quinta-feira, 23 de julho de 2009

Combate a corrupção



Lula pede a novo procurador-geral da República que tome cuidado com biografia de investigados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (22), durante discurso na posse do novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que o Ministério Público não deve se preocupar apenas com a biografia de quem está nas investigações, mas também com a biografia dos investigados. Segundo ele, os procuradores têm que evitar a pirotecnia para que as atribuições da instituição não sejam castradas pelo Congresso.
“Gurgel, nesse um ano e meio de convivência que vamos ter, jamais farei um pedido pessoal à vossa excelência e jamais colocarei um alfinete para atrapalhar qualquer investigação da instituição. A única coisa que peço é que uma instituição que tem o poder que o Ministério Público tem, garantido pela Constituição, tem o direito e a obrigação de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando da mesma forma na biografia de quem está sendo investigado”, pediu Lula.
Segundo o presidente, no Brasil as pessoas são condenadas antes do término do processo “dependendo da carga de manchetes da imprensa.” Lula disse ainda que a corrupção tem aparecido mais no seu governo porque ela tem sido mais combatida. Ele salientou ainda que os procuradores não podem atuar com pirotecnia, sob o risco de serem castrados pelo Congresso Nacional. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário