quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sarney continua a luta pelo processo de modernização e transparência no Senado...

Ontem, dia 19/05/2010, a SERH – Secretaria de Recursos Humanos – do Senado emitiu a 1ª folha de pagamento unificada. Um avanço substancial no controle de desvios que possam ocorrer.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) continua na luta pela melhoria dos hábitos e estruturas deficientes da Casa. Eram várias as folhas no Senado: cada "órgão vinculado" (gráfica, Prodasen etc.) tinha a sua. Havia suspeitas de acréscimos indevidos e outras distorções. Por isso, Sarney resolveu racionalizar a coisa toda, unificando e racionalizando a folha de pagamento, para que o controle seja mais eficiente.
Na semana de 10 a de 14 de maio, a Secretaria de Recursos Humanos concluiu a implantação da Gestão Unificada de Pessoal do Senado Federal, atendendo à determinação do Primeiro-Secretário, formalizada por meio do Ato nº 44/2009. Desde então, foram iniciadas ações para cumprimento do Ato, cuja implantação deu-se primeiramente na Subsecretaria de Pessoal Inativo, em março deste ano.
Na prática, significa que, no encaminhamento e análise de direitos, deveres e obrigações, todos os servidores estão submetidos aos mesmos procedimentos e rotinas, independentemente do órgão em que o servidor esteja lotado. Exemplo: antes da unificação, um processo de um servidor lotado na SEEP, solicitando averbação de tempo de serviço, seguia para instrução no Serviço de Apoio Administrativo e Registros Funcionais; se o processo fosse de um servidor lotado no Prodasen, encaminhava-se ao Serviço de Recursos Humanos do Prodasen; quando se tratava de um servidor do Senado, o processo era encaminhado para o Serviço de Direitos e Deveres. Como se vê, havia 3 unidades tratando do mesmo assunto. Com a unificação, todos os processos são instruídos pelo Serviço de Direitos e Deveres. Houve, portanto, uma racionalização de rotinas administrativas e de estrutura.
Foram necessárias várias alterações no espaço físico para acomodar os novos integrantes da equipe. E hoje, pela primeira vez, passou-se a ter uma única folha de pagamento dos servidores do Senado Federal.
Ainda sob o enfoque da racionalização, as atribuições do Serviço de Identificação Funcional da SERH foram transferidas para a Secretaria de Polícia mediante Ato de Primeiro Secretário nº 12/2010, publicado no e-Bap de 19 de maio, até que a reforma administrativa consolide a mudança
Conheça as principais ações já adotadas desde fevereiro de 2009 por Sarney para proporcionar maior eficiência na gestão e transparência nas decisões administrativas do Senado, clicando aqui .


Transparência no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário