quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Favorito de Dilma, Dutra vence no 1º turno e é novo presidente do PT

Do UOL Notícias

Presidente da Petrobras durante a gestão de Dilma Rousseff na pasta das Minas e Energia, o ex-senador José Eduardo Dutra (SE) confirmou o favoritismo e já está matematicamente eleito no primeiro turno da disputa interna. Ele será o principal dirigente do PT durante as eleições de 2010. O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, dará uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (25) para comentar o resultado da eleição.

Dutra superou o deputado José Eduardo Cardozo (SP) e sucederá Ricardo Berzoini no comando da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, já falando como eleito, o ex-senador afirmou que vai trabalhar em conjunto com a atual diretoria a partir de agora. "Embora eu ainda não tenha tomado posse, o processo [de construção de alianças] já começou. Não quero começar frio."

Com 85,3% dos votos apurados até às 10h, Dutra contava com 58,5% dos votos, enquanto Cardozo, da corrente Mensagem ao Partido, tinha 18%. Dois candidatos centristas apareceram em seguida: Geraldo Magela (11,9%) e Iriny Lopes (9,8%). A esquerda petista com Markus Sokol e Serge Goulart somou cerca de 1%.

A principal diferença entre os dois se deu em São Paulo, onde Dutra obteve 73,6% dos votos contra 12,2% de Cardozo. No Rio Grande do Sul, Estado onde o deputado paulista esperava vencer por ampla margem graças ao apoio do ministro da Justiça, Tarso Genro, Cardozo ficou com 46,5% e Dutra com 33,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário