quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal "Tribuna da Imprensa" de 28 de agosto de 1968

Padre francês é expulso do País

A expulsão do País do padre francês Pierre Vouthier, que ontem mesmo seguiu para Paris, às 22,50h, era considerada por fontes autorizadas como "a primeira de uma série que o governo pretende aplicar para evitar que os movimentos de estudantes e de operários continuem a ter participação de estrangeiros". Garantia-se que outros sacerdotes, também arrolados em investigações sumárias da Delegacia Regional de São Paulo do Departamento de Polícia Federal, deverão receber idêntica sanção do governo. O Ministério da Justiça está certo de que nos movimentos estudantis e operários, principalmente da capital paulista, de Santo André e Botucatu, houve participação de elementos estranhos à classe. Outras expulsões deverão ser anunciadas logo após a conclusão das investigações, previstas para esta semana.

(Esta coisa de estrangeiro vim dar pitaco nos nossos assuntos é antiga...As posturas do governo brasileiro é que mudaram. Hoje há total subserviência. Lula deveria fazer o mesmo com as ONGs estrangeiras hoje...Pouparia muito dor de cabeça)

Costa regulamenta exploração de petróleo
BRASÍLIA (Sucursal) O presidente Costa e Silva assinou decreto ontem regulamentando a exploração e a pesquisa na plataforma submarina do Brasil, nas águas do mar territorial e nas águas interiores, fixando que, doravante, "aqueles que forem encontrados realizando pesquisas ou explorações não autorizadas, ficarão sujeitos às sanções previstas na legislação brasileira". Segundo o decreto presidencial, que revoga o anterior baixado a 6 de junho último, somente o chefe do governo, depois de ouvido o ministro da Marinha, poderá autorizar estrangeiros a realizarem pesquisas ou explorações em águas brasileiras, mesmo assim obedecendo a várias exigências, inclusive o pedido prévio de 180 dias, quando também será ouvido o Ministério das Relações Exteriores.

(Se não fosse o Costa e Silva e a luta pelas 200 milhas, como estaríamos hoje com o Pré-Sal?)

Japão quer aumentar cooperação
A missão japonesa, que ontem visitou o chanceler Magalhães Pinto, estará participando hoje no Itamaraty de uma reunião de trabalho para a discussão de uma maior cooperação econômica entre os dois países. A missão é chefiada pelo deputado Shojiro Kawashima e composta dos deputados Munenori Akagi, ex-ministro da Agricultura e atual secretário geral do Partido Liberal Democrático, e Daisuke Akita, presidente das Comissões de Educação e de Legislação Social e Trabalhista da Câmara dos Deputados.

Simas promete mais telefone
BRASÍLIA (Sucursal) - O ministro Carlos Simas, das Comunicações, em entrevista concedida à imprensa, na tarde de ontem, expôs os planos de desenvolvimento em expansão, relativos à sua Pasta. Com grande objetividade, ele dividiu a sua exposição em diversos tópicos, relativos aos setores abrangidos pelo seu ministério. No que se refere à Comunicação Telefônica Brasileira e suas subsidiárias, o professor Simas adiantou que no plano de expansão do atual governo estão compreendidas instalações de mais de 500.000 terminais automáticos com aproximadamente 600.000 telefones.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário