sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Senado Federal trabalhando...

Sarney lembra que o consenso entre as lideranças superou paixões eleitorais para aprovação de 54 projetos

O presidente José Sarney afirmou, em entrevista na manhã de hoje, que o consenso entre as lideranças partidárias permitiu a aprovação de 54 propostas legislativas no esforço concentrado de terça e quarta-feira. Ele ressaltou que as matérias aprovadas são de grande interesse popular. De acordo com o senador está previsto também um esforço concentrado para votação em setembro "com as matérias já prontas para votação". "Houve um consenso entre todas as correntes políticas, o que é difícil em ano de eleições no qual as paixões estão bastante a flor da pele", declarou Sarney. Perguntado sobre a possibilidade de antecipação da votação prevista para setembro, Sarney disse que até agora nenhum fato novo indicou a necessidade de mudança do calendário de votações já elaborado pelas lideranças.

Senadores votam 54 projetos em dois dias

Os senadores votaram 54 proposições nas sessões realizadas terça (3) e quarta-feira (4) em plenário, esgotando a pauta de matérias que eles haviam listado como prioritárias para deliberação. Encerradas essas votações, os parlamentares voltam a realizar esforços concentrados nos dia 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Esses períodos de votações concentradas, estabelecidos por acordo entre as lideranças partidárias, se justificam para assegurar a manutenção das atividades legislativas durante os meses de campanha que antecedem as eleições de 3 de outubro. Até o fim de agosto, o Plenário se reunirá apenas em sessões não-deliberativas, destinadas a comunicados da presidência e a debates de assuntos de interesse do país. De acordo com a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, foram votadas todas as matérias em que havia acordo para deliberação. Quanto às medidas provisórias, só restauram na agenda aquelas cujo prazo para decisão se encerra a partir de 5 de setembro, havendo, portanto, tempo para serem votadas no próximo esforço concentrado.

Entre as matérias aprovadas pelo Plenário, destaca-se projeto modificando norma para processo de investigação de paternidade. De acordo com o texto acolhido, o homem que se recusar a realizar teste de DNA para investigação de paternidade será, de forma tácita, considerado o pai, desde que o reconhecimento seja requerido por quem tenha legítimo interesse na investigação ou pelo Ministério Público. A matéria vai a sanção presidencial. Também foi aprovada proposta de emenda à Constituição que amplia a licença-maternidade de 120 para 180 dias, texto que vai ao exame da Câmara dos Deputados. Foi aprovado ainda projeto que autoriza a União a participar como cotista de fundo para a cobertura suplementar de riscos do seguro rural nas modalidades agrícola, pecuária, pesqueira e florestal. Conhecido como Fundo Catástrofe, o novo mecanismo vai substituir o Fundo de Estabilidade do Seguro Rural (FESR). Outro projeto aprovado dá às Forças Armadas poder de polícia nas fronteiras brasileiras. Os senadores votaram ainda iniciativa estabelecendo uma política nacional de controle de natalidade de cães e gatos de rua, permitindo que sejam quimicamente castrados. Como foi modificado no Senado, o projeto voltou para a Câmara. Quando for sancionada, a iniciativa permitirá que os municípios tomem providências para controlar a natalidade dos animais de rua sem a necessidade de sacrificá-los. O balanço de matérias deste esforço concentrado no Senado revela também a votação de 13 acordos internacionais e a aprovação de autoridades indicadas para cargos públicos. Foram aprovados os nomes de Jorge Luiz Macedo Bastos, para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); de José Agenor Álvares da Silva, reconduzido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e de Eliana Calmon, para a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça.
Teresa Cardoso / Agência Senado

Veja também:

Aprovada admissão tácita de paternidade

Procuradores defendem poder investigatório em reunião com Sarney

Vai a sanção projeto que reforça o controle civil sobre as Forças Armadas

Preconceito, perseguição e baixo rendimento educacional andam juntos

Projeto que facilita abertura e fechamento de empresas volta à Câmara

Deputados decidirão sobre projeto que trata da esterilização de cães e gatos

Plenário aprova mandato simulado de três dias

Dependência de álcool pode deixar de ser motivo para demissão por justa causa

Projeto proíbe a empresas discriminar candidato a emprego ou empregado inadimplente

Projetos aprovados na CAS beneficiam trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário