sábado, 26 de julho de 2008

João Ubaldo Ribeiro ganha Prêmio Camões 2008

O escritor João Ubaldo Ribeiro ganhou hoje o Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa, informou o ministério da Cultura português. O anúncio foi feito em Lisboa.

João Ubaldo, de 67 anos, é o oitavo brasileiro a receber este prêmio. O primeiro brasileiro a ganhar o prêmio foi João Cabral de Melo Neto, em 1990, seguido por Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antonio Cândido (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003) e Lygia Fagundes Telles (2005).
"Olha, eu acho que eu ganhei porque eu mereço." Foi essa a frase usada pelo escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro ao comentar a conquista do prêmio.
João Ubaldo recebeu a notícia de sua vitória por um interlocutor não usual: a secretária eletrônica. "Eu estava passando por perto dela e ouvi a voz do meu amigo, (o escritor) Eduardo Portela, acadêmico (da Academia Brasileira de Letras) e baiano, e era um recado dizendo que eu tinha ganho o prêmio", disse, contando que tentou chegar a tempo à secretária, mas o amigo já havia desligado.
Questionado sobre como se sentia ao ganhar, o escritor foi honesto: "Para ser sincero, eu não acho nada demais. Eu acho que eu ganhei porque eu mereço. Olha eu poderia dizer agora toda uma hemorragia verbal, dizendo o quanto estou surpreendido por ter ganho, mas não vou fazer isso. Mas eu ganhei porque eu mereci", disse.
Sobre o prêmio em dinheiro, de 100 mil euros, o escritor comentou que a ajuda vai ser boa para complementar sua "aposentadoria de R$ 1.200". "Mas que ninguém pense que eu fiquei milionário", disse, entre risos.
Nascido em 1941, na ilha de Itaparica, Bahia, João Ubaldo Ribeiro é autor de várias obras de sucesso, muitas delas traduzidas para o francês e o inglês, como "Viva o povo brasileiro" (1984) e "O sorriso do lagarto" (1989).
O Prêmio Camões foi criado em 1988 por Portugal e Brasil para distinguir os autores de língua portuguesa que contribuíram para enriquecer o patrimônio cultural e literário das duas nações.
(Com informações da Agência Estado e AFP)

"Assista abaixo ao encontro com João Ubaldo - agora premiado com o "Camões" - na Academia Brasileira de Letras, em novembro de 2007, quando houve a estréia da série "Encontro com o romancista". Esse baiano meio sergipano, com aquela sua voz cavernosa, além de filosofar sobre metafísica e física quântica, relembrou histórias da sua infância, dos amigos e contou a trajetória literária de sucesso que o fez chegar à Academia. Vale conferir.








Nenhum comentário:

Postar um comentário