quarta-feira, 12 de maio de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora a noite)

Controladoria Geral da União também inicia investigação do escândalo. Onze dias após a divulgação das denúncias de envolvimento do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com o chinês Li Kwok Kwen, preso pela PF por contrabando, o Palácio do Planalto enfim começou a pressioná-lo para que se afaste do cargo. Ontem, o Ministério da Justiça chegou a divulgar que Tuma Jr. se afastaria do cargo por 30 dias, para permitir o avanço das investigações. Mas o secretário, irritado, negou a informação. "Não tem essa história de licença. Eu jamais vou pedir licença. Isso não existe", protestou. De início, Tuma Jr. só aceitou sair de férias por dez dias, mas à noite concordou em tirar os 30 dias. "Vou pegar um sol. Volto quando estiver moreninho", ironizou. Além da PF e do Conselho de Ética Pública, a Controladoria Geral da União (CGU) também decidiu investigar as suspeitas contra o secretário. (págs. 1 e 3)

FOLHA DE S. PAULO
REINO UNIDO TEM PREMIÊ CONSERVADOR DEPOIS DE 13 ANOS

Cameron, o mais jovem a ocupar o cargo em quase dois séculos, vai governar em coalizão com liberais. Após 13 anos de governo trabalhista, os conservadores retornaram ao poder no Reino Unido. O novo primeiro-ministro é David Cameron, 43, o mais jovem a ocupar o cargo desde 1812. Os conservadores chegaram ao poder graças ao que o próprio Cameron chamou, no primeiro discurso como premiê, de "coalizão plena" com os liberais-democratas. Seu partido tem 306 das 650 cadeiras do Parlamento. Os liberais, 57. A soma (363) dá a maioria para governar. Pela primeira vez em três décadas, uma coalizão definiu o primeiro-ministro no país. O líder liberal, Nick Clegg, será vice-premiê. Para Cameron, será preciso tomar "decisões difíceis" - entre elas sobre o déficit público em alta e a respeito de questões sociais. (págs. 1 e A12)

O ESTADO DE S. PAULO
SUSPEITA DE ELO COM MAFIOSO FAZ GOVERNO AFASTAR TUMA JR.

Ministro da Justiça dá licença de 30 dias ao secretário em meio a indícios de sua ligação com criminoso chinês. O ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) decidiu afastar por 30 dias o delegado Romeu Tuma Júnior da Secretaria Nacional de Justiça. Informalmente, o secretário disse que decidiu "tirar férias" para se defender. Tuma Júnior sai uma semana depois de o Estado revelar suas ligações com Paulo Li, chefe da máfia chinesa paulista. A PF tem indícios que transformam o secretário em suspeito de tráfico de influência e de crimes contra a administração pública. Após receber relato detalhado da PF, o Planalto abandonou Tuma Júnior politicamente. Apesar do discurso de que não pode condenar ninguém a priori, o presidente Lula esperava que o secretário tomasse a iniciativa de deixar o cargo, o que não ocorreu. A solução intermediária foi a da licença. (págs. 1 e Nacional A4)



Com texto que proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada - tomada por vários juizes ou desembargadores -, a Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação do projeto Ficha Limpa, que irá a votação no Senado. Texto segue para o Senado, onde pauta está trancada. A Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação do projeto Ficha Limpa, que proíbe, por oito anos, a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada tomada por vários juízes ou desembargadores mesmo que a sentença não tenha transitado em julgado, decisão que pode acontecer na segunda instância. A proposição segue agora para votação no Senado. O projeto, que surgiu da iniciativa popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), recebeu um substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo, que flexibilizou alguns aspectos do texto, permitindo sua votação.

CORREIO BRAZILIENSE
SERVIDORES VÃO DESAFIAR LULA

Os servidores públicos federais prometem não baixar a guarda diante das declarações do presidente Lula. Na segunda-feira, o chefe do Executivo informou que não há qualquer previsão de reajustes salariais em 2010 além dos acordados há dois anos, quando 40 carreiras tiveram aumentos nos contracheques. O recado, dado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, teve efeito contrário: os servidores pretendem intensificar as mobilizações nas categorias paralisadas e em negociações. Não é correto parar as conversas. Elas são reflexo do que fechamos em 2008 e foram empurradas com a barriga até hoje, disse Josemilton Costa, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Não estamos pedindo aumento, pedimos o que já estava acertado, completou Costa.

VALOR ECONÔMICO
BRASIL QUER O COMANDO DA FAO

Na reta final de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu reivindicar para o Brasil o comando da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, um dos mais cobiçados cargos em organismos multilaterais do globo. O "ataque" de Lula para garantir a inédita direção-geral da FAO a um brasileiro começará oficialmente com um aviso do Itamaraty aos 186 países-membros sobre a intenção do país de dirigir as políticas e o orçamento anual superior a US$ 1 bilhão do organismo internacional criado em 1945. E o candidato de Lula é o ex-ministro José Graziano, atualmente diretor regional da própria FAO para América Latina e Caribe. Mas o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, também está no páreo. Lula aposta no sucesso internacional de políticas para a agricultura familiar, segurança alimentar, desenvolvimento rural e de combate à fome para emplacar seu candidato. As vitrines são os programa Pronaf, PAA, "Mais Alimentos" e seguro de renda rural, implantados ou vitaminados ao longo de seu governo.



Um comentário:

  1. Elementar

    Uma boa maneira de entender a fritura de Romeu Tuma Jr é recordar outras ações da Polícia Federal em época de eleições. Por exemplo, a que flagrou uma bolada no escritório de Roseana Sarney e a que surpreendeu a compra do dossiê petista que sugeria ligações de José Serra com a máfia das ambulâncias.
    Há sempre um perfeito senso de oportunidade, que resulta conveniente para os planos de Serra. Por coincidência, mas por simples coincidência mesmo, como num passe de mágica, as investigações conseguem unir flagrantes constrangedores e pretensões eleitorais que envolvem o tucano de alguma forma.
    A propósito, o senador Romeu Tuma (PTB-SP), candidato à reeleição, atrapalha os planos da coligação encabeçada pelo PSDB paulista. Articuladores ligados a Serra, Geraldo Alckmin e Orestes Quércia tentam dissuadir Tuma há meses, sem sucesso. Até agora.

    ResponderExcluir