sábado, 27 de setembro de 2008

O Petróleo é Nosso!!!

ILDO SAUER: "EU ME NEGO A ACEITAR QUE O PETRÓLEO NÃO SEJA NOSSO, QUE A PETROBRÁS NÃO SEJA NOSSA"
Nilton Viana (Brasil de Fato)

A descoberta de novos campos de petróleo no Brasil tem suscitado amplo debate sobre os rumos que o país deva tomar para garantir que essa riqueza seja efetivamente do povo brasileiro. Várias propostas estão sendo colocadas, dentre elas a criação de uma nova estatal para gerenciar o pré-sal. Contrário à criação de outra empresa para administrar o pré-sal, o professor da Universidade de São Paulo Ildo Sauer, em entrevista ao Brasil de Fato resgata o papel histórico-social da Petrobrás e acredita que se a ela tem contradições e problemas na sua gestão, é fácil sanar. Segundo ele, é um ato de vontade política. “A Petrobrás tem uma corporação extremamente profissional e disciplinada. Se ela faz o que faz é porque alguém na sua organização de comando dirige e faz”. Como alternativa, Sauer defende a criação de um fundo constitucional, gerido com critérios definidos na Constituição.

Brasil de Fato – Como ex-diretor da Petrobrás, como o senhor tem acompanhado o debate em torno das questões energéticas do país, as recentes descobertas da empresa e como tem visto as principais alternativas que surgem para se lidar com o chamado pré-sal?
Ildo Sauer – Eu acho que sempre é preciso recuperar a história para compreender o que está se passando hoje. São necessárias duas considerações preliminares. Uma bastante geral sobre energia e outra sobre a sociedade. O ser humano tem uma longa história marcada por duas grandes revoluções, do ponto de vista da organização da sua produção material para satisfazer suas necessidades de sobrevivência. A primeira, na transição do homem neolítico, homem caçador-coletor, para o homem agrícola, há dez mil anos, quando, com a revolução agrícola, o homem percebe que é possível se organizar socialmente de outra maneira para direcionar em quais plantas, em quais animais, a cadeia energética estava sendo acumulada desde a fotossíntese. A segunda, a revolução industrial, no fim dos anos de 1700, altera completamente a forma de organizar a produção, de dividir o produto social.
LEIA MAIS

Veja também:

PCB: O PETRÓLEO É NOSSO! PELA REESTATIZAÇÃO DA PETROBRÁS!
MONOPÓLIOS EXTERNOS FAZEM INTRIGAS PARA ROUBAR PRÉ-SAL
Nova estatal visa a minar mudança na Lei do Petróleo
FALÁCIA SOBRE O “DÉFICIT” DA PREVIDÊNCIA
ANIVERSÁRIO DA LEI 9478/97: PARABÉNS PARA AS MULTINACIONAIS
A HALLIBURTON E O NOSSO PETRÓLEO
EMPRESA DOS EUA CONTROLA PETRÓLEO DO BRASIL, GARANTEM ENGENHEIROS DA PETROBRAS
O MODELO NORUEGUÊS E A PETROBRÁS
EMPRESAS ANGLO-AMERICANAS INTENSIFICARÃO LOBBY PELO CONTROLE DO NOSSO PETRÓLEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário