quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Brasileiro, você sabia...

Que são necessárias 500 toneladas de minério de ferro para um brasileiro viajar aos Estados Unidos?

Para um brasileiro viajar aos Estados Unidos ele necessita de dólares numa quantidade que será conseguida pelo País ao vender 500 toneladas de minério de ferro, pois há contratos de exportação ao vil preço de 5 dólares a tonelada. Isto se deve à falta de patriotismo de alguns dos nossos gestores e ao fato de que o mercantilismo colonial que impera no Comércio internacional pela força dos dominantes endossada por doutrinas espúrias, os preços são estabelecidos pelos compradores. Não é levado em conta os custos dos produtores por isso os seus trabalhadores são mantidos à beira da miséria, quando não são colocados em regime de semi-escravidão e até escravo. Isso é justo?

Que o ouro é considerado ativo financeiro?

Foi aprovada uma lei pelo Congresso Nacional que considera o ouro em todas as suas situações como um ativo financeiro. Nesta condição, uma empresa transnacional explorando o ouro no Brasil,pode transferir o metal ou minérioda sua filial aqui, para a matriz no exterior. Pura transferência de ativos. Paga o que a quem? Trata-se de um caso de legitimação de absurdos. Sai riqueza e fica buraco e miséria. Reaja povo brasileiro!

Que temos 0% de investimentos em saneamento?

O orçamento da União realizado até 31 de dezembro de 2007, mostra que foi destinado 0,00% de recursos para o saneamento, mesmo com os discursos dos gestores de prioridade para a saúde e saneamento. Para os pagamentos de juros de dívidas foi destinado 53,21% do orçamento.

Que não existe cabotagem livre em nenhum lugar do mundo?

Em recente seminário sobre a Amazônia realizado no Rio de Janeiro foi perguntado ao Almirante que representava o Ministro da Defesa se era possível defender a região quando a cabotagem no Brasil é livre. O Almirante confirmou que o Brasil é o único país do mundo em que a cabotagem é livre. Os navios de todos os recantos do mundo podem navegar livremente nas nossas costas e até no interior da Amazônia sem serem molestados. A fiscalização fica difícil e isto facilita os descaminhos e, logicamente a vigilância da nossa soberania, é o que concluímos.

Que o "governo" paga mais 9 bilhões aos bancos?

Com a decisão do Comitê de Política Monetária, referendada pelo Banco Central, de elevar de 12,25 para 13 por cento ao ano os juros pagos aos bancos para rolar a dívida interna de 1 trilhão e 150 bilhões de reais, como revelou o Tribunal de Contas da União no Diário Oficial de 26 de junho, o governo Lula terá sua despesa pública elevada em 9 bilhões de reais a cada doze meses. Basta aplicar 0,75 sobre 1 trilhão e 150 bilhões. Contraditório é se falar a todo instante em diminuir os gastos oficiais, focalizando o funcionalismo civil e militar, e ampliar-se a despesa desta maneira. Que têm a dizer, por exemplo, a Firjan e a ACRJ, cujos dirigentes sempre defendem a contenção dos gastos governamentais? Quando o interesse é da rede bancária, preferem o silêncio. Coisas da política. Coisas da vida.

Que já tem torneira "pública" de água com cartão pré-pago?

Na África do sul a Suez, concessionária do serviço público de água, instalou torneira públicas de água nas favelas e subúrbios da capital. Só que havia um detalhe ao lado colocou um mecanismo de cartão pré-pago. Só bebe quem pagar, só tem água se comprar cartão. Resultado, a população pobre procurou os rios e riachos próximos e acabou por usar água poluida que acarretou séria epidemia de cólera, água não pode ser privada tem que ter gestão comunitária.

Estas e outras reflexões importantes acerca do Brasil e sua atual situação estão no sítio do MV-Brasil (Movimento Pela Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil):

Nenhum comentário:

Postar um comentário