quarta-feira, 19 de maio de 2010

Do Blog da Petrobras...

Patrocínio cultural: respostas à Folha de S. Paulo

Folha de S.Paulo publicou, nesta quarta-feira (19/05), a reportagem “ (In)dependente?". Veja abaixo as respostas encaminhadas pela Petrobras às perguntas enviadas pelo jornal.

1) Qual a função de Claudio Jorge Oliveira na Petrobras?

Resposta: Claudio Jorge Oliveira é empregado concursado da Petrobras há 24 anos, com pós-graduação em Gestão de Comunicação Corporativa. Atualmente, exerce o cargo de coordenador de Música, Patrimônio e Cultura Digital da Gerência de Patrocínios da Petrobras.

2) Quem escolhe a comissão que seleciona os projetos?

Resposta: As comissões são escolhidas pela Petrobras, em comum acordo com o MinC e a Secom. São formadas por 5 a 7 integrantes externos à Companhia, ligados à cultura brasileira, de reconhecida atuação na área para a qual foram convidados (realizadores, críticos, professores, acadêmicos, pesquisadores, imprensa), e provenientes de distintas regiões do país. As comissões são renovadas a cada edição. Com isso, mais de 200 especialistas já participaram da seleção pública de projetos, incluindo os festivais de música. Todo o processo de seleção pública é pautado pela transparência e os projetos são selecionados levando-se em conta seu mérito qualitativo e consistência.

3) Quando o PPC foi criado?

Resposta: O Programa Petrobras Cultural foi criado em 2003.

4) Quanto a Petrobras já investiu em festivais de música desde o início do PPC?

Resposta: R$ 2 milhões na edição 2008-2009 e R$ 3 milhões para a edição 2010, que abrange festivais que aconteçam entre maio de 2010 e abril de 2011.

5) Antes do PPC também havia patrocínio a festivais de música?

Resposta: Antes das seleções públicas do PPC a Petrobras lançou, em parceria com o MinC e o Instituto Moreira Sales, o I Edital Petrobras de Festivais de Música (2007), que selecionou 25 festivais.

6) Quanto cada um dos 17 projetos deste ano está recebendo? São valores idênticos ou varia conforme a dimensão do projeto?

Resposta: O valor total é de R$ 3 milhões. A Petrobras não informa valores individuais. As cotas de patrocínio são variadas, de acordo coma dimensão do projeto.

7) Quais são os projetos ligados à Abrafin selecionados no PPC deste ano?

Resposta: Para a Petrobras é indiferente se o projeto é ou não ligado a qualquer instituição. Como já informado, os critérios de seleção são o mérito qualitativo e a consistência.

Leia também o artigo “ Se o governo cismar, o indie acaba no Brasil", de Álvaro Pereira Junior, publicado no caderno Folha Teen, segunda-feira (17/05), e que pautou a reportagem.

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