quinta-feira, 31 de julho de 2008

Super Receita ou Big Brother?

Receita estuda pôr fim à declaração de isento
Fisco também prepara uma medida para incluir o número do CPF já na certidão de nascimento, gratuita
Geralda Doca

A declaração de isento do Imposto de Renda (IR) pode estar com os dias contados. A Receita Federal estuda acabar com a obrigatoriedade de prestação de contas, que todo ano, a partir de setembro, mobiliza milhões de brasileiros, sobretudo os de baixa renda, dispensados de declarar. Quem não se comunica com o Fisco tem o CPF suspenso. Uma instrução normativa sobre a mudança está no forno e aguarda só a decisão final da cúpula do órgão, podendo ser anunciada ainda esta semana. Outra medida de grande impacto, igualmente em fase final de estudo, prevê a inclusão do número do CPF já na certidão de nascimento, gratuita.
Ver Matéria :
http://www.defesanet.com.br/br/insen_account_2.htm

Após o Big Brother o Aparelhamento da Receita
Mantega tira Jorge Rachid da ReceitaIndicada do PT, Lina Vieira é a nova chefe do Fisco

Depois de cinco anos e meio à frente da Secretaria da Receita Federal, Jorge Rachid foi demitido na manhã de hoje pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que imediatamente o substituiu por Lina Vieira, que há um ano era superintendente da Receita no Recife. Numa breve cerimônia de transferência do cargo, Mantega agradeceu "os excelentes serviços prestados" por Rachid, um técnico sob cuja direção a Receita tem batido sucessivos recordes de arrecadação.Já Lina é uma indicação do PT. Seu padrinho é o petista Nelson Barbosa, secretário-executivo do Ministério da Fazenda e considerado braço de direito de Mantega. Segundo uma nota do ministério, Lina "é funcionária de carreira desde 1976, tendo sido por duas vezes secretária da Fazenda do Rio Grande do Norte". Ela também é presidente do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros.
Notícia do Portal Exame

Nota do DEFESA@NET :

A demissão de Jorge Rachid e o aparelhamento ideológico da Receita Federal torna ainda mais crítico o programa de se instituir o CPF até aos recém nascidos.

Veja também:

Contribuinte em dívida com a Receita pode ter nome incluído na lista da Serasa
http://www.defesanet.com.br/br/insen_25ago07.htm
Governo perde CPMF, mas obriga banco a repassar dados de clientes Fisco usa lei polêmica para determinar que instituições informem movimentações acima de R$ 5 mil em 6 meses (Oposição, Fiesp e OAB criticam o novo método) Adriana Fernandes e Renata Veríssimo, BRASÍLIAhttp://www.defesanet.com.br/br/insen_account_1.htmExperian compra a Serasa por R$ 3 bilhões - Gazeta Mercantil - 2007http://www.defesanet.com.br/zz/br_insen_28jun07.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário