quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sarney: Norte e Nordeste querem participar mais das riquezas do país

O presidente do Senado, José Sarney, voltou a se manifestar, na manhã desta quarta-feira (25), favorável a uma divisão igualitária dos royalties do petróleo do pré-sal. Ele disse desconhecer acordo sobre o assunto que tenha sido feito entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Para Sarney, as regiões Norte e Nordeste devem ter maior participação nas riquezas do subsolo brasileiro. Questionado por jornalistas sobre a irritação do governador do Rio ante o desejo das bancadas partidárias do Norte e do Nordeste em dividir os royalties de qualquer riqueza extraída do subsolo, Sarney atribuiu a insatisfação de Sergio Cabral a uma argumentação passional própria de governadores em defesa dos seus estados.
- Eu não conheço esse acordo que o governador teria feito com o presidente da República. O que eu tenho é o sentimento das bancadas, sobretudo as do Nordeste e do Norte, de que esses estados devem participar um pouco mais das riquezas do petróleo no Brasil.
- Presidente, o governador Sérgio Cabral disse que estão roubando o Rio de Janeiro - argumentou um repórter.
- Eu acho que essa é uma declaração bem passional de um governador de estado. As palavras podem não ser próprias, mas é um sentimento de reivindicação. É muito natural o governador do Rio de Janeiro reagir, mas também é muito natural que os governadores e as bancadas de outros estados do Brasil procurem uma redistribuição melhor do produto dessa grande riqueza que nós acabamos de descobrir.
Sarney também foi questionado se essa irritação do governador carioca interferirá no apoio de Sérgio Cabral à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Resposta do presidente do Senado:
- Acho que isso não vai interferir. Isso diz respeito a uma causa muito natural num país desse tamanho, com estados que são produtores de petróleo e outros que não são produtores. E a legislação diz que o subsolo brasileiro é da nação e não dos estados... É uma disputa de espaço.
Teresa Cardoso / Agência Senado

Veja também:

Sarney celebra queda no número de casos de aids

Sarney recebe cartão de usuário da biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário