terça-feira, 7 de julho de 2009

Giro pela Notícia...

Brasil começou a ser levado a sério pelo mundo, diz Financial Times

O Brasil começou a ser levado mais a sério pela comunidade internacional desde o ano passado, afirma o jornal britânico Financial Times, nesta terça-feira, em um suplemento especial de quatro páginas dedicado ao país. "As ambições globais do Brasil frequentemente foram atrapalhadas no passado. .. Mas a estabilidade de seu sistema bancário e de seus mercados de capitais diante da crise mundial fizeram órgãos reguladores em outros países se interessarem por suas opiniões", diz uma das reportagens do caderno, lembrando que autoridades brasileiras hoje integram organismos como o Fórum de Estabilidade Financeira e a Comissão da Basiléia para Supervisão Bancária, por exemplo.
Leia mais...

Reservas cambiais podem derreter
César Fonseca

O presidente Lula pode se arrepender, amargamente, por não ter utilizado as reservas cambiais, de quase 200 bilhões de dólares, promovendo, com esse dinheiro, investimentos em infra-estrutura, se a crise bancária, nos Estados Unidos, intensificar-se, no sentido de desvalorizar, ainda mais, a moeda americana. Elas poderão derreter. Não é possível ter certeza de nada, no momento em que o dólar vai ganhando cara de precatório. A crise bancária internacional se aprofunda. Os bancos que financiaram o setor imobiliário, com aplicações de mais de 5 trilhões de dólares, estão falidos. Pode haver grande implosão. O governo W. Bush estuda uma forma de salvá-los. Tem que injetar dinheiro. Vai jogar mais dólar em circulação, se a praça global já se encontra excessivamente alagada com a moeda de Tio Sam, empurrando seu preço para baixo? O pior é que não pode enxugar o excesso de liquidez, via aumento do juro, para combater a inflação. Subiria fortemente o custo dos empréstimos dos tomadores que financiaram suas casas, cujos preços, agora, na derrocada do setor, desvalorizam-se de forma acelerada. O que fazer com montanhas de dólares em meio à forte sobredesvalorização da moeda?
Leia mais...

XII Marcha dos Prefeitos a Brasília vai discutir este mês a Emenda 29

A Emenda Constitucional 29 alterou a divisão federativa do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A execução de políticas públicas cada vez mais é executada através de programas e convênios entre a União, Estados e Municípios, mas a relação entre os entes não é a mais correta, pois geralmente o financiamento para esta execução é menor que o custo efetivo e o município acaba arcando com uma série de despesas a mais do que é orçado para o município. A votação da Emenda 29 disponibiliza 10% das receitas da União para investir na saúde. Esta é uma das bandeiras que os prefeitos estão levantando para pressionar os deputados a votarem o mais rápido possível. Segundo o presidente da UPB, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, os parlamentares que não votar na Emenda 29 não vão receber voto no município, não vão ser recebidos pelos prefeitos por todo o Brasil se eles não se comprometerem a votar o mais rápido possível essa emenda. E esse é um dos pontos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”.
Leia mais...

A Conferência Nacional de Comunicação e o fortalecimento das mídias públicas
Beto Almeida

Há uma linha de sintonia e coerência na convocação da Confecom feita pelo presidente Lula com as lutas históricas dos trabalhadores, dos sindicatos, dos movimentos sociais, do PT e da esquerda e do movimento de democratização da comunicação. Lula dá continuidade a toda sua trajetória de luta em que foi alvo preferencial da oligarquia da mídia e desdobra, em ações concretas, o que ficou estabelecido no Seminário Nacional de Comunicação e Cultura do PT, realizado em meio à Campanha de 2002, quando o documento aprovado “A imaginação a serviço do Brasil” definiu claramente o fortalecimento da comunicação pública como linha de trabalho para o governo que viria ser eleito naquele mesmo ano. Neste documento já estavam presentes as linhas de atuação na comunicação que hoje sustentam a Convocação, pelo Presidente, da primeira conferência da área de comunicação que se realiza na história do Brasil.
Leia mais...

Honduras: A cumplicidade informativa do Correio Braziliense com o golpismo
Iraê Sassi*

Nas horas dramáticas para a História das democracias na América Latina o Correio Brasiliense continua a desinformar, recusa-se a cobrir decentemente o golpe de estado em Honduras. Em sua edição de 6 de julho, no dia seguinte à sangrenta repressão militar à enorme multidão mobilizada em torno do aeroporto da capital, Tegucigalpa, e que impediu o retorno do Presidente Miguel Zelaya ao seu país, o jornal preferiu titular: “Pedestres em perigo no DF”. O que é mais grave, está silenciando sobre os mais terríveis delitos contra a liberdade de imprensa e de informação que estão sendo cometidos naquele país. Rádios e canais de TV favoráveis ao único presidente reconhecido pela Comunidade Internacional (ONU, Unasur, Sica, OEA, Alba e todos os países do mundo) foram calados e silenciados, manu militari. Canais internacionais foram excluídos das transmissões por cabo, sabotados, distorcidos, compreendendo a CNN (somente quando falava o presidente deposto) e o próprio canal das Nações Unidas. Enquanto isso, os meios favoráveis aos golpistas, quase todos de propriedade dos mesmos, mentem, ocultam, manipulam, fazem propaganda do golpe
Leia mais...

Reforma eleitoral é destaque da pauta da Câmara

A proposta de reforma eleitoral é o principal destaque da pauta do plenário da Câmara nesta semana. O projeto (PL 5498/09), que definirá as regras para as eleições de 2010, foi elaborado por uma comissão de parlamentares com representantes de todos os partidos e assinada por todos os líderes. A proposta, que já teve a urgência aprovada, poderá ser apreciada em sessão extraordinária. Estão marcadas sessões ordinárias hoje e amanhã, às 14h, além de extraordinária na quinta-feira (9), às 9h.

MP - Na sessão ordinária, os deputados precisam analisar uma medida provisória com prazo de tramitação vencido e que tranca a pauta. A MP 462/09 estipula a suplementação de recursos para todas as prefeituras que tiveram perdas de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Recesso – O plenário elege hoje os deputados que vão compor a Comissão Representativa do Congresso para o período de recesso do Parlamento – de 17 a 31 de julho de 2009. Caberá à comissão, composta por 17 deputados e oito senadores, exercer atribuições de caráter urgente que não possam aguardar o reinício dos trabalhos, em agosto, sem prejuízo para o país ou para suas instituições.
Liberação da internet em campanhas é novidade em reforma eleitoral

Um acordo de líderes pode garantir hoje a votação de novas regras para o processo eleitoral. A proposta (PL 5498/09), que tem como principal novidade a liberação do uso da internet nas campanhas eleitorais, além de permitir a captação de doação pela web, aperfeiçoa dispositivos das leis eleitoral (9.504/97 e dos Partidos Políticos (9.096/95). Mesmo com a pauta do Plenário trancada pela MP 462/09, que estipula suplementação de recursos para prefeituras que tiveram perdas de repasse do Fundo de Participação dos Municípios, os deputados poderão votar a reforma eleitoral em sessão extraordinária. Segundo interpretação do presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), podem ser votadas em sessão extraordinária matérias que não podem ser objeto de medidas provisórias, como é o caso da reforma eleitoral.Para valer já nas eleições de 2010, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro deste ano.

Veja a seguir alguns destaques da proposta de reforma eleitoral:

Internet – Poderão ser utilizados sites, blogs, e-mails, twitter e youtube. Fica permitida também a arrecadação pela web. Fica proibido, no entanto, o envio de mensagens em massa, conhecidas como spam. É vedada ainda a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga nos sites.

Voto impresso - A proposta institui o voto impresso para conferência com o voto da urna eletrônica, a ser feita por meio de amostragem de 2% das urnas. Pela proposta, o eleitor vai conferir o voto eletrônico, confirmar as suas escolhas e, então, o voto será impresso e depositado automaticamente em local lacrado.

CNPJ – Por sugestão do PT, o texto obriga que todos os candidatos e comitês eleitorais sejam inscritos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o CNPJ deve ser entregue logo após as convenções. Isso facilitará a arrecadação e o gasto imediatamente após as convenções, além de permitir um melhor acompanhamento da movimentação financeira da campanha.

Propaganda eleitoral – Define o que é ou não é propaganda antecipada para evitar ações judiciais. O texto permite, por exemplo, a participação do pré-candidato em entrevistas jornalisticas, realizar reuniões fechadas e a realização de prévias partidárias. Fica permitido o uso de bonecos, cartazes e cavaletes móveis. Fica vedada a utilização de trios elétricos em campanhas, exceto para a sonorização de comícios.

Vice e suplente – Na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deverão constar também, de modo claro e legível, o nome dos candidatos a vice ou a suplente de senador .

Foto – Será exigido do eleitor a apresentação de documento com foto na sessão de votação para evitar fraudes.

Inelegibilidade - Passa a ser permitindo que o candidato considerado inelegível pela Justiça Eleitoral possa concorrer quando, no processo eleitoral, sobrevier decisão que restabeleça seus direitos.

Inauguração – O texto propõe a cassação do registro e do diploma do candidato que comparecer a inaugurações de obras públicas nos três meses anteriores ao pleito. A legislação atual prevê apenas cassação do registro.

Denúncia – Fica estabelecido prazos para que os partidos façam representação sobre captação ilícita de sufrágio, gastos proibidos e apuração de condutas vedadas a agentes públicos em campanhas. Atualmente a lei não define esse prazo.

Leia mais nos sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Comissão debate Conferência de Comunicação com Hélio Costa amanhã

A Comissão de Ciência e Tecnologia debate amanhã o processo de organização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontece na primeira semana de dezembro. Entre os convidados, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que discute com parlamentares os preparativos para o evento. A audiência acontece no plenário 13, às 10h. A presidente da Subcomissão Especial que acompanha a Conferência de Comunicação, deputada Cida Diogo (PT-RJ), quer discutir com o ministro meios para recuperar os recursos orçamentários destinados aos preparativos da Conferência, que foram reduzidos de R$ 8,2 para R$ 1,6 milhões. De acordo com a deputada, com o corte do orçamento é impossível a realização da conferência. “A ideia é conseguir escutar os três setores representantes (Governo, setor privado e o movimento social). A expectativa é que com a audiência tenhamos uma informação mais precisa sobre os preparativos da Conferência e sobre o corte de orçamento, dessa forma tentaremos reverter esta decisão pois, com o corte, a realização do evento está totalmente ameaçada”, alertou. A deputada ainda informou que novas etapas da conferência serão discutidas, já que serão criadas três tipos de conferência: virtual, municipal e estadual.

Comissão da repercussão da crise na agricultura aprecia relatório

A comissão especial destinada ao exame e avaliação da crise econômico-financeira no que diz respeito à repercussão na agricultura reúne-se no plenário 3, as 14h30, para a apreciação do relatório do deputado Abelardo Lupion.

Reforma - A comissão especial que trata da reforma universitária reúne-se em audiência pública no plenário 10, às 15h , com a presença de Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Associação Brasileira das Universidade Comunitárias; e Carlos Alberto Martins Callegaro, representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

PAC na Amazônia reúne ministros para debate na Câmara

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional tem audiência pública no plenário 12, às 14h. O debate, sugerido pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), terá na pauta o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Amazônia. São expositores a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, dentre outros.

Juventude - A comissão especial que debate o Estatuto da Juventude realiza reunião às 15h, no plenário 5, para definição do roteiro dos trabalhos e deliberação dos requerimentos.

Finalmente audiência pública debate ambiente urbano

A comissão especial que trata da PEC 052-A/03 sobre preservação do ambiente urbano tem audiência pública às 14h30, em plenário a definir. São convidados para o debate, Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE; Arno Hugo Augustin Filho, Secretário do Tesouro Nacional e Olavo Noleto, subchefe adjunto de Assuntos Legislativos da Presidência da República.

Adicional -A comissão especial que trata da PEC 210-A/07 sobre adicional de tempo de serviço de magistratura e Ministério Público tem reunião às 14h30, no plenário 11, para discussão e votação do parecer do relator.

Conselho - A comissão especial que trata da PEC 28/07 que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas tem audiência pública no plenário 16, às 14h30. Na pauta, deliberação de requerimento do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) para realização de audiência pública para discutir a PEC 28/2007 convidando o presidente do Tribunal de Contas de Rondônia e do Amazonas, representando a região norte do país.

Comissão debate Fundações de Direito Privado

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública às 14h30, em plenário a definir. O tema da pauta é o PLP 92/2007, que cria as Fundações Públicas de Direito Privado. São convidados, dentre outros, José Eduardo Sabo Paes, Procurador de Justiça do Distrito Federal; José Rubens Rebelatto, Diretor Geral de Hospitais Universitários do Ministério da Educação; Valéria Alpino Bigonha Salgado, Gerente de Projetos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.
Citricultura
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, reúne-se às 14h30, em plenário a definir, em audiência pública para debater as condições críticas em que se encontra a citricultura brasileira, em especial a do Estado de Sergipe. São convidados, dentre outros, Gustavo Henrique Marquim Firmo de Araújo, chefe de Divisão do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário da SPA/MAPA e Flávio de Carvalho Veigas, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura e Presidente da ASSOCITRUS e Orlando Sampaio Passos, pesquisador da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura Tropical.

Confira as agendas do Congresso Nacional no site “Congresso em Foco”:

· Agenda do Congresso – Semana de 5 julho a 10 de julho
·
Agenda do Senado - Semana de 5 julho a 10 de julho
·
Agenda da Câmara - Semana de 5 julho a 10 de julho

Especialista venezuelano disserta sobre totalitarismo midiático
Fausto Triana

Paris, (Prensa Latina) O silêncio cúmplice, a manipulação e as mensagens distorcidas estiveram presentes no golpe de Estado da Venezuela há sete anos e voltam a repetir-se com matizes diferentes em Honduras, disse aqui um analista. Roberto Hernández Montoya, escritor e presidente da fundação venezuelana do Centro de Estudos Latinoamericanos "Rómulo Galegos", expôs seu ponto de vista em uma conferência-debate nesta capital. "O que enfrentaram Venezuela, Cuba e todos os países que oferecem uma alternativa, um modelo diferente a seus povos, é uma voraz e incansável batalha com meios controlados pelas oligarquias e governos muito conservadores", apontou.
Leia mais...

Banco Central fixa agora inflação para 2011
Pedro do Coutto

Em resolução publicada na página 56 do Diário Oficial de 2 de Julho, o Banco Central surpreendentemente fixou a meta de inflação que considera adequada para 2011: 4,5%, com variações possíveis de dois pontos para mais ou menos, como agem as empresas de fazem pesquisas eleitorais, caso do Ibope, Datafolha, Sensus. Por que a antecipação de dois anos? Um enigma. Mas a resolução está lá. Tomou nº 3748/2009 e está assinada pelo presidente do BACEN, Henrique Meireles. A discrepância percentual dos cálculos estimados é muito grande.. Se ao invés de registrar 4,5 e assinalar 2,5 pontos, a diferença será de 40%. Praticamente a mesma escala se atingir 6,5. Os cálculos, portanto, não podem ser de precisão. Claro. Sobretudo porque como é razoável prever-se o comportamento econômico de um país com tal antecedência? Estou falando de previsões. Até hoje, todas as que foram feitas, incluindo as de Malthus e Karl Marx, dois gênios da humanidade, falharam. É que os fatos são de tal forma dinâmicos e mutáveis, além de mutantes, que contestam as idealizações.
Leia mais...

Orçamento: LDO de 2010 em discussão nesta semana

A Comissão Mista de Orçamento marcou reuniões hoje e amanhã, às 14h30, para discutir e votar o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010. Depois da votação pela comissão, a LDO ainda precisa ser analisada pelo Plenário do Congresso. De acordo com a Constituição, os trabalhos legislativos do primeiro semestre só podem ser encerrados após a aprovação da LDO. A pedido do governo o relator da proposta, deputado Wellington Roberto (PR-PB), excluiu do cálculo do superávit primário do setor público as despesas com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a exclusão, o volume de recursos reservados para o PAC passará de R$ 16.886 milhões para R$ 22.500 milhões (um aumento de R$ 5.614 milhões). Essa medida, explicou o relator, é necessária, “especialmente em face do quadro de forte aperto fiscal, decorrente da queda nos níveis de arrecadação, que pode ampliar ainda mais os obstáculos para a realização das obras prioritárias para o desenvolvimento da infraestrutura do país”. Números - O relator manteve no texto a meta de superávit primário do setor público em 3,3% do PIB (produto interno bruto) para o triênio 2010-2012. Entretanto, deste total somente 0,20% virão das empresas estatais. Foi mantida a decisão do governo de excluir o Grupo Petrobras da apuração do resultado primário para assegurar às empresas do grupo a condição necessária para os investimentos em pesquisa e prospecção na camada do pré-Sal. O texto mantém ainda a flexibilização sugerida pelo governo de, se necessário, reduzir o superávit do próximo ano para o resultado primário apurado em 2009. Isso porque ainda há incertezas em relação aos impactos da crise financeira internacional na economia brasileira.

Reserva de Contingência - O texto determina que a Reserva de Contingência (recursos livres para o aporte em despesas emergentes e imprevistas para as quais não haja dotação própria), não ultrapasse 2% da receita corrente líquida.
Emendas – O texto prevê a divulgação, na internet, pelo Congresso Nacional, de todas as emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária, e respectivos pareceres.
Transparência - O parecer prevê a divulgação, atualizada mensalmente, dos limites para empenho e movimentação financeira, por órgão do Poder Executivo. Hoje as informações não estão sistematizadas, sendo necessário combinar vários Decretos para se saber quais dotações se encontram liberadas ou contingenciadas. O parecer também determina a transparência – divulgação na internet - nos gastos com pessoal de todos os Poderes e Ministério Público, incluindo administração indireta. O texto propõe ainda a divulgação das entidades privadas que recebem recursos da União, que deverá manter atualizada na internet, não apenas o nome, endereço e CNPJ das entidades beneficiárias de recursos públicos, mas também o valor, objeto e número do convênio, os valores transferidos, bem como nome, função e CPF dos dirigentes da entidade beneficiária.
Leia mais nos sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Lula, paparicado pela Oligarquia Internacional, recebe prêmio por incentivo à paz, combate à pobreza e proteção das minorias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebe hoje, na sede da Unesco, em Paris, o Prêmio Incentivo da Paz, Félix Houphouët-Boigny. O prêmio concedido ao presidente brasileiro é um reconhecimento por "seu trabalho em prol da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos, assim como por sua inestimável contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias", informa um comunicado da Unesco. O prêmio, que leva o nome do ex-deputado marfinense na França e depois presidente da Costa do Marfim, foi criado em 1989 e é concedido todos os anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Tem por objetivo prestar homenagem às pessoas, instituições e organismos que contribuíram significativamente para incentivar, buscar, salvaguardar ou manter a paz, tendo presentes os princípios da Carta das Nações Unidas e a Constituição da Unesco. Entre os que já receberam este prêmio figuram Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk; Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat; o Rei da Espanha, Juan Carlos 1º, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter; o Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; e o ex-presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari. Alguns dos premiados com o Houphouët-Boigny receberam depois o Prêmio Nobel da Paz.

Lula: Brasil pode discutir em condições de igualdade com países do G8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã da reunião do G8 (grupo que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia), na Itália. Ontem Lula afirmou que “está vendo pouca coisa acontecer por parte dos países ricos”. “É preciso cobrar o que decidimos que o FMI e o Banco Mundial iriam fazer”, acrescentou o presidente, que está na França. No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula disse que espera avanços dos países ricos e reiterou que o “grande fórum de discussões das questões econômicas” deveria ser o G20 - grupo que reúne as economias desenvolvidas e emergentes - , que tem reunião marcada para setembro.

Reunião - Dentre os temas que devem entrar em pauta no G8, o presidente Lula destacou a segurança alimentar e lembrou que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o número de pessoas que passa fome no mundo deve passar de 1 bilhão este ano. Para ele, o Brasil tem “uma lição a dar” e “experiência” por meio de programas como o Mais Alimentos. “Vamos chegar (à reunião do G8) em uma posição confortável de discutir, em condições de igualdade, com os países ricos do mundo. A verdade é que a situação está tão complicada que hoje é muito difícil os países ricos tomarem uma posição que não leve em conta o chamado Bric (grupo que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia e a China)”, disse.

Pensando no próprio futuro, Lula manifesta preocupação com violência em Honduras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar preocupado com a possibilidade de que a crise política em Honduras se torne mais violenta. Em uma entrevista exclusiva à BBC, ontem, em Paris, o presidente disse que "não podemos aceitar" que o governo interino de Honduras use violência para reprimir os simpatizantes do presidente deposto Manuel Zelaya. "Os golpistas têm que entender isso: não é possível aceitarmos mais golpes na América Latina", disse ele. Na entrevista, Lula manteve a posição do governo brasileiro de que o governo interino de Honduras "não pode ser reconhecido em hipótese alguma". Segundo Lula, a saída para a crise está na busca de uma mediação política no país. "Nós precisamos procurar uma interlocução, não com os golpistas mas com personalidades" da sociedade civil de Honduras.Na opinião do presidente, o melhor mediador para a crise é a OEA.

Governo do DF paga por serviços de limpeza pública que não são feitos

Desde o ano 1999, os contratos do GDF com empresas terceirizadas contratadas para realizar a limpeza pública e a destinação do lixo no Distrito Federal revelam a omissão do governo em fiscalizar a execução das obrigações contratuais. Em dez anos, mais de R$ 1,8 bilhão (valor corrigido pela inflação do período) foi repassado rigorosamente a empresas que somente recolheram os resíduos domiciliares e hospitalares. A modernização e ampliação de usinas foram esquecidas e a retirada do Lixão da Estrutural caminha a passos lentos. Já a coleta seletiva foi minimamente implantada. Enquanto isso, as empresas aumentam seus lucros, pois vendem serviços que não realizam. Em 1999, os serviços foram prestados sem licitação. O primeiro contrato de terceirização do lixo no DF foi realizado em 2000. Desde 2006, os contratos estão sendo renovados emergencialmente - sem licitação -, a cada seis meses. Quantas vezes foram pagas a retirada do Lixão da Estrutural e quantas vezes ainda será necessário pagar por ela?”, questiona o deputado Chico Leite. Ele defende que o Poder Legislativo investigue o que vem acontecendo nos últimos dez anos. O deputado acredita que o debate não pode ficar restrito à discussão a respeito da participação de empresas como a Qualix, Artec, Valor Ambiental, Caenge, Nely Transportes, Delta e outras. O foco deve ser a omissão do GDF em fiscalizar este contrato bilionário para que a sociedade não continue a arcar com a má gestão de recursos públicos nos novos contratos. Em 2007, Chico Leite defendeu a instalação da CPI do Lixo na Câmara Legislativa.

A fábula do aquecimento global (8)

(Continuação da entrevista da La Nouvelle Revue d’Histoire)
La Nouvelle Revue d’Histoire – Contudo, como se diz frequentemente, «os glaciares desaparecem…Marcel Leroux – Porque não se diz que eles estiveram ainda mais reduzidos, como aconteceu nos Alpes, durante a Idade Média e que o comprimento da língua glaciária hoje observável depende da sua alimentação em neve anterior ao período actual?É tanto mais verdade que, noutro exemplo hipermediatizado, à altitude das neves do Kilimanjaro, próximo dos 6000 metros, não foi a temperatura (inferior a 0 ºC) que variou mas sim, como em muitas outras regiões, as condições de pluviosidade que se modificaram (1,2).
La Nouvelle Revue d’Histoire – Diz-se igualmente que os ciclones são cada vez mais numerosos e cada vez mais violentos.
Marcel Leroux – Os especialistas de meteorologia tropical não têm essa percepção, mas eles não são escutados… Afirmam mesmo que não se observa qualquer tendência para o aumento da frequência e da potência dos ciclones tropicais.No colóquio sobre ciclones tropicais realizado na Costa Rica, sob a égide da Organização Meteorológica Mundial, em Dezembro de 2006, concluiu-se mesmo que «nenhum ciclone pode ser atribuído às alterações climáticas».Chris Landsea, especialista incontestado de ciclones, preferiu demitir-se do IPCC do que «participar num processo motivado por objectivos preconceituosos e cientificamente não fundamentados».Mas os estragos provocados pelos ciclones oferecem tão «belas imagens» às revistas e aos telejornais… O exemplo do Katrina foi explorado sem vergonha embora a rotura dos diques de Nova Orleães tenha sido uma catástrofe já anunciada desde há longa data…
Ver Ainda a tragédia de Nova Orleães (1) Leroux, M. (1996, 2001) – La dynamique du temps et du climat, Masson-Sciences, Dunod, 367 pp.(2) Leroux, M. (1998) – Dynamic analysis of weather and climate, Wiley-Praxis series in Atmosph. Phys., 365 pp.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário