segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os Sem-Votos: "se não podemos voltar pro Senado, pra que deixá-lo existir..."

Vox Populi: Jarbas e Guerra não se elegem nunca mais

Um dos fatos que alimenta a crise no Senado é a eleição do próximo ano. Muitos senadores criticam o presidente da Casa, José Sarney (PMDB), para se manterem na mídia acreditando que o fato se transformará em votos. Querem, podem ou precisam ser candidatos em 2010, os tucanos Arthur Virgílio (AM), Tasso Jereissati (CE), Sérgio Guerra (PE) e Àlvaro Dias (PR); os peemedebistas Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE); e os petista e pedetista com almas tucanas Tião Viana (AC) e Cristovam Buarque (DF), respectivamente.
Destes, Guerra, Tasso, Cristovam e Virgílio encerram seus mandatos em 2011. Precisam desesperamente se eleger no próximo ano. Simon anda tão queimado com o eleitorado gaúcho, devido a sua aliança branca com a governadora tucana Yeda Crusius, que já fala até em largar a política.
Desesperado, o tucano amazonense chegou a lançar sua candidatura à presidência da República. Talvez tenha alguma chance à Câmara Federal. Tasso está doido para voltar ao governo do Ceará, mas dificilmente conseguirá derrubar o governador Cid Gomes (PSB). Tião tenta trocar a vaga com o irmão, o ex-governador Jorge Viana. Não deve contar com o presidente Lula em seu palanque ao governo do Acre. Sem chances no DF, Cristovam quer pegar carona na popularide de Marina Silva (PT) e emplacar como vice numa disputa presidencial. Seria uma saída honrosa.
Em Pernambuco, Sérgio Guerra e Jarbas Vasconcelos (charge), também conhecido por MaraJarbas e “senador Sukita”, não têm chance alguma contra o governador Eduardo Campos (PSB). Segundo o instituto Vox Populi, Campos se elegeria no primeiro turno se o candidato fosse Jarbas: 60% a 28%.
O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: “Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?”. Eduardo Campos aparece em primeirto lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada. Leia mais sobre a pesquisa aqui e aqui.
Tanto Guerra quanto Jarbas são aliados do governador José Serra (PSDB-SP). Pelo jeito, Serra deve procurar novos aliados em Pernambuco se quiser sonhar em ser presidente da República.

Do Blog do Décio Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário