terça-feira, 3 de agosto de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DO DIA

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora ao final do dia)

O GLOBO
FALHAS NA GOL ATRASAM UM A CADA QUATRO VOOS NO PAÍS

Nos aeroportos, passageiros abrem 104 processos contra companhias. O excesso de voos fretados para destinos turísticos em julho e falhas no sistema da Gol de escala de tripulantes provocaram um efeito cascata nos aeroportos do país, atrasando 26% dos 2.162 voos domésticos até as 21h de ontem. A decisão dos funcionários da Gol de cumprir estritamente a legislação (máximo de 85 horas de voo por mês) também ajudou a atrasar mais da metade (52,5%) dos voos da segunda maior empresa aérea do Brasil, que teve ainda 12,6% das viagens canceladas. Na volta das férias, passageiros sofreram com o caos nos aeroportos: esperas de até oito horas e falta de informações. Nos juizados de Rio, São Paulo e Brasília, houve 104 queixas. Os funcionários da Gol farão greve dia 13. (págs. 1 e 19)

FOLHA DE S. PAULO
GOL CANCELA 300 VOOS E MILHARES LOTAM AEROPORTOS

Problemas começaram na sexta e devem continuar a afetar os passageiros que viajam nos próximos dias. No último final de semana das férias escolares, milhares de passageiros da companhia Gol enfrentaram atrasos e cancelamentos de voos em todo o país. Os problemas que começaram na sexta-feira, devido à falta de tripulantes, atingiram o auge ontem, com 99 voos cancelados até as 22h. No total, foram 315. A empresa não informou o número de passageiros prejudicados, mas milhares lotaram os aeroportos. A Gol afirma que boa parte dos cancelamentos ocorreu porque não havia funcionários disponíveis, já que o número de horas trabalhadas chegou ao limite do máximo previsto pela regulamentação da profissão. Houve correção na escala de trabalho, levando a cancelamentos em cascata. Não há prazo para a normalização, e voos dos próximos dias podem ser afetados. Em caso de atrasos que superem quatro horas, a companhia aérea é obrigada a reacomodar o passageiro em outro voo ou reembolsar o bilhete. (Págs. 1, C1 e C3)

O ESTADO DE S. PAULO
APELO DE LULA É VISTO COMO 'INTERFERÊNCIA' POR IRANIANOS

Para agência de notícias fiel ao governo, oferta de asilo a 'adúltera' foi influenciada pela 'mídia estrangeira'. O establishment conservador do Irã reagiu com aparente frieza ao apelo do presidente Lula para permitir que a iraniana Sakjneh Ashtiani, acusada de adultério, obtenha asilo no Brasil e não seja morta por apedrejamento. Embora nenhuma autoridade iraniana tenha comentado a oferta, o Jahan News, serviço de noticias ultraconservador, do Irã, que reflete fielmente o pensamento do governo, informou anteontem que o apelo de Lula era "clara interferência nos assuntos domésticos do Irã". Ainda segundo a agência, a oferta brasileira foi feita "sob influência da mídia estrangeira". SajadAshtiani, filho de Sakineh, disse ao Estado que a família está disposta a viver no Brasil se o Irã aceitar o pedido. "O ideal seria que minha mãe fosse solta e ficássemos aqui (no Irã), mas, se ir ao Brasil significará que minha mãe viverá, então, certamente, estamos dispostos a mudar.” (Págs. 1 e Internacional Al0)


JORNAL DO BRASIL
PAÍS ENFRENTA A SOMBRA DO CAOS AÉREO

Gol atrasa e causa efeito dominó. Falhas na malha aérea da Gol - causadas por falta de tripulantes - afetaram milhares de passageiros. A confusão no primeiro dia útil após as férias escolares fez lembrar o caos aéreo e levou a atrasos em 26% dos voos previstos. A empresa diz que seu efetivo é suficiente, mas a Anac já exigiu explicações. No Rio, candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu a abertura do capital da Infraero como forma de melhorar o modelo de operação. (Págs. 1 e A2)

CORREIO BRAZILIENSE
FRAUDE NO EXAME DA OAB TEM 30 INDICIADOS

Lista de advogados inclui integrantes de quadrilha que agia em todo o país e candidatos beneficiados pelo esquema. Um dos acusados, um policial rodoviário, teve a prisão preventiva decretada. Um advogado recebeu mandado de prisão domiciliar, mas está foragido. Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo cobrava R$ 50 mil de quem tentava a aprovação no teste realizado no início do ano. (Págs. 1 e 14)

VALOR ECONÔMICO
DESACELERAÇÃO GLOBAL NA INDÚSTRIA

O crescimento da atividade industrial desacelerou em várias das maiores economias do mundo em julho, reforçando a preocupação com o vigor da recuperação no segundo semestre. Embora o setor manufatureiro ainda esteja se expandindo em várias regiões, o ritmo mais fraco indica que as fábricas não serão o motor do crescimento como foram no começo do ano. Nos Estados Unidos, o índice da atividade industrial do Instituto de Gestão de Suprimento (ISM, na sigla em inglês) caiu para 55,5, ante 56,2 no mês anterior. A atividade industrial se fortaleceu na Europa, puxada pela Alemanha, mas caiu na França, Holanda, Irlanda e Áustria. O crescimento desacelerou em boa parte da Ásia. A China teve a primeira contração desde que a recuperação começou no início de 2009, o que indica que a retomada nas regiões que mais.

Veja também

ARTIGOS

A crise da classe média americana (Valor Econômico)

O jornal "Financial Times" publicou, no fim de semana, uma extensa reportagem sobre a crise da classe média americana. A matéria de Edward Luce, chefe da sucursal do FT em Washington, relata as agruras da família de Mark Freeman, ameaçado de perder a casa por inadimplemento de três prestações e obrigado a pagar mais caro pelo plano de saúde. Esses percalços familiares acontecem em meio à deterioração da vizinhança, devastada por residências abandonadas, pela invasão de traficantes e pela constância de tiroteios entre bandos criminosos. A família Freeman, mãe e pai, faturam US$ 70 mil por ano, uma renda 30% superior à média das famílias americ

Bovespa tem a 11ª alta consecutiva e quase zera as perdas no ano (O Estado de S. Paulo)
Concorrência no mercado de cartões de pagamento (Valor Econômico)
Dionísio Dias Carneiro, nossa educação e riqueza (O Estado de S. Paulo)
Importações fortes e superávit minguante (O Estado de S. Paulo)
A CLT se complica mais (O Estado de S. Paulo)
Incidente de usurpação de poder (Correio Braziliense)
Julho foi marcado pela recuperação dos ativos. E agora? (Valor Econômico)
Justiça do Trabalho e depósito recursal (Valor Econômico)
Lugar de bandido é na cadeia. Será? (O Estado de S. Paulo)
Morta a pedradas (Jornal do Brasil)
O que falta é gestão (Correio Braziliense)
Para analistas, presidente fez gesto 'tardio e incoerente' (O Estado de S. Paulo)
Primeiro confronto terá mais relevância para candidatos (O Estado de S. Paulo)
É inevitável a guerra no Oriente Médio? (Valor Econômico)


COLUNAS

Abandonado (O Globo - Panorama Político)

O PT se prepara para lançar, nos próximos dias, um portal de arrecadação de campanha na internet, via cartão de crédito ou débito em conta. Uma das ideias para divulgar o portal é que uma personalidade seja a primeira a contribuir. Os doadores terão que informar o número do CPF, o valor da doação e o número da conta do banco ou do cartão de crédito onde será feito o débito. Os petistas e o tesoureiro da campanha, José de Filippi, não têm previsão de volume, mas estão muito otimistas com a pulverização da arrecadação. Já os tucanos estão inclinados a não tentar obter contribuições de campanha pela internet.

Coisas da democracia (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
Com a gratificação suspensa (Jornal de Brasília - Ponto do Servidor)
Eleitorado oscila (O Globo - Merval Pereira)
Estímulo à medicina (Correio Braziliense - Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido)
Guerra do México (O Globo - Panorama Econômico)
Ibovespa começa o mês sem perder o ímpeto (Valor Econômico - De Olho na Bolsa)
Multiplicação dos pães (O Estado de S. Paulo - Direto da Fonte)
O jogo virou (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
O julgamento do ano para o CNJ (Jornal do Brasil - Informe JB)
Olha a veia que salta (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Preocupação do PSDB já é assegurar 2º turno (Valor Econômico - Política)
Quadro eleitoral (O Globo - Luiz Garcia)
Responsabilidade do Estado (Valor Econômico - Brasil)
Senadores se reúnem com ministros (Jornal de Brasília - Do Alto da Torre)
É devagar 1 (O Globo - Negócios & CIA)
"Nunca ouvi alguém chamar de dossiê uma carta anônima" (Jornal de Brasília - Cláudio Humberto)


ECONOMIA

Analistas refazem projeção da Selic para 11,5% este ano (Valor Econômico)

Política monetária: Nova aposta segue visão do BC de inflação comportada. Os analistas e economistas ainda correm para acertar suas projeções aos últimos movimentos do Banco Central. No Boletim Focus, divulgado ontem, a mediana das estimativas para a Selic no fim do ano voltaram a cair, de 11,75%, para 11,5% ao ano. A nova aposta embute um aumento de 0,5 ponto na reunião do dia 1º de setembro e mais um ajuste de 0,25 ponto em outubro, permanecendo nesse patamar até janeiro de 2011. A correção segue a mudança de visão do cenário inflacionário feito pela autoridade monetária tanto no comunicação da decisão do Copom quanto na ata, publicada na última quinta-feira. Enquanto os analistas esperavam duas elevações de 0,75 pontos percentuais, o BC promoveu uma mudança no ciclo de aperto, com uma alta menor, de 0,5 ponto, e sinalizações de que a contração monetária poderia estar perto do fim. As expectativas do mercado, um dos pilares do sistema de metas, andaram mais devagar do que o BC. Mas nem todos estavam atrás da curva. No mercado de juros futuros da BM&FBovespa, os tesoureiros, responsáveis por colocar em prática as estratégias dos bancos e dos fundos de investimentos, já tinham alterado suas posições, esperando um aperto mais curto do que o previsto inicialmente.

Belo Monte (Valor Econômico)
Bloco assina acordo com o Egito e pensa na Jordânia (Valor Econômico)
BNDES estuda fazer emissão de letra financeira (Valor Econômico)
Bolsa zera as perdas (Correio Braziliense)
Bovespa sobe 1,48%, na 11ª alta seguida (O Globo)
Cabeamento chega só a 2,7% dos municípios (Valor Econômico)
Caos aéreo afeta 35 mil (O Estado de S. Paulo)
Caos na volta das férias (O Globo)
Captação da Caixa em julho é a maior em 10 anos (O Estado de S. Paulo)
Carteira Valor tem Vale e OGX na liderança entre indicações (Valor Econômico)
Censo digital, mas com pane mecânica (O Globo)
Com receita menor, Embraer tem queda de 77% no lucro do trimestre (Valor Econômico)
Comércio exterior brasileiro volta aos níveis anteriores à crise internacional (O Globo)
Conflito barra expansão da TV a cabo no país (Valor Econômico)
Controlador da Oi recebe até 10 vezes mais da PT (O Estado de S. Paulo)
Correios poderão ter frota própria de aviões para entregar encomendas (O Globo)
Correios querem avião próprio para entregar encomendas (O Estado de S. Paulo)
Corretoras devem pagar menos pelos serviços (Valor Econômico)
Cresce a pressão contra a gastança (Correio Braziliense)
Curtas - Brasil (Valor Econômico)
CVM rejeita acordo com a Gradual (Valor Econômico)
Dados econômicos e balanços impulsionam mercados globais (Valor Econômico)
Desconfiança geral (Correio Braziliense)
Destaques - Empresas (Valor Econômico)
Econômica (Jornal do Brasil)
Eike Batista negocia a venda de sua participação na mineradora MMX (O Estado de S. Paulo)
Eletrobras compra energia livre de Belo Monte (Valor Econômico)
Fazenda discute estatal com as seguradoras (Valor Econômico)
Fora do petróleo, empresa pública investiu pouco (Valor Econômico)
Fundo libera US$ 794 milhões para nove projetos na região (Valor Econômico)
Fusões e aquisições de empresas com fundos de pensão terão novas regras (O Estado de S. Paulo)
Gol atrasa 53,7% de seus voos (Correio Braziliense)
Gol tem maior índice de demissões no primeiro semestre (Valor Econômico)
HSBC dobra o lucro no 1º semestre (Valor Econômico)
Importação de chapa grossa de aço incomoda BNDES (Valor Econômico)
Inclusão vale para companheiro antigo (Correio Braziliense)
Investimento da Petrobras cresce 30% no semestre e puxa gasto das estatais (Valor Econômico)
Itaú vence disputa para ETF do setor financeiro (Valor Econômico)
Juros menores elevam pressão por novos negócios (Valor Econômico)
Letra não seduz bancos médios (Valor Econômico)
Mercado reduz previsão para taxa de juros do fim do ano (O Estado de S. Paulo)
Mercosul acaba com a cobrança em dobro da TEC (Valor Econômico)
Mercosul aprovará pacote para diminuir assimetrias (Jornal do Brasil)
Mercosul fecha acordo comercial com o Egito (O Estado de S. Paulo)
Mercosul: fim da cobrança dupla da TEC (O Globo)
Ministério vê risco de importação substituir produção local (Valor Econômico)
Obras de Jirau em ritmo forte (Correio Braziliense)
Oferta do BB obtém quase R$10 bi (O Globo)
Preço cai e venda de carro bate recorde (O Estado de S. Paulo)
Receita definirá regras para recálculo do INSS (Valor Econômico)
Saldo comercial cai 45% (Correio Braziliense)
Saldo comercial recua 40,3% em julho (Jornal do Brasil)
Santander prepara aquisições nos EUA e Reino Unido (Valor Econômico)
Superávit comercial cai para US$ 1,36 bi (O Estado de S. Paulo)
Termômetro da indústria sugere julho fraco (Valor Econômico)
Unidade de Vargem Grande estuda ampliar capacidade (Valor Econômico)
Vale lucra em parcerias tecnológicas (Valor Econômico)


POLÍTICA

'Não há como comprovar caixa 2' (O Globo)

Procuradora diz que limite imposto por TSE dificulta fiscalização. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, afirmou que o combate ao caixa dois nas campanhas eleitorais está ameaçado. O alvo da crítica é a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em abril, proibiu aos procuradores acessar, sem autorização judicial, os dados da Receita Federal sobre o faturamento e renda bruta dos doadores. Segundo Sandra, a proibição torna quase impossível identificar os doadores que ultrapassam o teto legal de doações: pessoas físicas podem doar até 10% de seus rendimentos e empresas, até 2% do faturamento bruto.
- Ou a Justiça flexibiliza isso ou não há como comprovar o caixa dois e o gasto acima do valor permitido - afirma Sandra. O TSE vedou a transferência imediata das informações da Receita, ao julgar procedente o recurso de uma empresa de Goiás, multada pelo Tribunal Regional Eleitoral por doar R$478,5 mil à campanha do então candidato à reeleição Alcides Rodrigues (PP). O valor era superior a 2% do faturamento da empresa, mas os ministros do TSE consideraram que a prova (os dados sobre o faturamento da empresa) foi obtida de forma ilícita.

'Só tenho cinco meses' (O Globo)
A senhora da Cidade de Deus (Correio Braziliense)
Afastado ainda usa benefícios do cargo (O Estado de S. Paulo)
Atentados em SP viram tema dos presidenciáveis (O Estado de S. Paulo)
Campanha cara com o cofre vazio (Correio Braziliense)
Conselho de Justiça julga ministro do STJ (O Estado de S. Paulo)
Corte decide quem pode 'usar' Lula na TV (O Estado de S. Paulo)
Curtas - Política (Valor Econômico)
Câmara e Senado às moscas, após o recesso (O Globo)
De volta ao Congresso, aliados aproximam-se de petista (Valor Econômico)
Debate faz candidatos reduzirem ritmo (O Estado de S. Paulo)
Dilma almoça hoje com 45 senadores (O Globo)
Dilma defende abrir capital da Infraero (O Globo)
Dilma mantém proposta para Infraero freada por Lula (Valor Econômico)
Disputa de poder em eventual governo Dilma alimenta vazamentos (Valor Econômico)
Dos tatames aos debates (Correio Braziliense)
Dossiê do PT não surpreende os tucanos (O Globo)
Eros sai, Asfor entra (O Globo)
Ficha Limpa ameaça estado de direito, critica Eros Grau (O Estado de S. Paulo)
Gurgel: presidente beneficiou Dilma (O Globo)
Lula cobra mais inaugurações de obras na reta final do governo (O Globo)
Marina elogia lei de resíduos sólidos (O Globo)
Marina Silva saúda a nova lei (Jornal do Brasil)
Palanque digital (Correio Braziliense)
Para Serra, segurança paulista mostra firmeza (Correio Braziliense)
Petista e tucano ainda estão no limite do empate técnico (O Estado de S. Paulo)
Política de segurança em SP é de firmeza contra crime, diz Serra (Valor Econômico)
Presidente deve consultar sucessor sobre vaga no STF (Valor Econômico)
PT investe em Russomano para forçar segundo turno (Valor Econômico)
Serra arrecada menos que adversárias (O Globo)
Serra diz não se surpreender com dossiê do PT e defende Mantega (O Globo)
Serra elogia a segurança pública em São Paulo (Jornal do Brasil)
Serra lidera em SP, mas perde em MG (O Globo)
Serra sai em defesa de Mantega (Valor Econômico)
Sorteio vai definir ordem dos perguntadores (O Estado de S. Paulo)
SP admite ação do crime organizado (O Globo)
SP tem 46,5% dos candidatos contestados (O Estado de S. Paulo)
Suposto dossiê pode custar cargo (Correio Braziliense)
Tesoureiro de Dilma conta com liminar (O Estado de S. Paulo)
Treino para os jogos de 2016 (Jornal do Brasil)
TSE dá direito de resposta ao PT contra revista (O Estado de S. Paulo)
Verticalização será analisada (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário