sábado, 26 de julho de 2008

Será? Estamos de olho...

CNPE cancela rodadas da ANP até definição da lei do petróleo

Conselho formado por ministros decide pela não realização da oitava rodada de licitações

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) rejeitou a intenção da Agência Nacional do Petróleo (ANP), manifestada no início no mês, de exumar a 8ª Rodada de Licitações antes da mudança da legislação do setor. A comissão interministerial criada pelo presidente Lula para formular uma nova proposta irá fazer sua primeira reunião no dia 28.
A 8ª Rodada havia sido marcada para os dias 28 e 29 de novembro de 2006, com 284 blocos em oferta, dos quais dez na franja do pré-sal, como o SM 857, localizado no setor de Santos AP3, arrematado pela italiana Eni, antes que o leilão fosse suspenso pela Justiça. A norueguesa Statoil também ficou com um bloco na franja do pré-sal. Antes da suspensão, em função de ações movidas na Justiça, como a do Clube de Engenharia, a ANP ainda conseguiu licitar 38 blocos.
Até a 7ª Rodada, a estatal brasileira tinha adquirido 70% dos blocos leiloados pela ANP. Assim, para favorecer o cartel petrolífero, na 8ª Rodada a agência estabeleceu uma série de regras, que limitavam a Petrobrás a ficar no máximo com 11% dos blocos ofertados, segundo cálculo da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet). Naquele ano, precisamente no dia 23 de maio, foi indicado para a diretoria da ANP Nelson Narciso Filho, em votação secreta da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado. Narciso era diretor da petroleira norte-americana Halliburton e nessa função continuou até o mês de junho, cumprindo a dupla função de diretor da petroleira e também da agência reguladora. Em defesa das regras estabelecidas para a 8ª Rodada, o diretor da ANP declarou: “A idéia é evitar que haja uma concentração muito grande nas mãos de uma única empresa. É preciso impedir o retorno do monopólio”.
Contudo, um crime maior foi impedido de ser consumado, com a retirada de 41 blocos do pré-sal da 9ª Rodada de Licitações, realizada em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário