terça-feira, 8 de julho de 2008

Petróleo

Lobão defende criação de estatal para administrar petróleo do pré-sal
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) defendeu nesta terça-feira a criação de uma empresa estatal para administrar o petróleo encontrado na região do pré-sal. De acordo com Lobão, como as pesquisas apresentam perspectivas promissoras para a área, seria preciso mudar as regras de exploração. O ministro frisou, porém, que a idéia ainda será debatida e terá que ser aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Congresso Nacional.
"Não estou baixando um decreto dizendo que está criada uma nova estatal para ser dona do pré-sal, eu estou propondo uma alternativa. Sei que há outras idéias. Aquilo que eu sugeri é o que se faz na Noruega e em muitos países do mundo", disse Lobão, durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Lobão ressaltou que as perspectivas para a região são muito boas. Ele disse que, já no ano que vem, o Brasil produzirá 110 milhões de m3 de gás por dia e com o gás descoberto na reserva de Júpiter, o Brasil poderá exportar o produto.
"Daí por diante, Deus vai nos ajudar que Júpiter de fato tenha todo gás que nós imaginamos e aí nós vamos poder exportar", completou.

Petrobras
Para o ministro, a idéia de a Petrobrás ser a responsável pelos contratos de exploração no pré-sal poderá criar conflitos de interesse, já que ela também explora o produto.
"Ao longo dos anos, a Petrobras foi perdendo o caráter de eminentemente estatal, 60% das ações estão na bolsa de valores. Quando a Petrobras saca petróleo do fundo do mar, ela está fazendo em beneficio da União sim, mas sobretudo de acionistas privados", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário