sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eleições 2010: "quinta coluna" tucanóide na Receita?

Sub de Lina Vieira é tucana

O blog Entrelinhas descobriu que Iraneth Maria Dias Weiler, a ex-chefe de gabinete de Lina Vieira, foi doadora da campanha de FHC para presidente da República em 1998.A informação está disponível para quem quiser conferir aqui, (nos arquivos do blog do jornalista Fernando Rodrigues, com os doadores das eleições de 1998). A página 23, onde aparece o nome de Iraneth, é reproduzida na figura abaixo. A doação é pequena, como costuma ser doações de pessoas físicas, e não há nada de errado.Apenas revela um certo aconchego ao poleiro tucano.

Sub de Dilma desmente sub de Lina Vieira

Dando curso ao factóide e ao sub-jornalismo de fofocas, o PIG (imprensa golpista) insiste em fabricar atritos.Divulgou declarações de Iraneth Weiler, ex-chefe de gabinete da ex-secretaria da Receita Fedeal, Lina Vieira, afirmando se lembrar da visita de Erenice Guerra (secretária-executiva da Casa Civil), à Receita Federal. Também não soube especificar datas, dizendo que foi no fim do ano passado.Erenice desmentiu conforme a nota da Casa Civil, ESPECIFICANDO a data que esteve na Receita Federal, este ano, não no gabinete e sim na sala de reuniões da Receita Federal:

NOTA À IMPRENSA

1- A secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra, afirma que jamais esteve no gabinete de trabalho da ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira.

2- A única vez que Erenice esteve na Receita Federal foi no dia 19 de maio de 2009, na sala de reuniões daquela Secretaria, na qual estavam presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e assessores da Receita Federal.

3- A sra. Iraneth Weiler está equivocada sobre a data em que disse ter visto a secretária-executiva da Casa Civil na Receita Federal, uma vez que Erenice Guerra está segura de não haver comparecido à Receita Federal no período afirmado.

4- Para que o assunto seja definitivamente esclarecido, se faz necessário que a Sra. Iraneth informe exatamente data e hora em que supostamente viu a secretária-executiva na Receita Federal, de forma que seja possível o restabelecimento da verdade.

5- Erenice Guerra também afirma que jamais convocou a ex-secretária da Receita para qualquer reunião na Casa Civil.O DEMos e o sub-jornalismo de fofocas, agora quer vasculhar as câmaras de segurança da garagem do Planalto, para verificar se Lina Vieira esteve no Planalto. Ora é óbvio que ela deve ter frenquentado o Planalto em alguma reunião de trabalho, até por convocação de seu chefe, Guido Mantega, para tratar, por exemplo de impactos na queda da arrecadação com medidas de desoneração fiscal, mudanças nas alíquotas do IR, etc. Nada tendo a ver com a descrição do encontro por Lina Vieira.

Tudo indica que Lina Vieira, passou a operar politicamente, ou está em apuros com algum malfeito dentro da Receita Federal (mesmo que não seja por ação dela). Tenta aproveitar-se de uma alguma verdade e gera um factóide.Qualquer pessoa íntegra, de boa fé, não descreveria à imprensa uma conversa que diz ter entendido ser um crime, sem ter qualquer testemunha ou prova, na base da palavra de uma contra a outra.Fosse verdade a versão que ela apresenta (a versão contada foi de que não estava a par da fiscalização sobre o filho de Sarney, que verificaria e retornaria depois - e disse que não retornou o assunto), a providência que ela deveria ter tomado a bem do serviço público, seria simular retornar informações sobre a fiscalização, gravando a conversa, ou dando algum jeito de reunir provas, testemunhas, etc.

Lina Vieira não é ingênua, nem lhe falta inteligência para chegar onde chegou. Houvesse interesse público em suas declarações teria tomado as atitudes acima. Não tomou, e faz declarações sensacionalistas à imprensa com claro objetivo de desconstruir a imagem de Dilma, ou seja, com objetivos eleitorais a serviço da oposição. A notícia não é mais a palavra de uma contra a outra, que não levará a lugar nenhum, por mais que a imprensa golpista ande em círculos. A notícia é o que está por trás das declarações de Lina Vieira.

Do Blog “Os Amigos do Presidente Lula”

Nenhum comentário:

Postar um comentário