quarta-feira, 9 de abril de 2008

Brasil: Nação do Sol.


Hoje, mais do que nunca, devemos saber ouvir os conselhos de quem já deu mostras de competência e amor ao Brasil. Não deixem de ler a entrevista genial que o professor Bautista Vidal deu à revista “Caros Amigos”. São dados que vão esclarecer muita coisa que acontece hoje com nosso País e com o mundo, principalmente com relação à crise atual dos EUA e os destinos de nossa Amazônia. Gaste (ganhe) um pouquinho do seu precioso tempo. Vale realmente a pena:

"Você vai sair desta entrevista com a cabeça cheia de interrogações, a par de acachapado. O físico e engenheiro José Walter Bautista Vidal, conhecedor, como pouquíssimos, do chão, da gente, do poder (ele esteve lá) e dos problemas brasileiros, faz afirmações impressionantes. Com números, mostra que o Brasil só não é uma grande potência porque não quer. Que o Brasil está cada vez mais à mercê dos especuladores internacionais porque quer. Que é dependente por escolha dos que o governam. Que a moeda que circula no mundo é falsa, não passa de papel pintado, e os países desenvolvidos estão à beira da falência. Que a era do petróleo — energia que move o mundo — está com os dias contados e eles não têm alternativa a não ser se apropriar das fontes energéticas que a natureza legou a outras nações. E a mais rica delas todas, disparadamente, é o Brasil, "porque foi premiado com um reator a fusão nucelar particular — o sol, que é a grande fonte de todas as formas de energia usadas pelo homem até agora e dentro de bilhões de anos". E o Brasil, como "grande continente tropical do planeta", terá por isso um poder inimaginável, "desde que conte com dirigentes à altura desse papel histórico". Sim, porque o que determina os rumos da história é a política. E esse físico e professor tem a cabeça política".
“O trunfo do Brasil é a grande fonte de todas as formas de energia usadas pelo homem até agora e dentro de bilhões de anos: o nosso astro-rei, o reator a fusão nuclear que é o sol.”

“Dizer que Fernando Henrique está fazendo o oposto do que falava quando era de esquerda, não! Quando era esquerda, ele escreveu tudo o que está fazendo. E a dependência é um absurdo.”

Os cinco livros do professor Bautista Vidal

que compõem um painel dos problemas brasileiros e suas soluções foram escritos entre 1986 e 1998. São eles: De Estado Servil a Nação Soberana - Civilização Solidária dos Trópicos (1987); Soberania e Dignidade, Raízes da Sobrevivência (1992); O Esfacelamento da Nação (1994); A Reconquista do Brasil (1997); Poder dos Trópicos (1998, em co-autoria com Gilberto Felisberto Vasconcellos). Os três primeiros foram publicados pela Editora Vozes, de Petrópolis, o quarto pela Editora Espaço e Tempo, do Rio de Janeiro, e o quinto pela Editora Casa Amarela, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário