sábado, 11 de julho de 2009

Opinão, Notícia e Humor

MANCHETES DO DIA

O BLOBO
MULTA À PETROBRAS DERRUBA A SECRETÁRIA DA RECEITA FEDERAL

Mantega já comunicou decisão a Lina Vieira; novo ‘leão’ sai semana que vemO ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu demitir a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e já comunicou isso a ela, numa conversa esta semana, informa Jorge Bastos Moreno. Mantega ficou muito irritado desde que O Globo revelou, em maio, que a Receita investigava a Petrobras – depois multada – num processo que acelerou as articulações para a criação da CPI da Petrobras no Senado. Além de, como superior hierárquico, não ter sido informado de que a Receita aplicara punição milionária à maior empresa do país, Mantega ainda ficou em situação desconfortável por ser membro do Conselho de Administração da Petrobras. O novo secretário da Receita vai ser escolhido pelo secretário-executivo do ministério, Nelson Machado, que já vem comandando informalmente a Receita. Lina Vieira, a primeira mulher a comandar a Receita, ficou apenas 11 meses no cargo, o menor tempo de permanência de um secretário. Sua passagem também foi marcada por forte queda de arrecadação. (págs. 1, Nhenhenhém, 3)

Ministro da Saúde critica o corporativismo

O ministro José Temporão reagiu aos sindicatos que são contra o projeto de modernização da rede de saúde: “Hoje, o sistema está privatizado por interesses corporativos.” O projeto é do governo, mas enfrenta a resistência do PT. (págs. 1 e 5)

Minc apoia proibição de asfaltar estrada

O Ministério dos Transportes determinou que o Dnit recorra à Justiça contra a decisão do Ibama de negar licença para pavimentar a BR entre Porto Velho e Manaus, obra do PAC. Já o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu o Ibama. (págs. 1 e 9)

FOLHETO SERRISTA DE S. PAULO
PAÍSES RICOS MUDAM G8 PARA INCLUIR EMERGENTES

Grupo cria fórum de 14 países, entre os quais o Brasil, para reforçar governançaA cúpula do G8 com economias emergentes terminou com uma espécie de declaração de morte do grupo de países ricos por seu presidente de turno e anfitrião, a Itália, relata Clóvis Rossi.Em seu lugar nasce outro fórum, hoje chamado G14, que pode ser etapa transitória para uma entidade ainda mais ampla. Na fala do premiê italiano, Silvio Berlusconi, o G8 “não é mais idôneo”. É preciso expandir os interlocutores para fortalecer a governança global.A EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia devem se somar Brasil, México, Índia, China, África do Sul e Egito. Eles terão um cronograma de reuniões setoriais prévias à sua cúpula anual.O americano Barack Obama ecoou a transição e citou como desafios conjuntos a mudança climática, o roubo de materiais nucleares, a recessão global e a expansão da pobreza. Defendeu ainda reformar a ONU e ampliar seu papel. (págs. 1 e B1)

Renan indica aliados para evitar ação contra Sarney

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), indicou seus aliados mais próximos para compor o Conselho de Ética. O objetivo é evitar medidas contra José Sarney (PMDB-AP), atual presidente da Casa.Sarney é alvo de denúncias que podem lhe custar o mandato. Renan decidiu repetir a mesma fórmula que o ajudou a enterrar representações em 2007. Os governistas têm 10 dos 15 integrantes do conselho. (págs. 1 e A4)

SP confirmar sua 1ª morte por gripe suína

O Estado de São Paulo anunciou a primeira morte por gripe suína (a segunda no Brasil). A vítima, de 11 anos, morava em Osasco e morreu em 30 de junho.A menina não foi tratada como um caso de gripe suína; só após a morte, quando o vírus foi detectado em seu irmão, descobriu-se que ela também tivera a doença.Para a Secretaria de Saúde, como o quadro da criança não era característico da doença, não houve negligência do hospital. Não se sabe como ela sofreu o contágio.O secretário da Saúde do Estado, Luiz Barradas Barata, afirmou que a morte não implica mudança no combate à gripe. O país tem 1.027 casos confirmados. (págs. 1 e C1)
O PANFLETO DE S. PAULO
GRIPE MATA EM SP E CONTÁGIO É INVESTIGADO

Segundo secretaria, menina não teve contato com doentesO Estado de São Paulo registrou a primeira morte causada pela gripe suína. A vítima foi uma menina de 11 anos que, em princípio, não teve contato com pessoas que contraíram o vírus no exterior. Quatro pessoas próximas à criança também foram contaminadas, mas passam bem. As autoridades de saúde destacaram que a origem do contágio continua sob investigação. A eventual confirmação de que a menina não conviveu mesmo com nenhum doente será um sinal de que o vírus H1N1 já se dissemina pelo Brasil. A criança não apresentou inicialmente os sintomas da nova gripe – febre súbita acima de 37,5ºC, tosse e dor de garganta. Ela morreu apenas cinco horas após chegar a um hospital privado em Osasco. (págs. 1, A15 e A16)

Países ricos admitem que G-8 tem de ser ampliado

Os chefes de Estado dos países mais ricos encerraram reunião de cúpula na Itália como o entendimento de que o chamado G-8 não tem mais força para lidar sozinho com situações como a crise financeira mundial. “Parece errado pensarmos que podemos lidar com alguns desafios globais sem grandes potências como China, Índia e Brasil”, disse o presidente do EUA, Barack Obama. (págs. 1, B1 e B3)
JORNAL DO BRASIL
PAÍSES RICOS PEDEM AJUDA A EMERGENTES

Desafios globais exigem participação de China, Índia e Brasil, diz ObamaGrupo dos sete países mais ricos do mundo, o G-8 pode estar perto do fim. Na reunião anual da cúpula do grupo, os principais líderes admitiram que a crise exige a ajuda dos emergentes, com a criação de um fórum ampliado para enfrentar a turbulência internacional e os problemas climáticos. “Não podemos lidar com esses desafios globais sem grandes potências como China, Índia e Brasil”, disse Barack Obama. Os participantes da reunião se comprometeram a liberar US$ 15 bilhões em três anos para o abastecimento de alimentos no mundo. (págs. 1 e Economia, A16)
GOLPISTA BRAZILIENSE
O AVANÇO LETAL DA GRIPE SUÍNA

Morte de criança em São Paulo aumenta suspeita de que o vírus H1N1 já circule no Brasil. Doença registra mais de mil casos no país. Subsecretaria de vigilância à saúde no DF mantém estratégias de prevenção. (págs.1, 14 e Brasília-DF, 6)

Fraude - Clonagem na Saúde piora atendimento

Somente em 2009, o ministério da Saúde suspendeu o envio de R$ 35,9 milhões de verbas às prefeituras por causa de fraudes no cadastro das equipes dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Há casos de equipes clonadas em duas cidades diferentes. Irregularidades agravam situaçãoda rede pública. (págs. 1, 2 e 3)

Um comentário:

  1. Saïd, o Ministério da Saúde continua investigando a forma de contágio da menina que, infelizmente, faleceu na última sexta-feira. Enquanto não tivermos esta resposta, não podemos afirmar a circulação do vírus no Brasil. Assim que a tivermos, a população e profissionais de saúde serão avisados para que possamos continuar a agir juntos no combate à Influenza A (H1N1).

    Att.,
    Assessoria de imprensa -
    Ministtério da Saúde

    ResponderExcluir