quarta-feira, 17 de junho de 2009

Eclésia da Democracia...ou não?

Resposta da Petrobras ao jornal Zero Hora
Junho 16, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Uma matéria no jornal Zero Hora que dizia que a Petrobras pediu a data de publicação de uma matéria sobre a estatal para poder responder aos questionamentos do jornalista do veículo.Gostaria de saber a posição da Petrobras, se essa é uma prática comum ou se foi apenas para não publicar as respostas e perguntas no blog antes da publicação no jornal.
A Petrobras não está condicionando o fornecimento das respostas à informação sobre a data de veiculação da matéria. Devido a interpretações equivocadas de que objetivo do Blog Fatos e Dados seria “vazar” o noticiário, a Petrobras decidiu postar as perguntas dos jornalistas e as respostas da Companhia por volta de 0h do dia da publicação da matéria em jornais e revistas. Por isso, a assessoria de imprensa da Petrobras está pedindo que os repórteres indiquem a data de publicação da reportagem. A Petrobras mantém o propósito de transmitir as informações de forma transparente e reafirma que o objetivo do Blog é prestar esclarecimentos relacionados à CPI e divulgar os posicionamentos da Companhia informados à imprensa.
Após publicar, em 15/06, na seção de “Cartas de Leitores”, resposta resumida da Petrobras que desconstruía, com base em fatos e dados, as conclusões parciais e errôneas de “estudo” que mereceu destaque em matéria no Jornal Valor Econômico, o repórter responsável saiu-se com a réplica abaixo:
“O jornal não afirmou que a Petrobras deixou de recolher tributos para reforçar o caixa. Apenas divulgou um estudo feito por um consultor de um partido da oposição, no momento que a empresa está no centro do debate político”.
Veja a matéria do Valor Econômico de 12/06/2009 – “Manobra contábil da Petrobras é usada por grandes empresas, sugere estudo”, no
site do jornal (acesso restrito aos assinantes do jornal) ou clique aqui e acesse a íntegra no clipping do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal
Leia os esclarecimentos enviados pela Petrobras
Conheça a evolução dos investimentos da Petrobras nos últimos anos, com base nas informações que constam no site de Relações com o Investidor.

Petrobras: carro-chefe dos investimentos e crescimento do país

David Fischel e Ricardo Ribeiro Pessôa, ambos ex-presidentes da Associação Brasileira de Engenharia Industrial, assinam artigo publicado em 12 de junho de 2009, no Jornal do Brasil, que traz relação interessante entre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a CPI da Petrobras. Sob o título “O que o PAC tem a ver com a CPI”, eles sugerem uma analogia entre engenheiros, PAC, CPI da Petrobras e crescimento econômico brasileiro.
Leia o resto deste post

Nenhum comentário:

Postar um comentário