sexta-feira, 7 de maio de 2010

Carlos Chagas

Terrorismo explícito

Montes de números conflitantes e até esotéricos tem sido divulgados pela equipe econômica, pelos lideres do governo e pela imprensa empenhada em demolir o reajuste votado pela Câmara para os aposentados. A intenção surge clara: atemorizar o país através da ameaça de que a Previdência Social irá falir e os cofres públicos não suportarão o encargo. Ou então haverá aumento de impostos.
Por isso confundem, em vez de esclarecer. Já falaram em 3 bilhões de prejuízo ao ano. Como, também, de 40 bilhões, sem informar tratar-se de um cálculo feito para os próximos quatro anos. Uns sustentam 600 milhões de gastos suplementares em doze meses, outros elevam a quantia até 4 bilhões.
É terrorismo puro por parte dos mesmos de sempre, ou seja, dos representantes das elites infensas em estender aos menos privilegiados uma ínfima parte do que tem direito no bolo da riqueza nacional. Sabem que o Senado acompanhará a Câmara na concessão dos 7.7% de aumento. Confiam, mas como Floriano Peixoto, desconfiando, no caso, das promessas do presidente Lula de vetar o projeto. Importa-lhes tumultuar o processo.

Entrou no jogo

José Serra prometeu criar mais dois ministérios, dos Deficientes Físicos e da Segurança. Dilma Rousseff pensa no ministério da Criança. Para não ficar atrás, o presidente Lula mete sua colher na panela e sugere o ministério da Pequena e da Média Empresa.
George Orwell, no inesquecível “1984”, falava nos ministérios da Paz, que promovia a guerra, e do Amor, que proclamava o ódio. Quem sabe aparece alguém propondo o ministério da Corrupção, que por analogia combateria a impunidade?

Leia a coluna completa do excelente Carlos Chagas, no site do Cláudio Humberto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário