sexta-feira, 21 de maio de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora)

O GLOBO
COI DÁ SINAL VERDE PARA PORTO OLÍMPICO

As Olimpíadas do Rio em 2016 vão ter um quê dos Jogos de Barcelona de 1992, quando o Porto da cidade catalã foi revitalizado e hoje atrai turistas do mundo inteiro. Ontem, numa entrevista coletiva na Barra da Tijuca, membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovaram a reivindicação da prefeitura de a Região Portuária abrigar boa parte da Vila de Mídia nos Jogos de 2016. Isso representa pelo menos sete mil unidades habitacionais para a área, que terá ainda a Vila de Árbitros, com espaço para pelo menos 1.200 novas residências. Como no projeto original a Vila de Mídia estava prevista para ficar totalmente na Barra, o prefeito Eduardo Paes considerou a mudança uma grande vitória.

FOLHA DE S. PAULO
CIÊNCIA CRIA PRIMEIRA CÉLULA SINTÉTICA

Bactéria com DNA montado a partir de informações vindas de computador ganha vida e passa a se replicar. No passo mais próximo da vida artificial, cientistas nos EUA criaram a primeira célula viva controlada por DNA (código genético) montado com informações vindas de computadores. As pesquisas, feitas por 15 anos, provam que a vida não precisa de força especial para existir. O líder da pesquisa, Craig Venter, comparou o estudo com a computação. A Synthetic Genomics trocou o "software" de uma bactéria, pondo o genoma sintético na estrutura celular. O grande avanço foi "religar" a célula, transformando-a numa nova espécie. Para o bioeticista Arthur Caplan, esse é um dos "feitos mais importantes" da ciência. Mas, para o Prêmio Nobel David Baltimore, não se trata de uma revolução. Espera-se que os micróbios sirvam para produção de vacinas e combustíveis e para limpeza ambienta!. Mas também podem levar a toxinas poderosas. (Págs. 1 e A19)

O ESTADO DE S. PAULO
NOVO SISTEMA DE ESCUTA DA PF DISPENSA TELEFÔNICAS

Sinal da conversa será enviado de modo imediato à polícia por aparelho que a operadora não controlará. A Polícia Federal vai ter um novo sistema de escutas telefônicas com duas novidades: as operadoras de telefonia serão excluídas do processo de interceptação, e o Judiciário terá controle informatizado sobre todas as autorizações e sobre o início e o fim de cada escuta. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com quem foi negociado o novo modelo, terá online o número de processos que envolvem os grampos. No modelo, chamado Sistema de Interceptação de Sinais (SIS), um aparelho ficará nas centrais das operadoras de telefonia para que o sinal das ligações seja transferido para a polícia que passará a estocar e a decodificar as ligações. O SIS começou a ser negociado há dois anos, quando chegou ao Congresso a informação de que as operadoras teriam realizado 407 mil escutas só em 2007. Ao final de uma CPI, descobriu-se que o número significava a quantidade de vezes que os telefones interceptados haviam sido acionados, e não a quantidade de autorizações judiciais para grampear 407 mil telefones. (Págs. 1 e Nacional A4)
JORNAL DO BRASIL
LULA ATACA REJEIÇÃO AO DIÁLOGO

Pressão dos EUA por sanções não avança. O esforço diplomático em torno do acordo nuclear firmado com os iranianos levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fazer uma crítica indireta aos Estados Unidos, diante da insistência de Washington em aprovar logo sanções contra Teerã, ignorando a tentativa brasileira. "Tem gente que não sabe fazer política sem ter um inimigo", atacou Lula. No Conselho de Segurança da ONU, a pressão americana ainda não obteve sucesso. Ontem, Japão e Rússia se declararam a favor de negociações, enquanto no Irã o governo advertia que a imposição dos EUA vai enterrar o compromisso com brasileiros e turcos. (Págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

CORREIO BRAZILIENSE
SENADOR ABONA ASSESSOR FANTASMA

O caso das irmãs que nunca trabalharam no Senado apesar de lotadas no gabinete de Efraim Morais (DEM-PB), revela outra prática nefasta do Legislativo. Registros da folha de pessoal mostram que o parlamentar democrata abonava as faltas ao trabalho de Kelly Janaína Nascimento Silva, 32 anos. A funcionária fantasma estava incluída na categoria de “servidor em regime especial de frequência”, ou seja, dispensada de bater ponto. Dos 68 assessores que compõem o gabinete de Efraim Morais, 43 recebem abono do chefe e não prestam contas à Diretoria de Recursos Humanos da Casa. A Polícia Legislativa colheu ontem o depoimento de Kelly e da irmã, Kelriany. Também será ouvida a suposta advogada Mônica da Conceição Bicalho, suspeita de estelionato e acusada por Efraim Morais de ser a responsável pela contratação das funcionárias fantasmas. Antes de ser exonerada, Mônica integrava a lista dos abonados e não precisava comprovar a presença no local de trabalho para receber salário com dinheiro público. (Págs. 1 e 6)



VALOR ECONÔMICO
CRISE JÁ DIFICULTA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O mercado de captações externas, fonte generosa de recursos nos últimos meses, está praticamente fechado para bancos médios e pequenos e também empresas, como consequência do agravamento da crise internacional. Bancos de médio porte, como Cruzeiro do Sul e Bonsucesso, suspenderam planos de emissões externas. "Pretendíamos emitir US$ 100 milhões, mas desistimos porque não queremos pagar prêmios de um mercado estressado", diz Paulo Henrique Pentagna Guimarães, presidente do Bonsucesso. O Mercantil do Brasil também suspendeu os planos temporariamente. A paralisação não traz preocupação imediata, porque de janeiro a abril bancos médios captaram US$ 3,7 bilhões no exterior. Muitos vinham aproveitando a liquidez do mercado e se antecipando a uma necessidade efetiva, já de olho na volatilidade do período eleitoral. Lançamento de FIDCs e emissão de DPGEs - os certificados de depósito com garantia criados pelo governo na crise de 2009 para dar liquidez aos bancos médios - ressurgem como alternativas. (Págs. 1, C1, C3, D1, D2 e D3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário