sexta-feira, 29 de agosto de 2008

4 Mil Usinas

Irã confirma que não vai paralisar programa nuclear

O Irã tem 4 mil centrífugas nucleares funcionando, disse uma autoridade em comentários publicados na sexta-feira. O número está em linha com o verificado pelo órgão nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), mas é menor que o citado pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
O Irã afirma estar instalando centrífugas para enriquecer urânio para que tenha combustível para suas usinas de energia nuclear. Mas o Ocidente acusa Teerã de buscar tecnologia para enriquecer urânio num grau mais elevado e usá-lo em ogivas nucleares.
Ahmadinejad disse no mês passado que o Irã tem mais de 5 mil centrífugas funcionando, mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que checa regularmente as instalações nucleares iranianas, afirmou mais tarde que, aparentemente, Ahmadinejas superestimou esse número em mil centrífugas.
"Há atualmente perto de 4 mil centrífugas em atividade na unidade de enriquecimento de urânio de Natanz... Outras 3 mil centrífugas estão sendo instaladas", disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã Alireza Sheikh Attar à televisão estatal, segundo informações da agência de notícias estatal IRNA.
Potências mundiais ofereceram ao Irã um pacote de incentivos nas áreas comercial e nuclear, entre outras, para que o país suspenda suas atividades atômicas, mas Teerâ já disse diversas vezes que não fará isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário