sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Opinião, Notícia e Humor


Manifesto assinado por 39 pede que Sarney deixe comando da Casa. Um dia após o arquivamento das acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um novo bate-boca no plenário da Casa, com xingamentos e até um palavrão, reacendeu a guerra entre oposição e governo. Um dos comandantes da tropa de choque de Sarney, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), pediu a cassação do líder tucano, Arthur Virgílio (AM), e Tasso Jereissati (CE) defendeu o correligionário. Renan chamou Tasso de "coronel", e este rebateu chamando o peemedebista de "cangaceiro". Renan xingou o tucano com um palavrão. Sarney, que presidia a sessão, ficou impassível, sem condições de conter o tumulto. Quatro partidos contrários ao arquivamento das acusações contra Sarney divulgaram manifesto assinado por 39 senadores de vários partidos, pedindo seu afastamento. Na primeira reunião da CPI da Petrobras, os governistas barraram pedidos da oposição e adiaram votações sobre a Receita Federal e a Fundação José Sarney. (págs. 1 e 3 a 13)

Em defesa de Sarney, Renan ataca oposição e instala clima de guerra. Um dia após o discurso de defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o plenário da Casa viu ressurgir a crise política. O confronto aconteceu após negociações entre setores da oposição e do PT para tentar encerrar denúncia do PMDB contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e em troca garantir a permanência de Sarney no comando do Senado. Insatisfeito com a insistência da oposição em pedir o afastamento de Sarney, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), transformou a leitura da representação contra Virgílio em um discurso recheado de provocações e de ameaças à oposição. Ao final do discurso, Renan, já na bancada do plenário, chamou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de “seu merda”. Tasso, que antes havia pedido que Renan parasse de "apontar o dedo sujo" contra ele, reagiu chamando o senador alagoano de "cangaceiro de terceira categoria". Renan retrucou, chamando-o de “coronel”. (págs. 1 e A4)

JORNAL DO BRASIL
GUERRA NO CIBERESPAÇO DERRUBA GIGANTES DA WEB

“Uma extensão da ciberguerra entre Rússia e Geórgia”. Foi assim que Bill Woodcock, diretor de uma organização que mede o tráfego da internet, classificou a ação de hackers que ontem tirou do ar o serviço de microblogging Twitter e o Gmail, o e-mail do Google, e causou lentidão na rede social Facebook. Para o especialista, a ofensiva contra alguns dos sites mais populares do mundo não foi obra de hackers comuns, mas de pessoas com motivação política - a data escolhida, véspera do primeiro aniversário da guerra da Ossétia do Sul, é um indício. O Twitter confirma ter sido alvo de um "ataque malicioso". "Vamos investigá-lo", escreveu, em tweet, o cofundador do serviço, Biz Stone. Também cauteloso Google informou, à tarde, que estava normalizado. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
ALIADOS DE SARNEY LANÇAM NOVOS ATAQUES À OPOSIÇÃO

PMDB tenta arquivar hoje todas as ações contra o presidente do Senado. Após a primeira vitória de José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética, a tropa de choque do PMDB partiu para o ataque contra a oposição, o que provocou um bate-boca entre vários senadores. A bancada do PMDB tentará arquivar hoje os sete processos que restam contra Sarney no conselho. Ao mesmo tempo, já encomendou parecer favorável à abertura de processo de quebra do decoro parlamentar contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), alegando que ele é "réu confesso". O tucano admitiu em plenário que manteve por mais de um ano funcionário fantasma no seu gabinete. (págs. 1 e Brasil)


GOLPISTA BRAZILIENSE
INFLAÇÃO CAI NO DF, MAS ALUGUEL DISPARA

Está complicada a vida de inquilino em Brasília. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação nos últimos 12 meses — ficou negativo em 0,67% —, mas a renovação dos contratos de aluguel na capital federal teve reajustes médios entre 12% e 15%. Em acordos de 30 meses, o aumento pode chegar a 50%. As imobiliárias creditam essas variações muito acima da inflação a outros fatores, como a valorização do imóvel. Em um ano, o metro quadrado no Plano Piloto subiu 20% em média. Águas Claras e Taguatinga registraram valorização de 29% e 20%, respectivamente. E áreas residenciais em Samambaia, Ceilândia e Gama dispararam 47%. Nesse cenário, corretores buscam estabelecer uma relação satisfatória entre proprietários e inquilinos. “O objetivo é um ponto de equilíbrio nos contratos que fique bom para ambos”, afirma Ovídio Maia, diretor do Sindicato da Habitação do DF. (págs. 1 e 12)

VALOR ECONÔMICO
ANP VAI FURAR POÇOS PARA MAPEAR PRÉ-SAL

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai começar a perfurar poços na área do pré-sal para aumentar o conhecimento geológico da região. A intenção é auxiliar o governo a descobrir megacampos de petróleo e gás que possam ser explorados diretamente pela União, informou ontem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista ao Valor. No caso de ser descoberto um novo megacampo, o governo pode decidir por sua exploração direta, por meio da contratação da Petrobras, o que deixaria essa área fora das novas licitações do pré-sal.A ANP já tem em caixa R$ 1 bilhão para as primeiras explorações. Esse valor, estimou a ministra, permite a perfuração de quatro poços. "Por enquanto, esse é o recurso, mas novas soluções serão buscadas", explicou. Na definição de campos que possam ficar totalmente sob controle da União, a ministra deixou claro que o objetivo são reservas realmente grandes, talvez superiores às estimadas para o bloco de Tupi, que possui entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo. (págs. 1 e A5)Foto legenda: Dilma Rousseff, em São Paulo: ANP já tem R$ 1 bilhão em caixa para primeiras operações


Leia tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário