acareação com Dilma - a ministra nega enfaticamente a reunião e a interferência na fiscalização da Receita. Em clima de confronto, governistas acusaram a ex-secretária de prevaricação, por ter deixado de relatar a seu superior o suposto pedido de Dilma. O Planalto comemorou o depoimento. Para o presidente Lula, segundo relato de auxiliares, Lina “amarelou" ao não conseguir provar suas afirmações. (págs. 1 e A4)

JORNAL DO BRASIL
SEXO EM RISCO

Dez milhões de brasileiros tiveram sintoma de doenças sexualmente transmissíveis Estudo do Ministério da Saúde mostra que mais de 10 milhões de brasileiros já apresentaram algum sintoma de doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs. Enquanto 99% das mulheres procuraram tratamento com um médico, um em cada quatro homens recorreu a farmácias para automedieação. Segundo a pesquisa, os homens têm 31,2% mais risco de ter DSTs do que as mulheres. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)
GOLPISTA BRAZILIENSE
R$ 12.413,65

Quer ganhar esse salário? O Ministério do Planejamento abrirá concurso para contratar mais 100 analistas da carreira de políticas públicas e gestão governamental, considerada a elite do Executivo federal e uma das mais cobiçadas por concurseiros de todo o país. O edital será publicado até fevereiro do ano que vem. E não é apenas a boa remuneração que atrai. O cargo está aberto a profissionais com graduação em qualquer área de conhecimento e os futuros servidores poderão trabalhar em diferentes órgãos da administração pública direta ou indireta. Prova do interesse pela carreira é que no dia 30 deste mês, 9.418 candidatos farão provas para 100 oportunidades para especialistas desse quadro, com o mesmo salário. (págs. 1 e 12)

VALOR ECONÔMICO
BRASIL VAI CONTESTAR NA OMC TAXA AMERICANA SOBRE SUCO

O Brasil pedirá, nesta semana, a instalação de um comitê de arbitragem ("panel") na Organização Mundial do Comércio (OMC) para examinar queixa contra uma prática dos Estados Unidos em relação ao suco de laranja. A decisão de Brasília ocorre num momento em que esse mercado vive um aumento da concorrência e queda global de preços e de consumo. O governo brasileiro questiona o método de cálculo usado por Washington para estabelecer suposta margem de dumping de até 4,81% por indústrias brasileiras - fórmula que já foi condenada em outros casos na OMC. A decisão de pedir a abertura de um "panel", que pode levar até à retaliação contra produtos americanos, foi tomada depois do fracasso de consultas formais acionadas pelo país na OMC em novembro do ano passado. "Os EUA insistem em impor sobretaxa calculada por um método que já foi condenado para outros produtos, dificulta nosso acesso e reduz a renda de nossos exportadores", disse o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, Christian Lohbauer. (págs. 1 e B12)

VEJA TAMBÉM...



Nenhum comentário:

Postar um comentário