segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal “Tribuna da Imprensa” de 22 de setembro de 1968


Norminha diz que não teme a prisão

Norma Bengell, ao tomar conhecimento das declarações do general Sílvio Correia de Andrade, diretor do Departamento de Polícia Federal, de que poderá ser enquadrada na Lei de Segurança Nacional, porque teria feito críticas ao Exército em um programa de televisão paulista, comentou com amigos que não teme as ameaças do militar. Disse que não criticou o Exército, mas somente relatou a verdade, não infringindo assim a nenhum dispositivo da Lei de Segurança Nacional, e se o que afirmou "doeu a alguém", ela lamenta muito, mas não retirará uma palavra sequer. Norminha, que atualmente encontra-se em São Paulo, encenando no Teatro de Arena a peça "Cordélia Brasil", de Antônio Bivar, poderá ser indiciada em inquérito na Polícia Federal, por ter declarado que "em vez do Exército comprar canhões velhos deveria aumentar o número de Escolas", durante um programa de televisão, segundo o general Sílvio Correia de Andrade, que inclusive está de posse da gravação do programa, devendo hoje confirmar a adoção ou não da medida.

Crise no Pará leva governo à intervenção
A intervenção federal no Pará será aconselhada ao ministro da Justiça por seus enviados especiais àquele Estado, centro de uma crise política que degenerou em conflito armado. Os emissários se reuniram com o governador Alacid Nunes e foram até Santarém, onde reuniram ampla documentação sobre os incidentes naquela cidade. O deputado Haroldo Veloso, ferido nos conflitos, já está internado na Clínica de Recuperação do Hospital da Aeronáutica do Rio, onde chegou, transportado de maca por um avião militar.

Indira Gandhi chega hoje e vê Rio à tarde
Filha do grande estadista Jawarhal Nehru, a sra. Gandhi não surpreendeu seu povo nem ao mundo, quando se revelou mestra na arte de governar. Indira Gandhi, primeira-ministra da Índia, chega às 9h30min ao Rio, em vôo especial da Air Índia, desembarcando no Aeroporto Internacional do Galeão, onde será recebida pelo ministro Magalhães Pinto, das Relações Exteriores, e outras altas autoridades civis, militares e eclesiásticas. Segue depois para o Copacabana Palace, onde ficará hospedada. Às 12 horas participará de um almoço íntimo; às 14h30min fará uma visita à cidade; às 16h30min visitará o sr. Magalhães Pinto, no Itamaraty; às 17 horas assinará acordo cultural; em seguida irá ao Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, onde depositará uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido; às 17h45min repetirá a homenagem diante da estátua do Mahatma Gandhy; dali irá visitar a Exposição Fotográfica da Índia, no Museu de Arte Moderna; às 20h30min participará de um jantar oferecido pelo governador, no Country Club; e amanhã, às 9 horas, seguirá para Brasília.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário