segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Senado Federal

Nelson Jobim é convidado a debater reativação da Quarta Frota

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi convidado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para debater a reativação da Quarta Frota da Marinha norte-americana, cuja área de atuação é o Atlântico Sul. A audiência pública será na quinta-feira (28), às 10h.


A Quarta Frota foi criada durante a Segunda Guerra Mundial para atuar na América Latina e foi extinta em 1950. No entanto, os Estados Unidos (EUA) decidiram reativá-la. Segundo relato do embaixador daquele país no Brasil, Clifford Sobel, a um grupo de senadores, a nova unidade da Marinha norte-americana seria destinada principalmente a atividades humanitárias, como assistência à saúde e a vítimas de desastres naturais, além da prevenção do narcotráfico.
Na última quarta-feira (20), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em Plenário carta aprovada pelos integrantes da CRE e enviada aos candidatos à Presidência dos Estados Unidos, John McCain e Barack Obama, na qual os senadores perguntam a posição que eles têm sobre a reativação da Quarta Frota.
Na correspondência, os senadores afirmam que os países do continente sul-americano vivem em paz, sob regime democrático e grande pluralismo político, ético e religioso. Lembram ainda que o Parlamento do Mercosul aprovou em julho último declaração sobre a "inoportunidade e desnecessidade" da reativação da Quarta Frota norte-americana e perguntam a opinião de cada candidato sobre a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que permite aos países signatários estenderem sua plataforma continental até o limite de 350 milhas náuticas.
A CRE planeja convidar, em seguida, o embaixador Clifford Sobel para debater o assunto. A reunião da quinta-feira será realizada na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário