segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

O BLOBO
AUMENTO DE APOSENTADO SERÁ DE 7% EM JANEIRO

Reajuste alcança apenas quem ganha acima do salário mínimo. Cerca de oito milhões de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo deverão ter reajuste de 7% a partir de janeiro de 2010 - ano de eleições presidenciais. Será um aumento real de mais de 3%, considerando a perspectiva de inflação. O impacto nos cofres da Previdência será de R$ 5,2 bilhões no próximo ano. Como O GLOBO antecipou em julho, o Planalto já decidira dar aumento real a aposentados que ganham acima do mínimo, e agora chegou ao percentual de reajuste, que será apresentado às centrais sindicais esta semana. (págs. 1 e 3)
INDÚSTRIA SE RECUPERA E VOLTA A CONTRATAR

Montadoras, siderúrgicas e fábricas de eletrodomésticos ampliam quadros. A indústria brasileira dá sinais de recuperação e retoma as contratações. Depois de um período de oito meses de corte de empregos, as montadoras de veículos contrataram no mês passado 300 trabalhadores e, neste mês, já anunciaram a abertura de quase 2 mil vagas. Siderúrgicas, fábricas de eletrodomésticos e de calçados também voltaram a reforçar seus quadros. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) feita com 1.115 indústrias mostra que, pela primeira vez desde outubro de 2008, há mais empresas com planos de contratação do que dispostas a demitir. (págs. 1, B1, B3 e B4)

JORNAL DO BRASIL
200 PROJETOS CONTRA A PROPAGANDA

Tramitam hoje no Congresso mais de 200 projetos destinados a restringir a propaganda no Brasil. O levantamento é da Associação Brasileira de Agência de Publicidade (Abap). Envolvem desde limitações gerais a causas específicas, como a proteção de crianças e adolescentes contra a publicidade voltada para o consumo. O Conselho de Autorregulação Publicitária (Conar) diz, no entanto, que desde o ano passado adotou modelos éticos mais rigorosos para a publicidade de produtos e serviços destinados à criança. (págs. 1 e País A5)


FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
33% DO SENADO É ALVO DE INQUÉRITO OU AÇÃO JUDICIAL

Dez senadores são da oposição e 17, da base aliada; congressistas negam acusações. Um terço dos senadores é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis, aponta levantamento feito pela Folha. Dos 81 senadores, 27 enfrentam caso na Justiça - dez deles são da oposição e 17, da base aliada. Foram excluídos litígios de natureza particular ou movidos só por rivais políticos. O partido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem o maior número de citados: 8 de uma bancada de 19. (págs. 1 e A4)

O exame de aptidão física do concurso da Polícia Federal tira o sono dos candidatos antes mesmo das provas objetivas e discursivas. As exigências estão maiores do que na última seleção, ocorrida em 2004. A preocupação dos concurseiros é estarem preparados a tempo para as avaliações de 18 de outubro próximo. “A preparação tem que começar imediatamente. O perfil dos candidatos dessa prova é de uma turma mais velha e que, muitas vezes, não tem um bom condicionamento e isso dificulta o treinamento”, diz o professor Carlos Magno Vieira Filho, conhecido como treinador Kito. Ele ressalta que as pessoas sedentárias precisam de três a seis meses para encarar as exigências previstas no edital. Para os quem têm condicionamento fraco, o prazo é de dois a três meses. E a contagem regressiva já começou.

O governo reformulou totalmente o projeto de reativação da estatal Telebrás. Desenhada pelo Ministério do Planejamento, a nova proposta prevê o ressurgimento da estatal com o uso das infovias da Petrobras e de Furnas. Seus idealizadores argumentam que as panes do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, evidenciam a urgência de aprovar o projeto.O novo plano dá à Telebrás a atribuição de gerir uma rede de banda larga ligando os quatro maiores centros urbanos do país - Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - que podem ser atendidos por um conjunto de fibras ópticas da Petrobras. O circuito Belo Horizonte-Brasília fecharia o anel de internet por banda larga com a rede própria de Furnas, independente da rede de fibras ópticas da Eletronet, ex-estatal que o governo tenta incorporar há cinco anos, sem sucesso. (págs. 1 e A3)
Leia tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário