domingo, 27 de julho de 2008

Dilma pode disputar governo gaúcho?


O presidente Lula considera estimular a candidatura de Dilma Rousseff ao governo do Rio Grande do Sul, em 2010. Ele reconhece a dificuldade da ministra da Casa Civil em se viabilizar como presidenciável, tampouco percebe nela qualquer empenho, nem entusiasmo, para sucedê-lo. Em bom politiquês, Dilma ainda “não é do ramo”. Para ser candidata viável, precisa se reconciliar com os políticos, mas ela ainda faz cara de nojo. A um senador aliado, Lula disse que a passagem de Dilma pelo governo gaúcho talvez seja “estágio necessário”, antes da Presidência. Para Lula, Dilma Rousseff enfrentaria uma “barbada”: sua adversária mais importante seria a enroladíssima governadora tucana Yeda Crusius. Outra candidata. A eventual vitória da deputada Maria do Rosário (PT) para a prefeitura de Porto Alegre poderá motivá-la também a disputar o governo do Estado.

Da Coluna do Cláudio Humberto

Meu comentário:

Vou ter que discordar do amigo Cláudio Humberto. Não acredito que Lula tenha cogitado isto. É impossível. Se fez, foi apenas para dar uma saída honrosa para a sua "fada madrinha", quando se sabe que não lhe interessa o próximo mandato para um petista, pois isto inviabilizaria sua própria candidatura em 2014. Por outro lado, a candidatura Dilma para o RS é uma hipótese absurda. Por dois motivos fortes:

Primeiro: Os gaúchos foram os primeiros a suportar as imbecilidades administrativas, as armações obscuras de campanha, o desrespeito às instituições e as ligações com ONGs internacionais do PT (Partido Tecnocrático). Ao se conversar nas ruas com qualquer gaúcho, o "zé Povão, constata-se isso facilmente.

Segundo: Yeda, mulher, simpática, fala bem e coisa e tal. Era uma ótima teórica. Tida como competente e de fala bonita. Era chamada o tempo todo para comentar "política econômica" (entenda-se apenas finanças) nas TVs amestradas. Deu no que deu. Até agora se mostrou apenas uma desastrada, sem tato político algum. Dilma será associada a ela, certamente, por ser mulher e por ser, até agora, apenas uma tecnoburocrata, também tão sensível quanto uma porta. Creio que o povo gaúcho não vai querer cometer o mesmo erro. Resta saber qual o partido que saberá tirar proveito da situação para ocupar o vácuo político deixado por tucanóides e petistóides: PDT ou o PMDB?

Nenhum comentário:

Postar um comentário