terça-feira, 29 de abril de 2008

Eleições na PREVI


Mensagem do prof. Dr. Adriano Benayon para os eleitores
Dirijo esta mensagem a todos os meus correspondentes de internet. Para os ligados ao Banco do Brasil ou à PREVI e também para os demais, pois estes podem ter parentes, amigos e conhecidos que o sejam. prestes a realizar-se eleições para a direção
da PREVI, a caixa de pensões dos funcionários do Banco do Brasil. Elas interessam diretamente aos funcionários em atividade e aos aposentados dessa instituição. Mas também a todos os brasileiros conscientes dos interesses do País. Isso porque, dirigentes da Previ e de outros fundos de pensão foram manipulados e cooptados para que esses fundos servissem de instrumento para a efetivação das maiores negociatas da História do Brasil e da História Mundial.Há que se impedir a continuidade disso, e há que se corrigir, pelo menos em parte, o grave estrago já perpetrado contra o País.As condições de trabalho dos funcionários do Banco do Brasil têm-se deteriorado ao longo dos últimos decênios. Isso faz parte da política econômica e social que tem predominado e que visa a evitar que o Brasil realize seu grande potencial de desenvolvimento. Tratam de desorganizar as instituições e de desestimular por completo seus quadros funcionais.Eu cheguei a trabalhar no Banco do Brasil, por quase seis anos, ainda nos anos 50, tendo durante os dois últimos anos em que estava no Banco, feito o Curso de Preparação de Diplomatas no Itamaraty, depois de aprovado no exame de entrada. Quando me desliguei do Banco do Brasil para assumir na carreira de diplomata, vivi a seguinte experiência: a remuneração de diplomata, no Brasil, até completar um ano de exercício, era muito inferior à que eu estava, até então, recebendo como funcionário do Banco. Atualmente um iniciante no Banco ganha cerca de 800 reais.Considero que há que começar a reverter o processo de subdesenvolvimento a que a política teleguiada do exterior vem condenando o nosso País.Transcrevo a seguir algumas das informações, por mim editadas e em parte resumidas, provenientes de membros da Chapa 2, na qual vejo estarem vários patriotas, de inegável integridade.

Abraços,
Adriano Benayon

A Chapa2 - PREVIBRASIL, é a única que traz em seu programa (registrado em cartório) questões cruciais como o falso "acordo" de 1997 (envolvendo quase U$ 11.000.000.000,00, ou seja, 11 BILHÕES DE DÓLARES), em que ficamos de defender a revisão, se necessário judicialmente. Na ocasião, a Previ num desvirtuamento completo, passou a ser o "caixa" do BB e reduziu enormemente o valor das aposentadorias.As outras chapas não podem defender a revisão, porque têm, pelo menos um membro que apoiou o criminoso acordo. Eu fui interpelado 2 vezes, por escrito, por usar o correio eletrônico do BB, para defender o NÃO ao acordo, já que toda estrutura defendia o Sim.O nosso companheiro, Zilton Tadeu, membro da CHAPA 2, chegou ser demitido, na época, por defender o NÃO, sendo readmitido após recurso judicial.
Mais dados no site: http://www.previbrasil.com.br/

A PREVI é dos ASSOCIADOS, não é do Banco do Brasil.

Colega, vota contra o assalto e o esbulho,Vota CHAPA 2 - PREVI BRASIL, A PREVI É DOS ASSOCIADOS!Nosso compromisso é só contigo, colega. Pensa bem.PREVIcompromisso e responsabilidadePara amplo conhecimento e orientação,no sentido de ratificar s compromissos,o programa da CHAPA 2 está registrado sob o nº 749541,no Cartório Marcelo Ribas, em Brasília.CHAPA 2 - PREVI BRASIL, a PREVI é dos associados!
A cada 2 anos temos a chance de renovar a direção da PREVI. Entretanto, usando de propaganda enganosa, falsas promessas e meias-verdades, o consórcio CONTRAF/ANABB se mantém à frente da nossa caixa, desde 1994.Esse grupo, em lugar de defender os interesses dos associados (recomposição do valor das aposentadorias, aposentadoria integral para as mulheres aos 25 anos de contribuição e elevação do teto das pensões), atua em favor do Banco e/ou de interesses pessoais e político-partidários. Foi assim quando apoiaram o programa de privatização do Governo FHC, em troca de cargos. E continuam nas "bancoops" de hoje.A Previ tem o objetivo de complementar as aposentadorias de seus associados. Entretanto, nos últimos 10 anos, o valor inicial das aposentadorias e pensões foi substancialmente reduzido, ao mesmo tempo em que foram transferidos para o BB mais de 30 bilhões de reais em valores atualizados.A negociação de eventuais superávits com o BB deve-se restringir à melhoria de benefícios, começando pela revisão dos valores das aposentadorias e pensões, principalmente as concedidas após 1997. Esse é o nosso compromisso, detalhado nas seguintes propostas registradas em cartório:

GESTÃO:

1. CONSELHOS REGIONAIS DE ASSOCIADOS - Defenderemos a criação de Conselhos Regionais para participar das nossas decisões na Diretoria analisando o portfólio de investimentos, avaliando o desempenho das empresas participadas e dos conselheiros nomeados e as prestações de contas.

2. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - Combateremos as ingerências político-partidárias ou outras estranhas à nossa missão de garantir o pagamento das aposentadorias, os financiamentos de casas próprias e os empréstimos pessoais.

3. RESPONSABILIZAÇÃO PESSOAL PELO VOTO - Divulgaremos nossos votos a todos os associados, para que a transparência torne possível a responsabilização pessoal da diretoria quando for necessário.

4. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA - Exigiremos que os eleitos, mesmo os suplentes, trabalhem em regime de dedicação exclusiva com remuneração não superior à equivalente no Banco, vedando a acumulação.

MELHORIA DOS BENEFÍCIOS:

5. APOSENTADORIA INTEGRAL - Defenderemos a revisão das aposentadorias para que todos se aposentem sem redução de proventos e com benefícios definidos. Os planos de contribuições definidas serão revistos para se adaptarem a essa condição geral, aproveitando eventuais superávits. A Parcela Previ será extinta com restituição dos valores cobrados.

6. APOSENTADORIA DE FUNCIONÁRIOS QUE PERMANEÇAM EM ATIVIDADE - Defenderemos a atualização do estatuto e do regulamento permitindo a aposentadoria de funcionários que decidam continuar em atividade no Banco, sem rompimento do vínculo empregatício, como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal em relação à previdência oficial e acatado pelo Banco, mas não pela Previ.

7. EMPRÉSTIMOS - Instituiremos cláusulas de seguro de vida, invalidez e desemprego para os financiamentos imobiliários e os empréstimos pessoais, além de taxas de juros nas condições mais favoráveis que o plano atuarial permitir, vedadas correções superiores às dos salários.8. PENSÕES - Defenderemos a imediata revisão das pensões para que os valores pagos não sejam inferiores aos proventos auferidos pelo associado falecido.

DEFESA DA PREVI:

9. DENUNCIAR O FALSO “ACORDO” DE 1997 - Defenderemos a revisão do falso "acordo" de 1997 e o "Estatuto do Interventor", se necessário judicialmente, em especial refutando o "Voto de Minerva". A gestão da Previ não pode sofrer interferências diretas ou indiretas do Banco, assegurando-lhe, entretanto, plenas condições de fiscalização. Os associados deverão reconhecidos como donos, que são, da Previ.

10. CONTRATO DE 1981 – Exigiremos do Banco, judicialmente se necessário, o cumprimento dos compromissos irrevogáveis e irretratáveis assumidos no contrato de 7/12/1981, bem como as aposentadorias do Grupo Pré-1967.

11. GRUPO DE FUNCIONÁRIOS PRÉ-1967 - Promoveremos a responsabilização integral do Banco pela complementação da aposentadoria dos funcionários que ingressaram até 14/4/1967.

12. CAPITALIZAÇÃO DO BANCO COM RECURSOS DA PREVI - Impediremos, se necessário judicialmente, a transferência de recursos da Previ para o Banco.

13. VENDA DE AÇÕES DO BANCO DO BRASIL - Preservaremos, como parte integrante do patrimônio da Previ, as ações do Banco, vedando a sua venda para geração de superávits e especulações em bolsa.

14. CAIXA DE PECÚLIOS - Restituiremos à Capec os fundos que a Previ se apropriou indevidamente, acrescidos dos rendimentos cessantes devidos.

15. CONSTITUIÇÃO DOS FUNDOS DE RESERVAS - Defenderemos a imediata constituição dos fundos de reserva exigidos pelos planos atuariais, levando em conta inclusive o não-reajuste das complementações durante o governo FHC.

16. TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO PAGAS AO BANCO - Renegociaremos as taxas pagas ao Banco pela administração das aplicações e promoveremos sua ampla divulgação entre os associados, esclarecendo que hoje esses valores são superiores aos aportes que o Banco faz à Previ.
FISCALIZAÇÃO:
17. AUDITAGEM CONTÁBIL, ATUARIAL E DE INVESTIMENTOS - Lutaremos pela pronta realização das três auditorias pedidas à justiça na Ação Revisional da FAABB (contábil, atuarial e de investimentos) e promoveremos a responsabilização civil e criminal dos culpados pelos desvios apurados.18. CONSELHO FISCAL INDEPENDENTE - Defenderemos a eleição do Conselho Fiscal em votação independente da eleição para os conselhos e cargos executivos e que o Conselho Fiscal tenha assento permanente com expediente diário na Previ.

19. AUDITORES INTERNACIONAIS INDEPENDENTES - Solicitaremos a avaliação de todos os cálculos atuariais da PREVI por auditores internacionais independentes, submetendo o resultado aos Conselhos Regionais de Associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário