segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Opinião, Notícia e Humor


Cinco seleções, sendo duas no DF, abrem hoje e amanhã suas inscrições. Concurseiros que não perdem uma oportunidade para tentar entrar no serviço público devem ficar atentos. Cinco concursos abrem hoje e amanhã inscrições para mais de cinco mil vagas. Em Brasília, começa a corrida para quem vai disputar as vagas dos concursos para a Secretaria de Comércio Exterior e para a Secretaria de Educação. Fora do Distrito Federal, as oportunidades são para a Polícia Militar de São Paulo, Prefeitura de Caucaia (CE) e Prefeitura de Embu (SP). Os salários chegam a R$ 8,3 mil.

O BLOBO
LULA FAZ FESTA COM PRÉ-SAL E OPOSIÇÃO ATACA USO ELEITORAL

PSDB, DEM e PPS anunciam articulação para barrar novas regras do setor. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje os projetos com as regras para exploração do petróleo da camada de pré-sal já sob críticas e ameaças da oposição. PSDB, DEM e PPS divulgaram nota conjunta ontem atacando o "oba-oba palaciano" que teria o "objetivo explícito de transformar o tema em plataforma eleitoral", e afirmando que trabalharão de forma articulada para barrar as propostas. O governo pretende implementar o regime de partilha, pelo qual será dono dos campos e receberá a maior parte do petróleo produzido no pré-sal. Se a oposição receber a adesão total das bancadas dos três estados produtores - Rio, São Paulo e Espírito Santo, contrários à mudança no sistema -, o Planalto já teria como adversários 218 dos 513 deputados (42,5% da Câmara) e 35 dos 81 senadores (43% do Senado). Os governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES) e José Serra (SP) se reuniram ontem com Lula para discutir as novas regras. (págs. 1, 15 e 16)
FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
TESTE DO PRÉ-SAL FICA ABAIXO DO ESPERADO

Petrobras extrai 7.295 barris por dia, ante meta de 15 mil; governo lança hoje proposta de marco regulatório. A produção na camada de pré-sal do bloco de Tupi ficou abaixo dos 15 mil barris diários de petróleo que a Petrobras esperava extrair durante o teste de longa duração, iniciado em 10 de maio e interrompido por problemas técnicos em 6 de julho, informam Valdo Cruz e Samantha Lima. Na média, a produção diária em Tupi em maio e junho ficou em 7.295 barris. A expectativa é que, no auge, em 2020, o bloco de Tupi gere 1 milhão de barris por dia - metade de tudo que a Petrobras produz atualmente. (págs. 1, B1 e B4)

O ESTADÃOZINHO DE S. PAULO
LULA CEDE À PRESSÃO DOS GOVERNADORES DO PRÉ-SAL

Novo sistema incluiria compensação, como queriam os Estados produtores. Isolado na negociação das regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, o presidente Lula acabou forçado a ceder à pressão dos Estados produtores de óleo - Rio, São Paulo e Espírito Santo - antes mesmo do anúncio oficial hoje, em cerimônia pomposa, do novo modelo regulatório do setor. Para a cerimônia, foram convidadas 3 mil pessoas. Lula queria uma partilha dos royalties igual para todos os Estados. Mas os governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES) e José Serra (SP) disseram não às mudanças e, pelo menos por enquanto, as regras da distribuição dos royalties deverão continuar como estão. Os três foram chamados para um jantar com Lula, ontem, no Palácio da Alvorada, para receber informações sobre os projetos para o pré-sal e avisaram que não participarão da cerimônia de hoje. A proposta do governo será lançada na forma de três projetos - um criando a nova estatal de petróleo do pré-sal; outro alterando o sistema de contratos, que passará do modelo atual de concessão para a partilha, e o último sobre o novo Fundo Social para gerir e distribuir os recursos. (págs. 1, B1 e B3 a B5)
JORNAL DO BRASIL
PRÉ-SAL TERÁ MODELO PARA AGRADAR A TODOS

Governo anuncia marco regulatório e tenta evitar que alguém saia no prejuízo . O governo brasileiro anuncia hoje com pompa um modelo inédito para a exploração do pré-sal. Para preparar o novo marco regulatório, foi necessário considerar peculiaridades que não existem em nenhum lugar do mundo, como a ligação de campos de petróleo já concedidos com áreas ainda não licitadas e que serão exploradas em regime de partilha. A mistura de diferentes formatos deve ser uma constante da nova legislação, para evitar que estados produtores percam todas as compensações - ainda que seja um regime conhecido por não contemplar royalties nem participações especiais. (págs. 1 e Economia A17 e A18)

GOLPISTA BRAZILIENSE
SERVIDORES TERÃO SALÁRIOS DIVULGADOS NA INTERNET

A partir de hoje, os Três Poderes da União serão obrigados a publicar nos sites oficiais quem são e quais funções desempenham funcionários públicos, concursados ou não, conforme determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Também precisarão divulgar as remunerações referentes aos cargos que ocupam (págs. 1 , 2 e Responda à enquete: você concorda com a publicação dos salários dos servidores públicos na internet?)

VALOR ECONÔMICO
GOVERNO DISCUTE MEDIDAS PARA ESTABILIZAR O CÂMBIO

A forte oscilação do câmbio preocupa o governo, que a considera tão prejudicial quanto a própria valorização excessiva. Propostas como maior abertura da conta de capital - com a permissão para que os bancos brasileiros possam investir no exterior e maior flexibilidade para as operações no mercado de derivativos - têm sido objeto de discussão, mas ainda não há consenso no governo. O real tem sido uma das moedas mais voláteis do mundo - foi a que mais se desvalorizou após a quebra do Lehmann Brothers e é a que mais se valorizou no ano. Economistas heterodoxos sugerem o controle cambial e a taxação do ingresso de capitais. "A decisão do governo é que é melhor atravessar esse período de volatilidade com alto nível de reservas. Mesmo que a cotação flutue muito, com reservas não se cria problema fiscal nem instabilidade financeira", diz o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. (págs. 1 e A3)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário