domingo, 9 de agosto de 2009

Resenha

Mísseis nucleares, tanques e IEDs: uma história militar do "longo século XX
Michael Liebig
Em 23 de junho último, o historiador militar israelense Martin van Creveld apresentou em Dresden a edição alemã do seu livro "A face cambiante da guerra - lições de combate do Marne ao Iraque" (The Changing Face of War - Lessons of Combat from the Marne to Iraq, New York: Presidio Press, 2006). A despeito de suas inclinações "hobbesianas" e de considerar que o Estado nacional soberano é uma entidade decadente, van Creveld é um arguto estudioso dos fatos militares e seus livros são referências para os que precisam pensar as necessárias transformações dos meios militares em face das mudanças globais em curso.
A guerra implica em levar a existência de povos e indivíduos aos seus limites: extremo desgaste físico e psicológico, atos sistemáticos de violência e ferimentos e mortes em escala maciça. Por isso, descrever a analisar guerras poderia deixar um autor "emocionalmente carregado". Não é o caso de Martin van Creveld, que tem se dedicado a esse assunto extremamente difícil evitando igualmente uma atitude de indignação moral e trivialização. Por conta da sua abordagem sóbria e desassombrada, na Alemanha, van Creveld tem sido frequentemente acusado de ser cínico ou provocativo.
As acusações erram o alvo. Van Creveld simplesmente força os seus leitores a encarar a realidade - e isto pode ser realmente perturbador. É psicologicamente compreensível que a maioria dos alemães, após as suas experiências com a "Guerra Mundial dos 30 Anos" de 1914-45, não demonstre inclinação para considerações intelectuais sobre assuntos militares. Neste particular, a arrogante negação do "pacifismo alemão" na mídia anglo-americana demonstra simplesmente uma ignorância histórica.
(...)
Desafortunadamente, a maioria do cientistas não são mentes originais. Martin van Creveld é um ótimo historiador e uma mente original. Nem todas as suas considerações e prognósticos são inquestionáveis, mas até mesmo as suas hipóteses questionáveis constituem estímulos para novas idéias e pensamentos.
Leia a resenha completa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário