domingo, 24 de agosto de 2008


Alemanha quer mudar lei para impedir que estrangeiros comprem empresas do país

A volta do nacionalismo...lá

No melhor estilo faça o que faço, mas não o que eu digo, a Alemanha, um dos principais incentivadores de privatizações em outros países, já estuda vetar a entrada de fundos estrangeiros nas suas empresas.
O principal alvo da mudança, prevista para entrar em vigor em 2009, são os fundos soberanos, principalmente, asiáticos, de olhos em empresas de áreas estratégicas, como telecomunicações. Pelo visto, o governo alemão só deseja o dinheiro desses fundos para evitar a falência de suas empresas e -bancos envolvidos na aventura do mercado subprime.
Uma mudança na lei de comércio externo pretende blindar as empresas alemãs a investidores "indesejados". A medida, porém, é criticada por setores empresariais, que a qualificam de proteccionista.
O governo alemão quer evitar que os fundos de investimento extracomunitário detenham mais de 25% de uma empresa.
A alteração da lei visa a aumentar os obstáculos à aquisição de qualquer empresa por parte de estrangeiros. A interdição deve excluir apenas os países da União Européia, Liechtenstein, Suíça, Noruega e Islândia.
Após a lei ser aprovada, o Ministério da Economia terá três meses para solicitar informação sobre as aquisições extraeuropeias que superem os 25%. Caberá ao ministério avaliar se as aquisições representam ameaça à ordem pública ou à segurança do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário