quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Atenção, Brasil!!!

Por trás da CPI da Petrobrás
Marcelo Salles

Primeiro pediram a CPI. Depois "descobriram" a existência de um certo Agaciel Maia, de atos secretos, contratos suspeitos e troca de favores entre a diretoria do Senado e senadores. Agora querem derrubar José Sarney. Uma das coisas por trás disso tudo — e principalmente da hipocrisia do monopólio da imprensa, que evidentemente não descobriu isso tudo agora — estão os interesses no pré-sal, com reservas na ordem de trilhões de dólares. Muitos estão de olho, inclusive os ianques.

Em meados de maio, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) leu em Plenário o requerimento para a CPI da Petrobras, que já vem sendo chamada de CPI da Caixa de Pandora. A lista de suspeitas é extensa, desde controversas decisões administrativas, como a manobra contábil para deixar de recolher mais de R$ 4 bilhões em impostos, até suspeitas de irregularidades nos contratos milionários.Na Polícia Federal, há inquéritos sobre fraude envolvendo dirigentes da estatal. Há, também, a proximidade suspeita com ONG's e prefeituras que fecham convênios milionários com a Petrobras. Os senadores também vão querer explicações sobre o empréstimo de R$ 2 bilhões tomados junto à Caixa Econômica Federal e sobre o preço do combustível vendido a termelétricas do Norte, a preços acima da média de mercado, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Todos querem o pré-sal

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.A descoberta da Petrobras, anunciada ano passado, é uma das maiores do mundo e pode colocar o Brasil entre os maiores produtores de gás e petróleo do planeta. Apenas um campo, o de Tupi, tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, segundo os cálculos da empresa. Mas de acordo com a inglesa British Petroleum, sócia da Petrobras em Tupi, o volume total pode chegar a 30 bilhões de barris, o equivalente a duas vezes o PIB brasileiro. O primeiro campo de Tupi já está ativado e produz 15 mil barris por dia, o que comprova a competência técnica da Petrobras e cala a mídia e os lobistas que diziam o contrário.Segundo Fernando Fortes, engenheiro aposentado da Petrobras, há toda sorte de interesses privados no pré-sal e teriam sido eles que terminaram por motivar o pedido de CPI da empresa e a atual crise no Senado.

(...)

A ANP, em si, vem se transformando num aparelho de controle estrangeiro. Além de estar incumbida de realizar os infames leilões, a agência tem em seu quadro de diretores o senhor Nelson Narciso, que trabalhou para a transnacional ianque Halliburton. Segundo denúncia da Associação de Engenheiros da Petrobras, a Halliburton estaria controlando o banco de dados da ANP através de uma subsidiária, a Landmark Digital and Consulting Solutions. Vale lembrar que a Halliburton é uma das empresas que mais faturou com o genocídio provocado pelo USA no Iraque e já foi presidida por Dick Cheney, ex-presidente estadunidense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário