terça-feira, 25 de agosto de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

Doze deixam a cúpula do órgão em protesto pela demissão de Lina Vieira. Doze dirigentes da Receita Federal pediram exoneração em protesto contra a demissão da ex-secretária Lina Vieira e o que consideraram. "ingerência política" na instituição. Em carta ao novo secretário, Otacílio Cartaxo, o grupo afirma: "O que nos trouxe para a Receita foi a crença na possibilidade de construção de uma instituição mais republicana, com autonomia técnica e imune a ingerências e pressões de ordem política ou econômica." Um dos líderes da rebelião é o superintendente de SP, Luiz Sérgio Fonseca Soares, aliado de Lina Vieira. Entre os demissionários estão cinco dos dez superintendentes e o segundo homem na Receita. Cartaxo e o ministro Guido Mantega não comentaram a rebelião no Fisco. (págs. 1 e 3 a 5)

FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
CRISE NA RECEITA PROVOCA SAÍDA COLETIVA DE CHEFES

Dirigentes citam ingerência política e recuo no cerco a grande sonegador. Doze integrantes da cúpula da Receita Federal pediram exoneração coletiva, num movimento contra a suposta interferência política no órgão por parte do ministro Mantega (Fazenda) e do Palácio do Planalto. Na carta de exoneração, os chefes demissionários afirmaram esperar que a Receita "não tolere qualquer tipo de ingerência política”. (págs. 1 e A4)
O ESTADÃOZINHO DE S. PAULO
MUDANÇAS PROVOCAM REBELIÃO NA RECEITA

Seis dos dez superintendentes entregam carta de demissão. Seis superintendentes, cinco coordenadores de área e um subsecretário da Receita colocaram seus cargos à disposição. Foi uma reação aos planos do ministro Guido Mantega (Fazenda) de afastar os integrantes do grupo da ex-secretária Lina Maria Vieira. Os demissionários alegam ter agido em razão de “uma clara ruptura com a orientação e as diretrizes que pautavam a gestão anterior”. Lina falava em fiscalizar os grandes contribuintes, em vez dos “velhinhos e aposentados", enquanto o atual secretário, Otacilio Cartaxo, é visto na Receita como obediente às ordens políticas de Mantega. Pesou ainda a exoneração de Iraneth Weiler, testemunha de Lina no caso da suposta reunião com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), e de Alberto Amadei Neto, que subsidiou Lina em seu depoimento no Senado. (págs. 1 e A4)

JORNAL DO BRASIL
PLANOS DE SAÚDE ANTIGOS TERÃO REAJUSTE DE 6,76%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar autorizou um reajuste de 6,76% para os planos individuais antigos, contratos assinados antes da entrada em vigor, da Lei nº 9.656/98. A medida atinge beneficiários dos planos de saúde das operadoras Golden Cross e Amil e das seguradoras Sul América, Itauseg e Bradesco Saúde. São 6,5 milhões de consumidores, ou 12% do total de 52 milhões de clientes do setor no país. Foi o maior aumento registrado desde 2006. (págs. 1 e Economia A19)
GOLPISTA BRAZILIENSE
GOVERNO UNIFICA REGRAS E PÕE ORDEM NOS CONCURSOS

Decreto publicado ontem no Diário Oficial da União normatiza as seleções feitas pelos órgãos do Executivo federal. A decisão torna mais claras as regras — a maioria delas estava espalhada por várias legislações ou limitadas a decisões do Judiciário — e, na avaliação dos especialistas, dá transparência ao processo e segurança aos candidatos. A partir de agora, por exemplo, está oficializado o prazo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e a realização das provas. Exames como testes práticos, psicotécnicos e cursos de formação foram regulamentados — a Constituição era limitada nessa questão. Outra definição é a indicação do mês para contratação dos servidores. Ficou normatizada também a permissão para homologação de mais aprovados do que o montante de vagas previsto no edital. (págs. 1, 16 e QR Code com entrevista de especialista sobre o Decreto nº 6.944)

VALOR ECONÔMICO
TELES VENDEM COMPUTADORES PARA INCENTIVAR BANDA LARGA

Para impulsionar a demanda por conexões de banda larga, as operadoras de telecomunicações estão se tomando vendedoras de computador. Empresas de telefonia móvel como TIM, Vivo e Claro já oferecem modelos de notebooks e netbooks (aparelhos ultraportáteis) em parceria com fabricantes tradicionais de PCs. Dessa forma, repetem a estratégia que ajudou - e muito - a expandir o mercado de celulares no país. Empresas de telefonia fixa também começam a analisar essa estratégia. A Net, operadora de TV por assinatura, banda larga e telefonia, está fazendo testes no varejo para vender computadores. A Telefônica desenha um plano com a mesma finalidade. As operadoras de telecomunicações reúnem características que podem torná-las canais relevantes para a indústria de computadores. É o caso de sua ampla base de clientes e de distribuidores, o que lhes dá poder de barganha junto aos fabricantes. São atributos como esses que fizeram a Telmex, controladora da Embratel transformar-se na maior vendedora de PCs do México.(págs. 1 e B3)
VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário