domingo, 27 de julho de 2008

América Latina

Mercosul: Uma integração latina anti-povos e pró mercados
O Mercado comum do sul, Mercosul, cujas atividades de relações comerciais foram efetivadas para diminuição de tarifas e livre acesso de bens, serviços e mão-de-obra, começou na década de 80 (Brasil-Argentina), se aperfeiçoou em 90 (Brasil-Argentina-Paraguai-Uruguai) e culminou no século XXI em uma escalada gigantesca rumo às políticas neoliberais no continente ((Brasil-Argentina-Paraguai-Uruguai-Chile-Venezuela). Essa é a histórica realidade da integração latino-americana. Uma história de integrar para extorquir, que foi consolidada pelo poder do capital - latino e internacional - em franca e aberta opressão e superexploração do trabalho.
Leia mais

Prisão do braço-direito de Uribe reabre crise

O senador colombiano Carlos García Orjuela (foto), presidente do principal partido da coalizão do governo do presidente Álvaro Uribe, foi preso nesta sexta-feira (25) por ordem da Corte Suprema de Justiça, acusado de manter vínculos com os grupos paramilitares da ultradireita colombiana. García foi detido no contexto do escândalo da chamada parapolítica, que estourou em 2006, enquanto passava férias no balneário de Santa Marta, no Caribe colombiano.
Leia mais...

Uma análise do discurso de Obama em Berlim

É difícil acreditar que Obama fará tudo o que prometeu, principalmente, no que se refere à construção de uma face mais humana da grande nação do Norte. A promessa foi feita, resta esperar e torcer que ele vá ainda mais longe do que indicou em Berlim. Não há dúvida, que com ele começará uma nova fase da história mundial e o impacto disto mundo afora não será pequeno, inclusive no Brasil. Obama promete: uma nova fase da história mundial? Barack Obama, virtual novo presidente dos EUA, foi recebido como tal, na sua recente visita à Europa. Parece não haver mais qualquer dúvida sobre sua vitória, fortemente pautada na atual crise econômica e social norte-americana, bem como na malograda guerra e ocupação do Iraque. O outro fator que assegura o seu quase certo triunfo é o imenso índice de rejeição local e internacional do atual mandatário do país mais rico da face da Terra. Este é, sem dúvida, o principal cabo eleitoral do primeiro afro-americano a se candidatar ao posto maior do país.
Leia mais

55º ANIVERSÁRIO DO ATAQUE AO MONCADA - O grande acontecimento que o mundo pouco ou nada conheceu

O ataque ao Quartel Moncada de Santiago de Cuba em 26 de julho de 1953, foi uma notícia que o mundo desconheceu. Os jornais publicaram que o jovem advogado cubano Fidel Castro Ruz, com um grupo de jovens, atacaram a segunda fortaleza militar do país, com o propósito de mudar a situação cubana, quer dizer, devolver a esmagada Constituição da República, derrubando o general Fulgencio Batista que apenas um ano antes — em 10 de março de 1952 —dera um golpe de Estado militar, tirando do poder o presidente Carlos Prío Socarrás, eleito democraticamente.O mandato presidencial de Prío terminaria normalmente esse ano. O executor e seus cúmplices não tinham apoio popular. A história de Batista, desde 1933, caracterizava-se pelo afã ditatorial e pelo crime.Desse então era recordado pelos seus contemporâneos e pelo povo como o chefe militar que ordenou o assassinato dos revolucionários Antonio Guiteras e o venezuelano Carlos Aponte.Guiteras era membro do governo revolucionário que assumiu o poder depois da queda do tirano Gerardo Machado e no chamado governo dos 100 dias desempenhou-se como ministro de governação, dispôs as leis mais avançadas do século 20, incluída a nacionalização das empresas estrangeiras estabelecidas em Cuba, embora ele nem os outros membros desse governo fossem comunistas.
Leia mais...

Bolívia: Corporação Andina de Fomento amplia cooperação

La Paz,(Prensa Latina) A Corporação Andina de Fomento (CAF) contribuirá com 44 milhões de dólares para um projeto de interconexão elétrica no sul da Bolívia, com o qual ampliará seu programa de cooperação neste país sul-americano.De acordo com o ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Carlos Villegas, essa iniciativa permitirá englobar o estado de Tarija com o sistema elétrico nacional, através uma extensão desse região até a região vizinha, Potosí.O crédito da entidade será somado aos 8,5 milhões de dólares que destinará para esse fim o Tesouro Geral da Nação.
Leia mais...

Entrevista com Francisco das Chagas Leite Filho: Brizola sem retoques

Assessor de Leonel Brizola a partir da década de 80, o jornalista cearense Francisco das Chagas Leite Filho, FC Leite Filho, como é conhecido, extraiu, dessa convivência e de inúmeras entrevistas que realizou inclusive no exterior, as histórias para a biografia El Caudillo. Recém-lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde o jornalista é assessor da liderança do PDT, aborda em detalhes o período em que Brizola foi eleito governador do Rio Grande do Sul, aos 37 anos, quando viveria sua fase heróica. E seus dois mandatos de governador do Rio de Janeiro, marcados pelo enfrentamento com a mídia, de modo geral, e com a Globo, em especial.
Leia mais...

Paraná tem condições de suprir 22% da demanda nacional de biocombustível

O governador Roberto Requião quer viabilizar o programa paranaense de biocombustíveis, criado por decreto em 2003, com a entrega de um pacote tecnológico que inclua o pequeno agricultor familiar num projeto de exploração de mini e pequenas usinas para o processamento do biodiesel. Os avanços do programa foram incluídos entre os temas apresentados pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, pelo presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), José Augusto Pichetti, e pelo pastor Werner Fucks nesta terça-feira (24) na Escola de Governo.Segundo o secretário, o programa paranaense de bioenergia está avançando em duas frentes: uma é a integração ao programa nacional de biocombustíveis que eleva a alíquota da mistura ao óleo diesel a partir de julho. De outro lado, o Paraná é o maior produtor nacional de óleo com capacidade para produção de mais de 12 milhões de toneladas de oleaginosas entre soja, mamona, girassol, amendoim, canola. “Temos capacidade de suprir acima de 22% da demanda nacional, o que dá uma participação importante para o Paraná”, disse Bianchini.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário