sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prefeitos reclamam, mas "Lei da Transparência" entra em vigor em uma semana

Por Milton Júnior -Contas Abertas

Termina no dia 27 o prazo legal para que estados e municípios com mais de 100 mil habitantes publiquem na internet, em tempo real, informações “pormenorizadas” sobre quanto arrecadam e como gastam o dinheiro dos contribuintes. A partir desta data, começa valer a Lei Complementar 131, também conhecida como “Lei da Transparência”. Inicialmente, pelo menos 275 prefeituras em todo o país, além da União, estados e Distrito Federal, serão obrigadas a informar com detalhes as contas públicas. A rigor, quem descumprir a legislação terá as transferências voluntárias do governo federal suspensas e só poderá receber verbas previstas na Constituição.
Sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 2009, a Lei Complementar 131, de autoria do ex-senador João Capiberibe, acrescentou dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal e estabeleceu como prazo para adaptação dos estados e municípios com mais de 100 mil habitantes o período de um ano a partir da publicação.
Para municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes, o prazo para o enquadramento na lei é de dois anos, a partir da data da publicação da lei. Já para municípios com até 50 mil habitantes, o prazo para providenciar a publicação das informações definidas na lei é de quatro anos. A regra serve para todos os Poderes.
Prestes a vencer o prazo de um ano para que o poder público se adeque às novas regras de divulgação da execução orçamentária e financeira, diversos prefeitos de cidades com população superior a 100 mil habitantes se mostram preocupados. Recentemente, uma parte deles se mobilizou, durante reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Florianópolis, pelo adiamento do prazo. A prefeita de Valparaíso de Goiás, Leda Borges, foi uma das que reclamou do que chama de "curto período" para concluir o sistema, informa reportagem do jornal Correio Braziliense. Os chefes municipais temem o elevado custo e a falta de equipe técnica para desenvolver o programa.
O presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Coser, disse que a frente vem incentivando as prefeituras a se organizarem para cumprir a lei. Ele reconheceu, porém, que muitos dos municípios têm esbarrado em limitações que inviabilizaram a construção do sistema. "Por isso, pedimos mais prazo para adaptação, com o comprometimento de que o sistema já esteja em desenvolvimento", explicou. Segundo Coser, as prefeituras levam pelo menos seis meses para elaborar o portal.
Além do prazo, alguns gestores criticam a falta de regulamentação e das próprias regras da lei. No Rio Grande do Sul, segundo informa o jornal Zero Hora, o chefe da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Roberval Marques, argumentou que a lei ocasionará “um exagero” na oferta de dados. “Sou sempre favorável à transparência. Mas não podemos confundi-la com poluição de informação. No exagero da transparência, você sequer sabe onde buscar o que procura”, diz.
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) providenciou no mês passado uma minuta da regulamentação da Lei Complementar 131. O texto foi submetido à avaliação da Casa Civil da Presidência da República e atualmente aguarda, sem previsões, a sansão presidencial. Até lá, a CGU oferecerá mecanismos gratuitos aos municípios que pediram ajuda. O apoio vai desde a estrutura de banco de dados aos códigos-fonte dos programas do governo federal, que podem servir de base para a construção do portal da transparência.

Leia mais no “Contas Abertas”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário