segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Uma moeda decadente...



Uma moeda que perdeu o brilho


Com a debilidade da economia americana, os investidores fogem do dólar e buscam lucros em outras moedas -- e o real virou a bola vez

Por José Roberto Caetano

Pense num país em que o governo tem uma dívida enorme, o desemprego está em alta, os consumidores temem o futuro e as empresas não conseguem crescer. Num ambiente desses, a moeda local não para de perder força e passa a ser desprezada. Parece o Brasil do passado? Pois são os Estados Unidos do presente. A maior economia global vive sua pior fase em décadas. Como ocorre em qualquer mercado em que vigore a lei da oferta e da procura, a rejeição aos Estados Unidos pelos donos do dinheiro provoca uma forte depreciação do dólar. Nos últimos meses, investidores do mundo todo saíram em busca de ativos em moedas de economias emergentes. O rand, da África do Sul, o dólar australiano, o peso chileno e -- a mais valorizada das moedas emergentes -- o real brasileiro. A atração cresceu a tal ponto que, em meados de outubro, o governo criou um pedágio -- um imposto de 2% sobre movimentação financeira -- para o dinheiro que entra no país em busca de aplicações em renda fixa e na Bovespa. Decorridos poucos dias, já é evidente que a medida será incapaz de conter duas grandes tendências em relação ao Brasil. Uma delas é a de atração de mais capital. De janeiro a setembro, entraram 23 bilhões de dólares para aplicações em renda fixa e ações. A outra, decorrente da primeira, é o fortalecimento do real.

A própria escala da economia dos Estados Unidos faz com que medidas isoladas de países sejam inócuas para deter os movimentos cambiais globais. Os pacotes de socorro do governo americano injetaram 9 trilhões de dólares em bancos, seguradoras e empresas, cerca de seis vezes o PIB brasileiro. A máquina de impressão oficial forneceu um décimo desse total, fazendo a quantidade de moeda em circulação no país dobrar no período de 12 meses até setembro. Ao mesmo tempo, a crise levou o Federal Reserve, o banco central americano, a reduzir a taxa de juro básico a praticamente zero. O juro baixo e a maior abundância de dinheiro estimulam os investidores a tomar dólares emprestados para fazer investimentos em ativos cotados em outras moedas. Um dos destinos é o setor de commodities. O petróleo, por exemplo, subiu cerca de 80% num ano em que o consumo patinou. Outro alvo são aplicações em títulos de países emergentes, que rendem juros muito acima do americano -- no caso brasileiro, é possível auferir até 5% de lucro anual na renda fixa. "Isso faz com que o Brasil seja um sorvedouro de dólares", diz Fábio Silveira, economista da RC Consultores. Ativos reais, como ações, imóveis e terras, também estão na mira de compradores estrangeiros. Esse afluxo gera temores de formação de bolhas no Brasil -- outra das razões alegadas pelo governo para tentar restringir a entrada de capital.

A atual fuga do dólar significa que a moeda americana deverá ceder totalmente o lugar de grande protagonista nas transações internacionais? Não é bem assim. Está claro que o mundo das finanças perdeu o equilíbrio que vigorou desde o fim da Segunda Guerra. Mas ainda não se sabe ao certo qual será a nova âncora financeira global. "Daqui a dez anos, o dólar não deverá ser mais tão importante quanto é hoje", afirma Jim O’Neill, chefe de pesquisas econômicas globais do banco Goldman Sachs. "Mas tem gente exagerando ao decretar sua morte. Ainda não existe nenhuma moeda que substitua o dólar." Alguns dos maiores entendidos no assunto, porém, começam a especular sobre como será este novo mundo. Está em curso uma reconfiguração maior do capitalismo, na qual o Brasil é chamado a exercer um novo papel ao lado da China. "Já está na hora de envolver os chineses na criação de uma nova ordem financeira mundial", disse o investidor húngaro-americano George Soros, em entrevista recente ao diário inglês Financial Times. "E eu acho que o real, do Brasil, também deveria fazer parte do sistema."

A ascensão dos países emergentes, em especial de China, Brasil e Índia, é uma grande mudança estrutural. Isso já vinha ocorrendo antes da turbulência financeira que teve seu epicentro no estouro da bolha imobiliária americana. O que se tem visto nos últimos meses, com o mundo desenvolvido ainda atolado em problemas e a reação dinâmica nos emergentes, confirma a alteração de pesos. O sucesso obtido pela China, que superou as previsões apresentando crescimento anualizado de 8,9% no terceiro trimestre, é a maior evidência. Sua economia, agora com dimensão próxima de superar a do Japão como a segunda maior do mundo, se tornou determinante para o fluxo financeiro. Aqui termina o paralelo entre Brasil e China. Na avaliação dos especialistas, a política chinesa de câmbio fixo é o principal fator por trás da valorização do real e de outras moedas. O Brasil, assim como África do Sul, Austrália e Chile, mantém um regime de câmbio flutuante e de liberdade de movimento do capital. Já o valor do yuan, a moeda chinesa, é mantido artificialmente igual ao do dólar. Daí muitos produtores industriais brasileiros perderem vendas no exterior para similares chineses -- como é o caso dos calçados na Argentina. E, no mercado brasileiro, produtos chineses ganharem cada vez mais espaço.

A paridade do yuan é protegida por uma muralha da China -- seu banco central. A instituição conta com mecanismos que dificultam a entrada no país de recursos financeiros de curto prazo e compra implacavelmente os dólares que ultrapassam a barreira, impedindo a desvalorização da moeda e a perda de competitividade das exportações. Apenas na primeira metade deste ano, o BC chinês acrescentou mais de 180 bilhões de dólares a suas reservas, atualmente superiores a 2 trilhões de dólares. O modelo exportador que produziu esse resultado, porém, está em xeque. Ele foi o mesmo seguido com sucesso por países como Coreia do Sul, Taiwan e Singapura. Um de seus pilares é justamente a política de câmbio sempre desvalorizado. Ocorre que nenhum dos países antecessores tinha tamanho para provocar maiores abalos. Mas a China vem desequilibrando a ordem vigente. Por isso estão subindo de tom no mundo as pressões para que os chineses revisem sua fórmula de crescimento econômico. A guinada, contudo, não deve ocorrer no curto prazo. "O modelo chinês atual não é mais viável como fonte de crescimento para os próximos 20 anos", diz o economista Paulo Pereira Miguel, da gestora de investimentos Quest. "Mas a saída desse modelo é uma transição lenta." O que se espera da China é que, gradualmente, deixe de focar tanto a exportação e desenvolva mais o mercado doméstico. Os prognósticos mais otimistas são de que os chineses comecem a desvalorizar sua moeda no ano que vem, quando sentirem que a superação da crise foi consolidada. A China aceitaria iniciar a mudança após alcançar três objetivos: voltar a crescer 10% ao ano, ver suas exportações aumentarem outra vez e assegurar que a inflação esteja controlada.

Se as mudanças na China são para médio e longo prazo, as da economia americana podem estar mais próximas, o que já daria um alívio para o real. Para isso, é preciso que a recuperação da maior economia do mundo se confirme. Os sinais, por ora, são dúbios. O déficit externo americano já melhorou. Caiu de 804 bilhões de dólares em 2006 para menos de 400 bilhões atualmente. Os americanos também estão diminuindo a compra de produtos de fora e exportando mais, para reduzir seu déficit comercial. Mas indicadores como preços no atacado e emissão de alvarás para construção mostram que a economia real ainda anda de lado. Isso significa que, para desgosto dos exportadores brasileiros, as coisas podem piorar antes de começarem a melhorar. Analistas não descartam que a cotação do dólar caia para até 1,50 real nos próximos meses. "Acredito que o dólar possa se enfraquecer ainda um pouco mais, mas dentro de 12 meses já terá recuperado um bocado de seu valor", diz O’Neill, do Goldman Sachs. "Por quê? Porque a grande melhoria recentemente iniciada na conta corrente americana irá continuar e, ao final de 2010, o Fed começará a sinalizar que a política monetária não poderá mais ser tão frouxa." Para decepção de muitos brasileiros, incluído o ministro da Fazenda, há pouco a fazer senão torcer para O’Neill estar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário