segunda-feira, 7 de abril de 2008

Invasão da Universidade de Brasília

Após conflito, seguranças da UnB apresentam queixa à polícia

Reitoria recorrerá à Justiça contra ocupação
Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias

Seguranças machucados em confronto com os estudantesda Universidade de Brasília (UnB) nesta tarde foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de corpo delito. Sessenta servidores estavam atuando quando houve a invasão de todo o prédio da reitoria e seis deles teriam apresentado à Polícia Federal queixa por ferimentos durante a briga. A UnB informou, por meio de nota oficial, que voltará a acionar a Justiça para garantir a reintegração de posse do prédio diante do impasse nas negociações com os estudantes que ocupam a reitoria da instituição. Os universitários estão acampados no local desde a quinta-feira passada e não admitem deixar o prédio sem que o reitor, Thimoty Mulholland, e o vice-reitor, Edgar Nobuo Mamiya, renunciem ao cargo por suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos públicos em reforma de apartamento funcional. Na nota, a instituição diz ter feito todos os esforços para que houvesse entendimento, como impedir a atuação da Polícia Militar no caso e ter elaborado um termo de compromisso em resposta às reivindicações dos estudantes. “Apesar de todos esses esforços, a assembléia estudantil de hoje deliberou por continuar a ocupação da Reitoria, expandindo-a, agora, para todos os andares do prédio, tendo, inclusive, agredido seguranças que lá estavam”, destaca a nota. Apesar da invasão do prédio, a assessoria da UnB informou que o reitor continua trabalhando e que as aulas seguem normalmente. Entretanto, o pagamento de funcionários, a emissão de diplomas e a concessão de bolsas podem ser prejudicados com a ocupação.

Veja a nota na íntegra:

"A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) vem a público informar que:
1. Dedicou todos os esforços possíveis para encaminhar uma solução pacífica da situação de invasão do prédio da Reitoria por um grupo de estudantes, tendo:
1.1. religado luz e água como gesto de boa vontade;
1.2. não permitido a entrada da Polícia Militar;
1.3. realizado quatro reuniões com a comissão dos estudantes;
1.4. elaborado termo de compromisso em resposta às reivindicações dos estudantes;
1.5. convocado, duas vezes, o Consuni para tratar do assunto reclamado pelos estudantes;
1.6. apresentado, no dia de hoje, à assembléia dos estudantes um novo termo de compromisso, avançando ainda mais ao encontro das reivindicações discentes;
2. Nessa última reunião do Consuni, com a representação estudantil presente, o Consuni constituiu comissão de três conselheiros (1 professor, 1 funcionário e 1 aluno), para colaborar com o diálogo;
3. Apesar de todos esses esforços, a assembléia estudantil de hoje deliberou por continuar a ocupação da Reitoria, expandindo-a, agora, para todos os andares do prédio, tendo, inclusive, agredido seguranças que lá estavam;
4. Frustradas as negociações, o assunto volta à esfera do judiciário, que determinou a reintegração de posse das instalações da Reitoria.
A Administração Superior da UnB conclama aos estudantes, uma vez mais, que desocupem o prédio da Reitoria e participem do processo de aperfeiçoamento institucional, sob a égide do estado de direito que nossa sociedade conquistou, e seguindo os princípios de democracia representativa que tanto defendemos para a organização de nossa sociedade.
Brasília, 7 de abril de 2008
Reitoria da Universidade de Brasília"


Nota dos estudantes
Os estudantes que ocupam a UnB leram uma nota reafirmando a exigência da saída do reitor e do vice-reitor da direção da instituição para que haja a desocupação do prédio. No texto, eles solicitam a religação do fornecimento de energia e de água “no intuito de preservar o patrimônio da universidade e a própria segurança das pessoas que participam da ocupação”.
Os estudantes consideram que o movimento se transformou com a ampliação da ocupação, se estendendo por todo o prédio, mas, segundo eles, a pauta de reivindicação continua a mesma. O texto foi lido por um dos ocupantes com ajuda de uma lanterna, uma vez que o prédio está às escuras. No início da noite, os alunos se organizavam para passar a noite na sala da reitoria.

Ocupação da reitoria na UnB

2 comentários:

  1. Said, falata você comentar e se colocar sobre a ocupação, não muda muita coisa você por a notícia que os jornais já deram... O que pensa Said Dib disso?

    ResponderExcluir
  2. Said, falta você comentar e se colocar sobre a ocupação, não muda muita coisa você por a notícia que os jornais já deram... O que pensa Said Dib disso?

    ResponderExcluir