sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

O GLOBO

Ministro Tarso Genro diz que há um 'fascismo galopante' na Itália.Depois da polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aprovar a extradição do italiano Cesare Battisti mas decidir que a palavra final caberá ao presidente Lula, o relator do caso, ministro Cezar Peluso, deixou clara sua irritação com o resultado do julgamento. Peluso disse que não tem condição de redigir o texto do acórdão que resumirá a decisão final. "Não tenho condições intelectuais de sequer resumir com inteira fidelidade o douto raciocínio da maioria", reclamou. Para esclarecer dúvidas sobre as consequências práticas do julgamento, a defesa do governo da Itália anunciou que entrará com embargos de declaração no STF. Também no Senado o resultado foi criticado: "O Supremo lavou as mãos, se desmoralizou", disse Demóstenes Torres (DEM-GO). Juristas divergiram sobre o caso. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que a decisão de Lula deve demorar, e denunciou que há "um fascismo galopante" na Itália. (págs. 1, 3 e 4)

CORREIO BRAZILIENSE
TAXA DE CONDOMÍNIO NO DF É A QUE MAIS SOBE NO PAÍS

Em 2009, o reajuste nas taxas de condomínio no Distrito Federal foi de espantosos 8,41%. É a variação mais alta do país e praticamente três vezes a inflação acumulada até outubro deste ano. Em alguns edifícios, moradores pagam até R$ 1,3 mil por mês para a manutenção de ser viços como limpeza, segurança e academia de ginástica. Os maiores valores estão concentrados no Plano Piloto, Sudoeste, Octogonal e Águas Claras. As despesas com luz, água e folha salarial de funcionários são os itens que mais pesam no bolso dos condôminos. Segundo especialistas, a única maneira de reduzir o impacto no orçamento doméstico é participar das reuniões de moradores. “Não tem saída. Não há o que fazer porque não existe uma relação de consumo. É o morador que tem que participar da assembleia. Não adianta reclamar e ficar sem fazer nada”, afirma o promotor Leonardo Bessa, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon). (págs. 1 e 23)

FOLHA DE S. PAULO
GOVERNO ESTUDA LIBERAR APLICAÇÕES NO EXTERIOR

Intenção é conter valorização do real causada por excesso de dólares Para tentar conter a valorização do real, o governo estuda autorizar fundos multimercados a aumentar suas aplicações no exterior, informam Valdo Cruz e Sheila D'Amorim.Uma das ideias é retirar o limite de 20% do patrimônio para as aplicações desses fundos fora do país. Para ampliar investimentos no exterior, os fundos terão de aumentar a compra de dólares, o que tende a valorizar a moeda americana. (págs. 1 e B1)
O ESTADO DE S. PAULO
GOVERNO ESTUDA MP PARA CONTER APOSENTADORIAS

Ideia é evitar o reajuste do benefício pelo salário mínimo, como querem aposentados. O governo já fala em recorrer a medidas provisórias para impedir a aprovação da emenda do senador Paulo Paim (PT-SP) que estende a todos os aposentados o mesmo índice de correção do salário mínimo, projeto que ameaça piorar as contas da Previdência. Apesar da pressão dos aposentados, o governo não pretende negociar nada além do que foi acertado em agosto com as centrais sindicais - reajuste de 6% para as aposentadorias com valor acima do mínimo, em 2010 e 2011. Os aposentados querem 8%, índice previsto para o mínimo. As MPs separariam os dois assuntos - uma definiria o mínimo e a outra trataria do reajuste das aposentadorias. Além disso, o governo pretende vetar o projeto de Paim que elimina o fator previdenciário, fórmula que retarda a aposentadoria. (págs. 1, B1 e B3)

Sobrepeso afeta 43% da população. Altura maior, desnutrição menor A dieta dos brasileiros aponta para a superação de um problema crônico com o agravamento de outro. Se de um lado a desnutrição infantil pode ser nula em até 15 anos, do outro a preferência por carboidratos, açúcares e gorduras já faz com que 43,3% da população estejam acima do peso, especialmente adolescentes. Mas a alimentação mais farta elevou o padrão de altura: as mulheres ganharam 3,3cm em 14 anos, passando de 1,55m em média em 1989 para 1,58m, em 2003. Já os homens pularam de 1,68m em 1989 para 1,70m em 2003. Os dados são do Saúde Brasil, relatório do Ministério da Saúde. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)
VALOR ECONÔMICO
BRASIL VAI TAXAR ROYALTIES PARA RETALIAR AMERICANOS

O Brasil já preparou uma nova legislação que prevê a taxação da remessa de royalties vinculados à propriedade intelectual (patentes, marcas, copyright) de companhias dos Estados Unidos, no âmbito do contencioso do algodão entre os dois países. A autorização final da Organização Mundial do Comércio (OMC) para o Brasil retaliar produtos americanos foi dada ontem, para compensar a manutenção de subsídios ilegais de milhões de dólares concedidos por Washington a seus cotonicultores. Com isso, está aberto o caminho para o governo brasileiro atingir os EUA com a suspensão de direitos de propriedade intelectual através de "retaliação cruzada", que significa não se limitar ao mesmo setor de produtos ou serviços onde ocorreu a disputa. (págs. 1 e A5)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário