terça-feira, 24 de novembro de 2009

Visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Congresso Nacional

Sarney reforça, junto ao presidente do Irã, necessidade de paz no Oriente Médio

As referências à cultura da paz, à união entre raças e religiões no país e à consolidação das instituições democráticas brasileiras foram a tônica do discurso do presidente do Senado, José Sarney, na recepção ao presidente da República Islâmica do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nesta segunda-feira (23/11). "Vossa excelência visita o continente mais pacífico da face da terra. Há 100 anos não temos nenhuma guerra. O Brasil tem fronteiras com dez países e essas fronteiras são de cooperação e nunca de confrontação". O presidente do Senado enfatizou que a Constituição brasileira prevê a priorização da resolução pacífica das divergências e defendeu a desmilitarização. Citou acordos internacionais no Atlântico Sul que proíbem, em suas águas, o trânsito de embarcações com armas nucleares.

Acompanhe, a seguir, os principais trechos da fala do presidente:

"Há 186 anos, logo depois da Independência, nos reunimos em eleições livres (...)"

"As nossas instituições democráticas são fortes, e nós procuramos consolidá-las, ao longo do tempo, de tal modo que hoje o Brasil é uma vigorosa democracia no Ocidente."

"A visita de vossa excelência é sem dúvida uma demonstração de que o Brasil ascende a uma diplomacia a nível mundial, e agora no Oriente Medido, onde esperamos que o nosso país possa contribuir com os ideais que estão na nossa Constituição e que fazem parte da nossa história que é em favor da paz."

"Nossa cultura da paz está escrita na Constituição do Brasil e acha que os conflitos nacionais devem ser resolvidos através da negociação e nunca através da violência. E é tão forte esse sentimento que há 30 anos assinamos o Tratado de Tlatelolco que faz com que a América Latina seja um continente desmilitarizado, sem armas nucleares."

"Não somente a nossa parte de terra, mas também o Atlântico Sul, os nossos mares, uma vez que nós votamos nas Nações Unidas, por proposta do Brasil, a criação no Atlântico Sul, de uma zona de paz desmilitarizada, proibindo que nessas águas transitem embarcações com armas nucleares."

"Esperamos que o Brasil possa contribuir com esse sentimento (de paz) e que no Oriente Médio também seja encontrado aquilo que todo mundo deseja: uma ala sem conflitos, e também uma ala de paz entre os povos. Assim acho que a melhor notícia que poderíamos receber no mundo seria a do fim do conflito entre árabe e judeus."

"São duas nações profundamente sofridas. Os judeus, na diápora que quase exterminou a todos. E o povo palestino, que foi expulso de suas terras, vítima de violência constante ... Esperamos a criação do Estado palestino, que possa abrigar esse povo sofrido."

"Uma vez mais quero agradecer a visita (do presidente do Irã) ao parlamento brasileiro, desejando que a sua presença no Brasil sirva para aumentar a cooperação entre o Irã e o Brasil, aumentando cada vez mais não somente nossas relações comerciais, como também nossas relações de amizade e cooperação."




Nenhum comentário:

Postar um comentário